Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 277/78, de 6 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições relativas à situação do pessoal da empresa pública Aeroportos e Navegação Aérea (ANA, E. P.).

Texto do documento

Decreto-Lei 277/78

de 6 de Setembro

1. O Decreto-Lei 122/77, de 31 de Março, ao criar a empresa pública Aeroportos e Navegação Aérea fê-lo por razões de política e economia, de inadaptação do Estado à gestão de actividades empresariais e de política legislativa.

2. A reorganização do sector da aviação civil levada a cabo com a publicação daquele diploma legal exige agora a adopção de medidas transitórias, tendo em vista possibilitar a estruturação interna da empresa pública Aeroportos e Navegação Aérea que permitam adaptar estruturas e regimes legais próprios da função pública às finalidades consagradas, quer nos estatutos da empresa, quer nas bases gerais das empresas públicas, aprovadas pelo Decreto-Lei 260/76, de 8 de Abril.

Trata-se, nomeadamente, de garantir, desde já, condições de exequibilidade para uma correcta política de recursos humanos, cujos princípios virão a ser consagrados no estatuto de pessoal da empresa, que tem como data limite para a sua publicação 1 de Janeiro de 1979.

Na verdade, nos termos do artigo 29.º do Estatuto da ANA, E. P., aprovado pelo Decreto-Lei 122/77, de 31 de Março, enquanto não for publicado o referido estatuto de pessoal, os trabalhadores da empresa que tenham transitado da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e do Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa estão sujeitos à legislação aplicável aos funcionários e agentes da Administração Pública Central e exercem as suas funções em comissão de serviço, enquanto o pessoal não originário dos serviços do Estado que exerce funções na empresa se rege pelas disposições próprias do contrato individual de trabalho.

3. Estas disposições legais implicam que, não sendo possível proceder neste período à correcção das distorções salariais existentes entre trabalhadores com idênticas categorias e qualificações profissionais pela via, que seria a normal, da contratação colectiva, se imponha o actual recurso à via legislativa.

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Na empresa pública Aeroportos e Navegação Aérea deverá vigorar, até à publicação do estatuto do pessoal previsto no n.º 1 do artigo 13.º do Decreto-Lei 122/77, de 31 de Março, uma tabela salarial cujo leque, em valores líquidos, não seja superior ao estabelecido para a função pública.

2 - A determinação de valores líquidos dos vencimentos efectua-se mediante dedução dos descontos obrigatórios a reter na fonte, bem como do imposto complementar calculado exclusivamente na base do vencimento ilíquido individual.

3 - Ao vencimento dos funcionários e agentes da Administração Pública Central que se encontram em comissão de serviço na empresa pública Aeroportos e Navegação Aérea ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 13.º do Decreto-Lei 122/77, de 31 de Março, e no artigo 29.º, n.º 2, do Estatuto da ANA, E. P., acresce um montante uniforme de 500$00 relativamente aos valores constantes da tabela referida no artigo 1.º do Decreto-Lei 106/78, de 24 de Maio.

4 - O disposto no número anterior não é aplicável aos trabalhadores abrangidos pelos Decreto-Lei 503/75, de 13 de Setembro, Decretos n.os 256/77 e 257/77, de 8 de Abril, e Decretos Regulamentares n.os 4/78 e 9/78, respectivamente de 11 e 23 de Fevereiro.

Art. 2.º - 1 - Os responsáveis pelos órgãos de estrutura orgânica da ANA, E. P., deverão auferir, no mínimo, o vencimento correspondente ao escalão imediatamente superior ao trabalhador com melhor vencimento que esteja colocado na sua dependência hierárquica.

2 - Compete ao conselho de gerência fixar os escalões de vencimentos dos titulares dos órgãos de estrutura orgânica da empresa, de acordo com o princípio do número anterior e nos limites da tabela referida no artigo 1.º do presente diploma.

Art. 3.º Os trabalhadores da ANA, E. P., deverão auferir vencimentos líquidos idênticos quando efectivamente desempenharem as mesmas funções, quer sejam ou não funcionários e agentes da Administração Pública Central que se encontrem em comissão de serviço ao abrigo do Decreto-Lei 122/77.

Art. 4.º As dúvidas que se suscitarem na interpretação ou aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho do Ministro dos Transportes e Comunicações.

Art. 5.º O presente diploma entra imediatamente em vigor e produz efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1978.

Mário Soares - Manuel Branco Ferreira Lima.

Promulgado em 17 de Agosto de 1978.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/09/06/plain-212761.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/212761.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-09-13 - Decreto-Lei 503/75 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Aprova, no âmbito do quadro técnico da Direcção Geral da Aeronáutica Civil, o estatuto do controlador de tráfego aéreo, que abrange as seguintes categorias: controlador do tráfego aéreo sénior, controlador do tráfego aéreo e controlador do tráfego aéreo auxiliar. Publica em anexo, mapa do referido grupo de pessoal e respectivos vencimentos.

  • Tem documento Em vigor 1976-04-08 - Decreto-Lei 260/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Planeamento

    Estabelece as bases gerais das empresas públicas.

  • Tem documento Em vigor 1977-03-31 - Decreto-Lei 122/77 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Cria na dependência do Ministério dos Transportes e Comunicações a Direcção-Geral da Aviação Civil (DGAC), a Empresa Pública Aeroportos e Navegação Aérea (ANA, E. P.), aprova e publica os seus estatutos e extingue o Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa.

  • Tem documento Em vigor 1978-05-24 - Decreto-Lei 106/78 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Administração Interna e da Reforma Administrativa

    Fixa a tabela de vencimentos do funcionalismo público.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda