A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 44734, de 27 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção aos artigos 14.º, 15.º, 16.º e 39.º dos estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (F. N. A. T.), aprovados pelo Decreto n.º 37836, de 24 de Maio de 1950.

Texto do documento

Decreto 44734
O crescente aumento das actividades da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho e as largas perspectivas que para os anos mais próximos se lhe abrem, designadamente no que se refere às suas vastas atribuições em matéria de colónias de férias, cultura popular e desporto corporativo, aconselham a que se reestruture a constituição da actual direcção através da criação do cargo de um vice-presidente, em regime de completa ocupação, como meio de tirar o maior rendimento possível dos actuais serviços e, muito especialmente, de possibilitar um aceleramento nos estudos tendentes à sua reorganização e ampliação, exigidas pelos motivos acima indicados.

Nestes termos:
Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo único. Os artigos 14.º, 15.º, 16.º e 39.º dos estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (F. N. A. T.), aprovados pelo Decreto 37836, de 24 de Maio de 1950, e que dele fazem parte integrante, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 14.º A direcção é composta por um presidente, um vice-presidente e dois vogais, todos nomeados pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, devendo os vogais ser propostos pelo conselho geral.

§ único. O mandato da direcção é de três anos, podendo haver recondução total ou parcial ou ser dado por findo, em qualquer momento, o mandato de um ou mais dos seus membros.

Art. 15.º Compete à direcção:
1.º Organizar os serviços da F. N. A. T. e os quadros do respectivo pessoal, submetendo-os à aprovação do conselho geral e ao visto do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência;

2.º Elaborar os regulamentos internos, submetendo-os igualmente à aprovação do conselho geral e ao visto do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência;

3.º Elaborar os orçamentos, relatórios e contas de gerência, levando-os à apreciação do conselho geral e à aprovação do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência;

4.º Submeter à apreciação do conselho geral os restantes assuntos sobre que este deva pronunciar-se;

5.º Nomear, suspender e demitir os empregados;
6.º Exercer, nos termos dos regulamentos, funções disciplinares em relação aos beneficiários e aos organismos que lhe estejam subordinados;

7.º Cumprir as determinações emanadas do Ministério das Corporações e Previdência Social;

8.º Praticar os mais actos necessários à boa administração do organismo e desempenhar as restantes funções que lhe sejam confiadas por lei, por estes estatutos ou pelos regulamentos internos.

Art. 16.º Ao presidente da direcção incumbe em especial a superior gestão e coordenação dos serviços e a representação do organismo em juízo ou fora dele, cabendo-lhe voto de desempate quando necessário.

§ 1.º O vice-presidente coadjuva o presidente e substitui-o nas suas faltas e impedimentos, desempenhando um dos vogais as funções de secretário e outro as de tesoureiro, para o que serão designados em reunião da direcção.

§ 2.º As remunerações mensais do presidente e vice-presidente e as senhas de presença a atribuir ao secretário e tesoureiro serão estabelecidas por despacho do Ministro das Corporações e Previdência Social.

...
Art. 39.º Sem prejuízo da possibilidade de transferência de verbas entre rubricas orçamentais diferentes, autorizada pela direcção, é expressamente proibido exceder as dotações inscritas em cada rubrica orçamental ou realizar despesas que não tenham sido previstas no orçamento.

§ 1.º Os membros da direcção são solidàriamente responsáveis pela observância do disposto neste artigo.

§ 2.º Nenhuma despesa poderá ser processada sem o visto do presidente ou do vice-presidente e do tesoureiro.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 27 de Novembro de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José João Gonçalves de Proença.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/190811.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1950-05-24 - Decreto 37836 - Presidência do Conselho - Subsecretariado de Estado das Corporações e Previdência Social

    Promulga os estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, (F.N.A.T.), criada pelo Decreto-Lei n.º 25495, de 13 de Junho de 1935.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1965-11-17 - Decreto 46649 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Introduz alterações nos Estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, aprovados pelo Decreto n.º 37836, de 24 de Maio de 1950.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda