A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 46649, de 17 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações nos Estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, aprovados pelo Decreto n.º 37836, de 24 de Maio de 1950.

Texto do documento

Decreto 46649

O Decreto 44734, de 27 de Novembro de 1962, introduziu algumas alterações nos Estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, que se consubstanciaram fundamentalmente na criação de um lugar de vice-presidente da direcção, justificado pelo crescente aumento das actividades do organismo.

Acontece, porém, que nos últimos três anos tal aumento de actividades acentuou-se de forma a exigir novo ajustamento, designadamente determinado pela aquisição e funcionamento do Teatro da Trindade e pela necessidade de integrar este novo serviço por uma forma adequada e institucional na orgânica da Fundação.

Por outro lado, a natureza e funcionamento de um teatro aconselham a sua autonomia administrativa e financeira, pois só assim poderá satisfazer rápida e eficientemente as necessidades que lhe estão confiadas, sobretudo tratando-se de um teatro como o da F. N. A. T., que funciona todo o ano e em diversas modalidades artísticas; por outro lado, o teatro deve inserir-se na linha geral de orientação das actividades da F. N. A. T., objectivo que terá de conciliar-se da melhor forma com a aludida autonomia.

Considerando as circunstâncias referidas e também o facto de, além delas, os serviços da F. N. A. T. tenderem a um desenvolvimento cada vez maior noutros sectores do seu pelouro cultural, julga-se que a melhor solução é a de criar na direcção um outro lugar de vice-presidente, que, por inerência, desempenhará as funções de director do teatro da F. N. A. T.

Simultâneamente, fixam-se as disposições indispensáveis para a institucionalização do teatro da F. N. A. T.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º O corpo do artigo 14.º, §§ 1.º e 2.º do artigo 16.º e capítulo V dos Estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, aprovados pelo Decreto 37836, de 24 de Maio de 1950, e que dele fazem parte integrante, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 14.º A direcção é composta por um presidente, dois vice-presidentes e dois vogais, todos nomeados pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, devendo os vogais ser propostos pelo conselho geral.

.........................................................................

Art. 16.º ...........................................................

§ 1.º Os vice-presidentes coadjuvam o presidente e substituem-no nas suas faltas e impedimentos, desempenhando um dos vogais as funções de secretário e outro as de tesoureiro, para o que serão designados em reunião da direcção.

§ 2.º As remunerações mensais do presidente e vice-presidentes e as senhas de presença a atribuir ao secretário e tesoureiro serão estabelecidas por despacho do Ministro das Corporações e Previdência Social.

.........................................................................

V

Art. 23.º Ao teatro da F. N. A. T. incumbe uma função educativa e recreativa através da realização normal de espectáculos, designadamente de teatro declamado, ópera e opereta, bailado e concertos musicais, destinados às classes trabalhadoras.

Art. 24.º O teatro constitui um serviço da F. N. A. T. dotado de autonomia financeira e administrativa e será gerido por um director.

§ único. O director do teatro será escolhido pelo Ministro das Corporações e Previdência Social de entre os dois vice-presidente em exercício.

Art. 2.º Os actuais capítulos V, VI, VII, VIII e IX dos Estatutos da F. N. A. T. passam a ser, respectivamente, os capítulos VI, VII, VIII, IX e X, e os artigos 23.º e seguintes, até final, passam a ter a numeração de 25.º a 50.º Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 17 de Novembro de 1965. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José João Gonçalves de Proença.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1965/11/17/plain-190852.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/190852.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1950-05-24 - Decreto 37836 - Presidência do Conselho - Subsecretariado de Estado das Corporações e Previdência Social

    Promulga os estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, (F.N.A.T.), criada pelo Decreto-Lei n.º 25495, de 13 de Junho de 1935.

  • Tem documento Em vigor 1962-11-27 - Decreto 44734 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Dá nova redacção aos artigos 14.º, 15.º, 16.º e 39.º dos estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (F. N. A. T.), aprovados pelo Decreto n.º 37836, de 24 de Maio de 1950.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-04-05 - Decreto-Lei 48316 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

    Modifica algumas disposições dos diplomas da reforma fiscal, nomeadamente do Código da Sisa e do Imposto sobre as Sucessões e Doações, do Código do Imposto Profissional, do Código da Contribuição Industrial e do Código do Imposto Complementar.

  • Tem documento Em vigor 1975-06-21 - Decreto-Lei 308/75 - Ministério do Trabalho

    Retira a autonomia ao Teatro da Trindade (FNAT).

  • Tem documento Em vigor 1976-06-30 - Decreto-Lei 503-B/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Orçamento

    Introduz alterações ao Código da Contribuição Industrial.

  • Tem documento Em vigor 1986-08-28 - Decreto-Lei 258/86 - Ministério das Finanças

    Altera o artigo 36.º do Código da Contribuição Industrial, o artigo 30.º do Código do Imposto Complementar e o artigo 7.º do Código da Contribuição Predial e do Imposto sobre Indústria Agrícola.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda