A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43320, de 17 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Governo a estabelecer zonas de protecção dos estaleiros de construção das obras públicas cuja importância especial assim o recomende, quer sejam ou não realizadas pelo Estado.

Texto do documento

Decreto-Lei 43320

Tem sido verificado, como fenómeno habitual inerente à realização das obras públicas mais importantes - tais como as dos grandes aproveitamentos hidráulicos e outras empregando elevados efectivos de mão-de-obra -, tendência para a construção desordenada nas circunvizinhanças dos estaleiros de casas abarracadas, onde vive e exerce comércio, nas mais elementares condições de higiene e de decoro, uma importante população parasita das actividades próprias das obras.

Vão-se, assim, criando e desenvolvendo núcleos populacionais que, embora constituídos com carácter muito precário, vão perdurando para além do termo das obras, suscitando problemas de ordem social e urbanística que a experiência tem demonstrado tornarem-se de difícil resolução.

Reconhece-se ser indispensável adoptar medidas para reprimir este estado de coisas, para o que parece suficiente habilitar as câmaras municipais a controlar o exercício das iniciativas particulares neste domínio por forma a impedir os inconvenientes verificados.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Fica o Governo autorizado a estabelecer zonas de protecção dos estaleiros de construção das obras públicas cuja importância especial assim o recomende, quer sejam ou não realizadas pelo Estado.

§ 1.º As zonas de protecção serão fixadas pelo Ministro das Obras Públicas, mediante proposta fundamentada da Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização, ouvidas as câmaras municipais interessadas.

§ 2.º Aos serviços públicos encarregados da direcção e fiscalização das obras e, na sua falta, às entidades que exerçam essas funções compete solicitar à Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização o estabelecimento das respectivas zonas de protecção, documentando as suas solicitações com os elementos técnicos e outros necessários à completa apreciação do problema.

Art. 2.º As zonas de protecção estabelecidas nos termos do artigo 1.º ficam sujeitas ao regime do Regulamento Geral das Edificações Urbanas, aprovado pelo Decreto-Lei 38882, de 7 de Agosto de 1951, independentemente da deliberação municipal a que se refere o artigo 1.º do referido regulamento.

Art. 3.º As zonas de protecção caducarão após a conclusão das obras a que disserem respeito, mediante simples despacho do Ministro das Obras Públicas.

Art. 4.º Independentemente da publicação no Diário do Governo dos despachos ministeriais a que se referem o § 1.º do artigo 1.º e o artigo 3.º do presente diploma, a Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização dará deles conhecimento aos municípios interessados, fornecendo-lhes as plantas das zonas de protecção estabelecidas.

Os municípios patentearão ao público estes elementos por afixação nas sedes das respectivas administrações.

Art. 5.º Considera-se aplicável às zonas de protecção a que se refere o presente diploma o disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 40388, de 21 de Novembro de 1955.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 17 de Novembro de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/11/17/plain-215575.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/215575.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1955-11-21 - Decreto-Lei 40388 - Ministério das Obras Públicas - Gabinete do Ministro

    Autoriza o Governo a aplicar aos edifícios e outras construções de interesse público as disposições que em relação a zonas de protecção de edifícios públicos não classificados como monumentos nacionais foram fixadas pelo Decreto 21875, de 18 de Novembro de 1932.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-12-22 - Portaria 762/78 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Publica a zona de protecção do estaleiro e bairro da barragem do Alqueva.

  • Tem documento Em vigor 1987-02-12 - Portaria 100/87 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Estabelece a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis pelos projectos de obras e sua execução, para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 166/70, de 15 de Abril (relatativo ao processo de licenciamento municipal de obras particulares).

  • Tem documento Em vigor 1987-08-21 - Portaria 718/87 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Publica a compilação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis pelos projectos de obras e sua execução.

  • Tem documento Em vigor 1989-05-12 - Portaria 338/89 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e sua execução.

  • Tem documento Em vigor 2000-11-20 - Portaria 1101/2000 - Ministério do Equipamento Social

    Aprova a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e sua execução, prevista no artigo 123º do Decreto-Lei nº 555/99 de 16 de Dezembro (regime jurídico da urbanização e edificação). A presente relação, feita com referência a 31 de Dezembro de 1999, será anualmente actualizada.

  • Tem documento Em vigor 2005-02-17 - Portaria 193/2005 - Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Actualiza a relação das disposições legais e regulamentares a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e a sua execução, publicada em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda