A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 45285, de 2 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Cria o Fundo dos Têxteis, integrado no Fundo de Abastecimento, e define a respectiva finalidade.

Texto do documento

Decreto-Lei 45285
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, nos termos do § 2.º do artigo 80.º, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É criado o Fundo dos Têxteis, que se considerará integrado no Fundo de Abastecimento, e terá como finalidades:

a) Administrar as quantias correspondentes aos encargos que incidem sobre a importação de algodão e de fibras e fios têxteis artificiais e sintéticos incorporados em produtos têxteis exportados para o estrangeiro, bem como as quantias provenientes das demais receitas do Fundo;

b) Apoiar o reequipamento da indústria têxtil do continente;
c) Desempenhar quaisquer outras funções que contribuam para o desenvolvimento da indústria têxtil que venham a ser-lhe determinadas pelo Ministro da Economia.

§ único. A forma por que se processará o apoio a que se refere a alínea b) deste artigo e o exercício em geral das actividades do Fundo poderá ser objecto de regulamento próprio a aprovar por despacho do Ministro da Economia.

Art. 2.º Constituem receitas do Fundo dos Têxteis:
a) O produto das taxas que incidem sobre o algodão em rama e sobre as fibras e fios têxteis artificiais e sintéticos importados no continente;

b) Os rendimentos dos fundos próprios;
c) Os subsídios e quaisquer outras receitas que venham a ser-lhe consignados.
§ único. As taxas a que se refere a alínea a) deste artigo serão fixadas e revistas, quando as circunstâncias o justificarem, por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Economia, sob proposta, de um ou outro, e cobradas, consoante o caso, no acto da importação ou no da venda para o consumo.

Art. 3.º A gestão do Fundo dos Têxteis competirá a um conselho administrativo constituído pelo presidente da Comissão Reguladora do Comércio de Algodão em Rama, que presidirá, pelos representantes dos Ministros das Finanças e da Economia no conselho administrativo do Fundo de Abastecimento e por dois representantes do sector têxtil.

§ 1.º O presidente será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo representante do Ministro da Economia.

§ 2.º Para obrigar o Fundo são necessárias as assinaturas de dois membros do conselho administrativo, um dos quais o presidente ou o seu substituto legal.

Art. 4.º O conselho administrativo do Fundo dos Têxteis elaborará o respectivo orçamento nos termos das disposições legais que constem do regulamento a aprovar e, na sua falta, de harmonia na parte aplicável com as regras que regulam a elaboração do orçamento do Fundo de Abastecimento.

§ único. O orçamento do Fundo dos Têxteis será apresentado conjuntamente com o orçamento da Comissão Reguladora do Comércio de Algodão em Rama.

Art. 5.º O produto das taxas previstas na alínea a) do artigo 2.º será depositado pelas entidades por quem forem devidas na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, em conta especial, dentro dos 30 dias seguintes ao da data da emissão das respectivas guias pela Comissão Reguladora do Comércio de Algodão em Rama.

§ único. No caso de não ser efectuado o depósito voluntário daquelas taxas, nas condições e prazos estabelecidos no corpo deste artigo, a Comissão Reguladora procederá à sua cobrança coerciva através da tribunal competente, seguindo-se o processo das execuções fiscais, e constituindo título executivo o duplicado da guia emitida por aquele organismo, nos termos do presente decreto-lei.

Art. 6.º Do produto das taxas previstas na alínea a) do artigo 2.º, deduzida a percentagem que vier a ser entregue como receita às alfândegas, retirará o conselho administrativo do Fundo, para fazer face aos respectivos encargos, o quantitativo que vier a ser fixado por despacho do Secretário de Estado do Comércio.

Esse quantitativo não poderá, porém, exceder o limite de 5 por cento do mesmo produto.

Art. 7.º O Fundo dos Têxteis funcionará na Comissão Reguladora do Comércio de Algodão em Rama, cujo pessoal assegurará a execução dos respectivos serviços.

Art. 8.º Será aplicável aos financiamentos concedidos pelo Fundo o disposto no artigo 15.º do Decreto-Lei 39035 de 15 de Dezembro de 1952.

Art. 9.º É extinta a taxa criada pelo artigo 11.º do Decreto-Lei 28698, de 25 de Maio de 1938.

Art. 10.º Em tudo quanto não estiver especialmente previsto no presente decreto-lei e regulamentos, o exercício da actividade do Fundo dos Têxteis reger-se-á na parte aplicável pelas disposições legais que regulam o Fundo de Abastecimento.

Art. 11.º Transitòriamente, poderão, por despacho conjunto, os Ministros das Finanças e da Economia prorrogar a aplicação do regime estabelecido pelo Decreto-Lei 42375, de 9 de Julho de 1959.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 2 de Outubro de 1963. - ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Pedro Mário Soares Martinez.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19112.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1938-05-25 - Decreto-Lei 28698 - Ministérios das Colónias e do Comércio e Indústria

    Determina que os produtores coloniais de algodão manifestem anualmente a sua produção à delegação da Junta de Exportação do Algodão Colonial na colónia respectiva, nas datas por cada delegação fixadas.

  • Tem documento Em vigor 1952-12-15 - Decreto-Lei 39035 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Altera a composição e competências do conselho administrativo do Fundo de Abastecimento, criado pelo Decreto-Lei nº 36501 de 9 de Setembro de 1947, e integra o referido Fundo na disciplina jurídica que rege os serviços similares.

  • Tem documento Em vigor 1959-07-09 - Decreto-Lei 42375 - Ministérios das Finanças e da Economia - Secretaria de Estado do Comércio

    Cria o Fundo de Estabilização do Algodão, cuja administração incumbe à Comissão Reguladora do Comércio do Algodão em Rama, e define as suas competências, funcionamento e gestão financeira.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-02-19 - Portaria 20379 - Ministérios das Finanças e da Economia

    Manda prorrogar até 30 de Junho do corrente ano a aplicação do regime estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 42375, de 9 de Julho de 1959, que cria o Fundo de Estabilização do Algodão.

  • Tem documento Em vigor 1985-11-11 - Decreto-Lei 470/85 - Ministério das Finanças e do Plano

    Extingue o Fundo dos Têxteis, criado pelo Decreto-Lei n.º 45285, de 2 de Outubro de 1963.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda