Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 401/85, de 11 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Altera o regime de abono de ajudas de custo aos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Texto do documento

Decreto-Lei 401/85

de 11 de Outubro

Considerando que o abono de ajudas de custo é, por natureza, uma compensação de encargos destinada a ressarcir os militares ou funcionários civis do acréscimo de despesas decorrentes das deslocações por motivo de serviço público;

Tendo em atenção a conveniência de harmonizar o abono de ajudas de custo a abonar aos militares da Guarda Nacional Republicana em conformidade com o regime em vigor nas Forças Armadas, nomeadamente nas situações em que é assegurado o abono de alimentação e ou alojamento por conta do Estado;

Tornando-se também necessário definir, para efeito de abono de ajudas de custo, o que se entende por periferia das cidades de Lisboa e Porto:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É aditado ao Decreto-Lei 201/81, de 10 de Julho, um n.º 3 ao seu artigo 2.º e alterada a redacção dos artigos 7.º, 9.º e 16.º do mesmo diploma, nos seguintes termos:

Art. 2.º - 1 - .............................................................

2 - ...........................................................................

3 - Para efeitos do n.º 1, a periferia da cidade de Lisboa considera-se limitada por uma linha envolvendo Cascais, Sintra, Granja do Marquês, Loures, Vila Franca de Xira, Alcochete (futuro quartel da GNR), Moita, Montijo, Coina, Monte de Caparica e Cascais, e a do Porto por uma linha envolvendo Perafita, Moreira, Maia, Alfena, Valongo, Gondomar, Avintes, Moura, Granja e Perafita.

Art. 7.º - 1 - O abono de ajudas de custo corresponderá ao pagamento de uma parte da importância diária que estiver fixada ou da sua totalidade, conforme o disposto nos números seguintes.

2 - Nas deslocações diárias abonar-se-ão as seguintes percentagens de ajuda de custo diária:

a) Se a deslocação abranger o período compreendido entre as 13 horas e as 14 horas - 25%;

b) Se a deslocação abranger o período compreendido entre as 20 horas e as 21 horas - 25%;

c) Se a deslocação implicar dormida - 50%.

3 - Atendendo a que as percentagens referidas no número anterior correspondem ao pagamento de uma ou duas refeições e dormida, não haverá lugar aos respectivos abonos quando a correspondente prestação seja fornecida em espécie.

4 - Quando se trate de deslocações a unidades ou estabelecimentos com messe constituída, os períodos horários indicados no número anterior são substituídos pelos horários oficialmente fixados para as respectivas refeições.

5 - As despesas de alojamento só poderão ser consideradas nas deslocações diárias quando estas se prolongarem para o dia seguinte.

6 - Nas deslocações por dias sucessivos os abonos são efectuados como segue:

a) Dia da partida:

Horas de partida:

Até às 13 horas - 100%;

Depois das 13 horas e até às 21 horas - 75%;

Depois das 21 horas - 50%;

b) Dia do regresso:

Horas de chegada:

Até às 13 horas - 0%;

Depois das 13 horas e até às 20 horas - 25%;

Depois das 20 horas - 50%;

c) Restantes dias - 100%.

7 - Nas deslocações por dias sucessivos em que sejam fornecidos, sem encargos para o militar deslocado, alimentação e alojamento, ou apenas uma destas prestações, abonar-se-ão as ajudas de custo nas seguintes percentagens:

Apenas com o fornecimento de uma refeição (almoço ou jantar) - 75%;

Com o fornecimento do almoço e do jantar - 50%;

Apenas com o fornecimento do alojamento - 50%;

Com o fornecimento do alojamento e uma refeição (almoço ou jantar) - 25%;

Com o fornecimento do alojamento, do almoço e do jantar - 10%.

8 - Quando as despesas do alojamento e ou alimentação forem suportadas pelo Estado, os respectivos encargos não podem exceder a despesa correspondente ao quantitativo das ajudas de custo a que houver lugar, de acordo com a tabela em vigor, deduzidas as percentagens referidas no número anterior.

9 - Os oficiais que acompanhem os oficiais generais no desempenho de missões de serviço têm direito a ajudas de custo iguais às atribuídas na tabela para oficiais generais.

Art. 9.º - 1 - Em casos especiais, poderá excepcionar-se o disposto no artigo 6.º pela forma e nas condições seguintes, a apreciar e a despachar pelo comandante-geral:

a) Abono para despesas de almoço de uma importância até ao limite de 25% da ajuda de custo diária nas deslocações até 5 km, se o militar não dispuser de transporte que lhe permita almoçar na sua residência ou no quartel;

b) Abono dos quantitativos correspondentes às percentagens previstas no n.º 6 do artigo 7.º para as deslocações entre 5 km e 20 km;

c) Abono dos quantitativos correspondentes às percentagens previstas no n.º 2 do artigo 7.º para deslocações além de 20 km, se o comandante-geral reconhecer, em despacho fundamentado, sob proposta, apenas haver lugar a tais abonos.

2 - Igualmente em casos especiais poderá excepcionar-se o disposto no n.º 3 do artigo 2.º, concedendo o abono de ajudas de custo por deslocação dentro das referidas áreas, mediante despacho fundamentado do comandante-geral, sob proposta apresentada.

Art. 16.º A mudança de residência do militar que, por motivo de nova colocação, seja transferido para outra localidade dá direito ao abono, por uma só vez, de ajudas de custo por mudança de residência, de quantitativo igual a 30 dias de ajudas de custo, com a observância das seguintes regras:

1.ª O direito à percepção de ajudas de custo por mudança de residência verifica-se em relação à data em que se concretize a apresentação do militar na nova situação;

2.ª Não há direito ao abono de ajudas de custo por mudança de residência sem que hajam decorrido 6 meses sobre a data de abono da mesma natureza;

3.ª Aplicam-se ao abono de ajudas de custo por mudança de residência os preceitos estabelecidos no artigo 14.º Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 22 de Agosto de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - António de Almeida Santos - Eduardo Ribeiro Pereira - Ernâni Rodrigues Lopes.

Promulgado em 1 de Outubro de 1985.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 2 de Outubro de 1985.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1985/10/11/plain-19737.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19737.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-07-10 - Decreto-Lei 201/81 - Ministério da Administração Interna

    Concede ajudas de custo aos militares da Guarda Nacional Republicana quando deslocados da sua residência oficial por motivo de serviço público.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-01-31 - Portaria 66/94 - Ministérios da Administração Interna e das Finanças

    ACTUALIZA OS VALORES DAS AJUDAS DE CUSTO DIÁRIAS A ABONAR AOS MILITARES DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA (GNR) E DA GUARDA FISCAL, QUE SE DESLOQUEM DA SUA RESIDÊNCIA OFICIAL POR MOTIVOS DE SERVIÇO PÚBLICO, EM TERRITÓRIO NACIONAL. ESTE DIPLOMA PRODUZ EFEITOS DESDE 1 DE JANEIRO DE 1993.

  • Tem documento Em vigor 1994-10-17 - Portaria 920/94 - Ministérios da Administração Interna e das Finanças

    ACTUALIZA AS AJUDAS DE CUSTO DIÁRIAS A ABONAR AOS MILITARES DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA QUE SE DESLOQUEM DA SUA RESIDÊNCIA OFICIAL POR MOTIVO DE SERVIÇO PÚBLICO EM TERRITÓRIO NACIONAL. A PRESENTE PORTARIA PRODUZ EFEITOS DESDE 1 DE JANEIRO DE 1994.

  • Tem documento Em vigor 1995-10-25 - Portaria 1266/95 - Ministérios da Administração Interna e das Finanças

    ACTUALIZA A TABELA DAS AJUDAS DE CUSTO DIÁRIAS A ATRIBUIR AOS MILITARES DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA QUE SE DESLOQUEM DA SUA RESIDÊNCIA OFICIAL POR MOTIVO DE SERVIÇO PÚBLICO, EM TERRITÓRIO NACIONAL. A PRESENTE PORTARIA PRODUZ EFEITOS DESDE 1 DE JANEIRO DE 1995.

  • Tem documento Em vigor 1996-07-23 - Portaria 284/96 - Ministérios das Finanças e da Administração Interna

    Actualiza as ajudas de custo diárias a abonar aos militares da Guarda Nacional Republicana que se desloquem em missão de serviço público em território nacional.

  • Tem documento Em vigor 2004-05-26 - Portaria 557/2004 - Ministérios das Finanças e da Administração Interna

    Fixa as ajudas de custo diárias a abonar aos militares da Guarda Nacional Republicana que se desloquem da sua residência oficial, por motivo de serviço público, em território nacional, ao estrangeiro e no estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2005-05-03 - Portaria 460/2005 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Administração Interna

    Actualiza as ajudas de custo aos militares da Guarda Nacional Republicana por deslocações em território nacional ou em missão ao estrangeiro para o ano de 2005.

  • Tem documento Em vigor 2008-12-22 - Portaria 1498/2008 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Administração Interna

    Actualiza o valor das ajudas em território nacional e ou em missão oficial no estrangeiro aos militares da Guarda Nacional Republicana.

  • Tem documento Em vigor 2009-08-13 - Portaria 864/2009 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Administração Interna

    Actualiza as ajudas de custo a abonar aos militares da Guarda Nacional Republicana que se desloquem em serviço no território nacional e em missão oficial ao estrangeiro e no estrangeiro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda