Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 181/2005, de 17 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Ratifica parcialmente a suspensão parcial do artigo 52.º do Regulamento do Plano Director Municipal do Fundão quanto à impossibilidade de ocupação do solo para empreendimentos turísticos nas áreas assinaladas nas plantas anexas à presente resolução pelo prazo de dois anos e o estabelecimento de medidas preventivas para as mesmas áreas e pelo mesmo prazo.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 181/2005
Sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal do Fundão aprovou, em 18 de Dezembro de 2004, a suspensão parcial do artigo 52.º do Regulamento do Plano Director Municipal do Fundão estritamente no que concerne à impossibilidade de ocupação do solo para empreendimentos turísticos pelo prazo de dois anos e o estabelecimento de medidas preventivas para a mesma área e pelo mesmo prazo.

O Plano Director Municipal do Fundão foi ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2000, de 10 de Julho, e alterado pelas deliberações da Assembleia Municipal do Fundão de 2 de Maio de 2001 e de 21 de Setembro de 2002, publicadas, respectivamente, no Diário da República, 2.ª série, n.os 259, de 8 de Novembro de 2001 (declaração 331/2001), e 10, de 13 de Janeiro de 2003 (declaração 9/2003).

O município fundamenta a suspensão parcial do artigo 52.º do Regulamento do Plano Director Municipal do Fundão e o estabelecimento de medidas preventivas na verificação de circunstâncias excepcionais, resultantes da alteração significativa das perspectivas de desenvolvimento económico e social do concelho do Fundão incompatíveis com a concretização das opções estabelecidas no mesmo plano, e tem subjacente a necessidade de execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Concelho do Fundão (PEDTF), projecto de grande importância para o progresso turístico, económico e social do concelho, face às novas perspectivas de emprego geradas e à conjuntura de mudança e desenvolvimento económico, social e cultural previstos, bem como a pré-candidatura ao Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER).

Para além da execução do referido Plano Estratégico, o município, com esta suspensão, pretende evitar a alteração das circunstâncias e das condições de facto existentes que possam limitar a liberdade de planeamento ou comprometer ou tornar mais onerosa a execução das novas opções de planeamento subjacentes à revisão do Plano Director Municipal do Fundão, já deliberada pela Câmara Municipal do Fundão em 10 de Julho de 2003, e assente, designadamente, na necessidade de redefinir e programar políticas para o território em consonância com as suas potencialidades e também na necessidade de execução do PEDTF.

Salienta-se que a natureza e o fundamento nos projectos são distintos. Os projectos designados por Conjunto Turístico Quinta dos Quinteiros e Conjunto Turístico BIOFUN encontram a sua fundamentação na pré-candidatura ao PITER, no qual se encontram classificados como projectos âncora, o projecto do Convento de Santo António apresenta-se como complementar aos já referidos projectos âncora e os restantes encontram a sua fundamentação, essencialmente, no PEDTF.

Considera-se ser de excluir de ratificação duas das áreas em causa, uma vez que os projectos previstos para as mesmas não encontram enquadramento no PEDTF por estarem fora das áreas de potencial desenvolvimento turístico previstas, nem constam da lista do formulário de pré-candidatura ao PITER, aprovado pela Portaria 450/2001, de 5 de Maio, nem como projectos âncora, nem como projectos a integrar no referido Programa, violando assim o disposto no n.º 4 do artigo 93.º e no n.º 1 do artigo 100.º do Decreto-Lei 380/99, de 22 de Setembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 310/2003, de 10 de Dezembro, por falta de fundamentação.

As áreas abrangidas pela presente suspensão encontram-se classificadas como Reserva Ecológica Nacional, Reserva Agrícola Nacional, aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira e espaços percorridos por incêndios, pelo que nelas se mantém a aplicação dos correspondentes regimes jurídicos, consignados respectivamente nos Decretos-Leis 93/90, de 19 de Março, 196/89, de 14 de Junho e 269/82, de 10 de Julho 327/90, de 22 de Outubro, com as alterações que lhes foram posteriormente introduzidas.

A suspensão parcial e o estabelecimento de medidas preventivas foram objecto de parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Nos últimos quatro anos não foram estabelecidas medidas preventivas para a área.

Considerando o disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 100.º, no n.º 3 do artigo 109.º e no n.º 2 do artigo 80.º, todos do Decreto-Lei 380/99, de 22 de Setembro, na redacção dada pelo Decreto-Lei 310/2003, de 10 de Dezembro:

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Ratificar parcialmente a suspensão parcial, pelo prazo de dois anos, do artigo 52.º do Regulamento do Plano Director Municipal do Fundão quanto à impossibilidade de ocupação do solo para empreendimentos turísticos nas áreas delimitadas nas plantas anexas à presente resolução e que dela fazem parte integrante.

2 - Ratificar parcialmente o estabelecimento de medidas preventivas pelo prazo de dois anos e nas áreas delimitadas nas plantas referidas no número anterior, cujo texto se publica em anexo à presente resolução, dela fazendo parte integrante.

3 - Excluir de ratificação as duas áreas assinaladas com a letra "A» e designadas "Complexo Geriátrico de Saúde e Repouso, na Quinta do Soalheiro e "Pensão de ***, na EN 238» na planta com a referência desenho n.º 1.

Presidência do Conselho de Ministros, 20 de Outubro de 2005. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.


Medidas preventivas
Artigo 1.º
Âmbito territorial
São estabelecidas medidas preventivas para as áreas objecto da suspensão do Plano Director Municipal do Fundão, delimitadas na planta anexa.

Artigo 2.º
Âmbito material
As medidas preventivas referidas no artigo anterior consistem na sujeição a parecer vinculativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro das seguintes acções:

a) Operações de loteamento e obras de urbanização;
b) Obras de construção civil, ampliação, alteração e reconstrução, com excepção das que estejam sujeitas apenas a um procedimento de comunicação prévia à Câmara Municipal;

c) Trabalhos de remodelação de terrenos;
d) Obras de demolição de edificações existentes, excepto as que, por regulamento municipal, possam ser dispensadas de licença ou autorização;

e) Derrube de árvores em maciço ou destruição do solo vivo ou coberto vegetal.
Artigo 3.º
Âmbito temporal
As presentes medidas vigoram pelo prazo de dois anos.
(ver plantas no documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/191657.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-07-10 - Decreto-Lei 269/82 - Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas

    Define e classifica obras de fomento hidroagrícola.

  • Tem documento Em vigor 1989-06-14 - Decreto-Lei 196/89 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Estabelece o novo regime jurídico da Reserva Agrícola Nacional (RAN).

  • Tem documento Em vigor 1990-03-19 - Decreto-Lei 93/90 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Revê o regime jurídico da Reserva Ecológica Nacional (REN), estabelecido pelo Decreto-Lei nº 321/83 de 5 de Julho.

  • Tem documento Em vigor 1999-09-22 - Decreto-Lei 380/99 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial. Desenvolve as bases da política de Ordenamento do Território e de Urbanismo, definindo o regime de coordenação dos âmbitos nacional, regional e municipal do sistema de gestão territorial, o regime geral de uso do solo e o regime de elaboração, aprovação, execução e avaliação dos instrumentos de gestão territorial.

  • Tem documento Em vigor 2001-05-05 - Portaria 450/2001 - Ministérios das Finanças, da Economia e do Planeamento

    Cria o regime dos programas integrados turísticos de natureza estruturante e base regional, abreviadamente designado PITER, cujo Regulamento consta do anexo ao presente diploma, de que é parte integrante.

  • Tem documento Em vigor 2003-12-10 - Decreto-Lei 310/2003 - Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente

    Altera pela segunda vez o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro (áreas clandestinas). Republicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda