A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 6/89, de 6 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Altera uma disposição do Decreto-Lei n.º 15/87, de 9 de Janeiro, no sentido de facilitar as operações da Comissão de Liquidação de Organismos de Coordenação Económica.

Texto do documento

Decreto-Lei 6/89
de 6 de Janeiro
A redacção do n.º 3 do artigo 12.º do Decreto-Lei 15/87, de 9 de Janeiro, tem levantado dúvidas de interpretação que vêm dificultando as operações de liquidação dos organismo extintos pelo n.º 1 do mesmo artigo, pelo que importa garantir à Comissão de Liquidação de Organismos de Coordenação Económica, integrada no Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA), nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei 13/87, de 9 de Janeiro, a operacionalidade necessária ao desempenho das suas funções.

Considerando que as entidades que sucederam aos organismos de coordenação económica, cuja liquidação esta a cargo da referida Comissão, devem assegurar a colaboração que se mostre necessária às operações de liquidação, é conveniente proceder à liquidação de valores e bens que pertenciam à Federação dos Vinicultores do Dão, referidos no n.º 2 do artigo 6.º do Decreto-Lei 100/87, de 5 de Março.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º O artigo 12.º do Decreto-Lei 15/87, de 9 de Janeiro, passa a ter a seguinte redacção:

1 - ...
2 - ...
3 - Exceptuam-se do disposto no número anterior o activo disponível constituído pelos saldos de caixa e depósitos em instituições de crédito, bem como os débitos e os créditos a curto, médio e longo prazo e as existências de produtos, matérias-primas e embalagens.

4 - ...
5 - ...
6 - ...
7 - ...
Art. 2.º Independentemente da constituição da associação referida no artigo 6.º do Decreto-Lei 100/87, de 5 de Março, proceder-se-á já à liquidação prevista no n.º 2 do mesmo artigo, reportada aos valores e bens existentes à data da publicação do presente diploma.

Art. 3.º Os valores abrangidos pelo disposto nos artigos 1.º e 2.º que, nos termos do Decreto-Lei 13/87, de 9 de Janeiro, são assumidos pelo Estado através da Direcção-Geral do Tesouro serão liquidados pelo INGA através da Comissão de Liquidação de Organismos de Coordenação Económica, já criada para esse efeito

Art. 4.º Para a liquidação dos organismos de coordenação económica extintos e para os efeitos do disposto no artigo 2.º do presente diploma, o INGA apenas deverá apresentar a conta de gerência final da liquidação de cada organismo, para os efeitos do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei 13/87, de 9 de Janeiro.

Art. 5.º A Comissão de Liquidação poderá, com autorização prévia do INGA e com dispensa de outras formalidades, adquirir os serviços que forem necessários para efectuar a curto prazo as operações de liquidação, neles se incluindo as prestações de trabalho e os serviços de contabilidade, gestão, desenvolvimento e apoio de organizações de pessoal, consultadoria e análogos.

Art. 6.º O Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA), o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e a Federação dos Vinicultores do Dão deverão fornecer à Comissão de Liquidação, de modo a assegurar a realização em curto prazo das operações de liquidação, os elementos contabilísticos e a documentação que constituem a base das operações de liquidação e o apoio em meios materiais e humanos necessários à execução de tais operações.

Art. 7.º Todas as atribuições e competências conferidas pelos Decretos-Leis n.os 13/87, de 9 de Janeiro e 100/87, de 5 de Março, bem como por quaisquer outros diplomas legais, ao Instituto Nacional de Garantia Agrícola, criado pelo Decreto-Lei 96/86, de 13 de Maio, relativas aos processos de liquidação dos organismos de coordenação económica [Junta Nacional dos Produtos Pecuários (JNPP), Junta Nacional das Frutas (JNF), Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos (IAPO) e Junta Nacional dos Vinhos (JNV)], do Fundo de Abastecimento e da Federação dos Vinicultores do Dão, são de imediato assumidas, nos mesmos termos legais e sem pendência de quaisquer formalidades, pelo Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA), criado pelo Decreto-Lei 282/88, de 12 de Agosto.

Art. 8.º Os efeitos do presente diploma produzem-se desde a entrada em vigor do Decreto-Lei 15/87, de 9 de Janeiro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 24 de Novembro de 1988. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.

Promulgado em 22 de Dezembro de 1988.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 27 de Dezembro de 1988.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/22384.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-05-13 - Decreto-Lei 96/86 - Ministério das Finanças

    Cria no Ministério das Finanças o Instituto Nacional de Garantia Agrícola (INGA).

  • Tem documento Em vigor 1987-01-09 - Decreto-Lei 13/87 - Ministério das Finanças

    Atribui ao INGA - Instituto Nacional de Garantia Agrícola a competência para praticar todos os actos necessários à liquidação dos direitos e obrigações das extintas Junta Nacional do Vinho, Junta Nacional dos Produtos Pecuários, Junta Nacional das Frutas e Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos.

  • Tem documento Em vigor 1987-01-09 - Decreto-Lei 15/87 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Cria o Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA), funcionando sob a tutela do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação. Extingue a Junta Nacional dos Produtos Pecuários, a Junta Nacional das Frutas e o Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos.

  • Tem documento Em vigor 1987-03-05 - Decreto-Lei 100/87 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Harmoniza a legislação regulamentadora da Região Demarcada do Dão aos princípios e normas estabelecidos na Lei n.º 8/85, de 04 de Junho, que aprova a lei quadro das regiões demarcadas vitivinícolas.

  • Tem documento Em vigor 1988-08-12 - Decreto-Lei 282/88 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Altera o Estatuto do Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola - INGA, organismo sob a tutela conjunta dos Ministros das Finanças e da Agricultura, Pescas e Alimentação, dispondo sobre a sua estrutura orgânica, respectivas competências, gestão de recursos humanos e gestão financeira. Extingue o Organismo de Intervenção do Açúcar (OIA), criado pelo Decreto-Lei nº 382-A/86, de 14 de Novembro, determinando a transferência de todas as atribuições e competências daquele organismo para o INGA, para o (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2021-03-23 - Decreto-Lei 23/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda