A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 46310, de 27 de Abril

Partilhar:

Sumário

Reorganiza os serviços da Direcção-Geral dos Hospitais.

Texto do documento

Decreto-Lei 46310
No Decreto-Lei 43853, de 10 de Agosto de 1961, que criou a Direcção-Geral dos Hospitais, diz-se o seguinte:

A natureza Complexa da actividade hospitalar, simultâneamente médica e social, e abrangendo tanto o campo da acção curativa e recuperadora como o da colaboração na prevenção das doenças, impõe crescentemente uma orientação técnica especializada, em nível superior. E essa orientação terá de ficar a cargo de um órgão com capacidade jurídica e administrativa que lhe permita definir a nossa política hospitalar e superintender na sua execução.

Os propósitos anunciados pelo Governo de proceder a profunda reorganização do sector hospitalar e a prossecução dos objectivos já dotados financeiramente no Plano Intercalar de Fomento obrigam a tomar providências imediatas, que não podem aguardar a reforma geral do Ministério da Saúde e Assistência, completando, desta maneira, as que foram tomadas pelo Decreto-Lei 44320, de 30 de Abril de 1962, e pelo Decreto-Lei 45283, de 1 de Outubro de 1963.

Nestes termos:
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Até à publicação do diploma orgânico do Ministério da Saúde e Assistência, o quadro de pessoal para os serviços da Direcção-Geral dos Hospitais será estabelecido em despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Saúde e Assistência, dentro das categorias constantes do mapa anexo a este diploma.

2. O pessoal dirigente e técnico pertence aos serviços centrais, mas pode ser colocado nas direcções de zona, quando necessário, mediante despacho ministerial.

3. O pessoal administrativo e menor de cada uma das direcções de zona será pago pelos orçamentos das respectivas comissões inter-hospitalares.

Art. 2.º - 1. A Direcção-Geral dos Hospitais compreenderá os seguintes serviços: Inspecções Superiores de Planeamento e Organização, de Gestão, de Medicina, de Serviços Farmacêuticos e de Instalações e Equipamento; Inspecções de Enfermagem e de Acção Social, Gabinete de Estudos Médico-Sociais; Repartição Administrativa; direcções de zona e comissões inter-hospitalares.

2. Os estabelecimentos oficiais de natureza hospitalar dependentes do Ministério da Saúde e Assistência e não integrados nos institutos coordenadores de assistência médico-social consideram-se também integrados na Direcção-Geral dos Hospitais, mas não ficam abrangidos pelas disposições deste diploma.

Art. 3.º As primeiras nomeações do pessoal para o quadro referido no artigo 1.º serão feitas, a título provisório, por escolha do Ministro da Saúde e Assistência, de entre indivíduos com a idade e as habilitações legais, podendo converter-se em definitivas ao fim de três anos de bom e efectivo serviço.

Art. 4.º - 1. O pessoal actualmente em serviço na Direcção-Geral dos Hospitais, qualquer que seja o regime em que se encontre, poderá ser colocado no quadro a que se refere o número anterior, desde que possua as correspondentes habilitações legais.

2. A colocação será feita, com ressalva dos direitos adquiridos, por simples despacho do Ministro da Saúde e Assistência, publicado no Diário do Governo, com dispensa do visto do Tribunal de Contas, diploma e posse.

Art. 5.º O Ministro da Saúde e Assistência poderá determinar, mediante portaria, que os institutos coordenadores da assistência médico-social passem a depender da Direcção-Geral dos Hospitais.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 27 de Abril de 1965. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.


Mapa de pessoal a que se refere o artigo 1.º
(ver documento original)
Notas
1) O funcionário que secretariar os conselhos técnicos e o que secretariar o director-geral perceberão a gratificação mensal de 1000$00.

2) O inspector superior de Medicina e os técnicos de medicina destacados nas direcções de zona hospitalar poderão ser providos em regime de tempo parcial, percebendo uma gratificação proporcional ao serviço que lhes é atribuído, mas que não poderá exceder 50 por cento do vencimento correspondente.

Ministérios das Finanças e da Saúde e Assistência, 27 de Abril de 1965. - O Ministro das Finanças, António Manuel Pinto Barbosa. - O Ministro da Saúde e Assistência, Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/222802.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1961-08-10 - Decreto-Lei 43853 - Ministério da Saúde e Assistência - Gabinete do Ministro

    Cria a Direcção-Geral dos Hospitais e define o seu funcionamento e competência.

  • Tem documento Em vigor 1962-04-30 - Decreto-Lei 44320 - Ministério da Saúde e Assistência - Direcção-Geral dos Hospitais

    Permite ao Ministro da Saúde e Assistência destacar funcionários de quaisquer departamentos do Ministério, designadamente dos organismos dependentes da Direcção-Geral dos Hospitais, para assegurar a instalação e o funcionamento da mesma Direcção-Geral.

  • Tem documento Em vigor 1963-10-01 - Decreto-Lei 45283 - Ministério da Saúde e Assistência - Direcção-Geral dos Hospitais

    Considera aplicável a todos os estabelecimentos e demais serviços dependentes da Direcção-Geral dos Hospitais, designadamente às comissões inter-hospitalares, o regime de instalação previsto no Decreto-Lei n.º 31913 de 12 de Março de 1942.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1965-06-02 - DESPACHO DD4404 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Aprova os quadros do pessoal dos serviços da Direcção-Geral dos Hospitais - Substitui o mapa II anexo à Portaria n.º 19045.

  • Tem documento Em vigor 1965-07-02 - Portaria 21371 - Ministério da Saúde e Assistência

    Determina que os Institutos de Assistência Nacional aos Tuberculosos, de Assistência Psiquiátrica e de Assistência aos Leprosos passem a depender da Direcção-Geral dos Hospitais e que se considerem parte do sistema geral hospitalar, para efeito de orientação técnica, as maternidades integradas no Instituto Maternal.

  • Tem documento Em vigor 1965-07-14 - Decreto 46436 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre créditos no Ministério das Finanças, a favor do Ministério da Saúde e Assistência, destinados a reforçar verbas insuficientemente dotadas e a prover à realização de despesas não previstas no Orçamento Geral do Estado em vigor.

  • Tem documento Em vigor 1971-09-27 - Decreto-Lei 413/71 - Ministério da Saúde e Assistência

    Aprova a orgânica do Ministério da Saúde e Assistência. Cria o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

  • Tem documento Em vigor 1972-08-22 - Decreto-Lei 331/72 - Ministério da Saúde e Assistência - Gabinete do Ministro

    Introduz alterações na redacção dos Decretos-Leis n.os 413/71 e 414/71, de 27 de Setembro, que promulgaram, respectivamente, a organização do Ministério da Saúde e Assistência e o regime legal das carreiras profissionais do mesmo Ministério.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda