A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 551/74, de 23 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Providencia acerca do saneamento e reestruturação da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho.

Texto do documento

Decreto-Lei 551/74
de 23 de Outubro
A Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, criada pelo Decreto-Lei 25495, de 13 de Junho de 1935, surgiu como elemento da organização corporativa, particularmente destinada a integrar os trabalhadores no "pensamento social do Estado Novo Corporativo».

O desmantelamento da organização corporativa, que importa ultimar, não deve levar, contudo, a soluções que impliquem a perda de serviços e equipamentos que poderão ser reestruturados numa efectiva organização de trabalhadores para trabalhadores. Há pois que estudar a redefinição da natureza e funções da FNAT dentro dos princípios da nova organização político-constitucional instaurada pelo Movimento das Forças Armadas em 25 de Abril.

Para tanto, mostra-se conveniente proceder ao indispensável saneamento dos corpos gerentes e tomar as medidas adequadas à reorganização da instituição.

Nestes termos:
Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 3.º, do artigo 16.º da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo Provisório decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º São exonerados os membros do conselho geral e da direcção da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, criada pelo Decreto-Lei 25495, de 13 de Junho de 1935.

Art. 2.º - 1. As funções atribuídas pelos estatutos aprovados pelo Decreto 37836, de 24 de Maio de 1950, ao conselho geral e à direcção passam a competir a uma comissão administrativa designada pelo Ministro do Trabalho constituída por:

a) Dois representantes do Ministério do Trabalho;
b) Dois representantes dos sindicatos.
2. A identidade dos representantes referidos nas alíneas a) e b) do n.º 1 constará de despacho do Ministro do Trabalho.

Art. 3.º A comissão administrativa dará continuidade à actividade da FNAT de acordo com os princípios indicados no preâmbulo deste decreto-lei.

Art. 4.º - 1. Ouvida a comissão administrativa, o Ministro do Trabalho nomeará, por despacho, uma comissão que, em colaboração com aquela, estudará e proporá ao Ministro soluções quanto à redefinição da natureza e funções do organismo e reestruturação dos seus serviços e elaboração do projecto de novos estatutos.

2. A comissão a que se refere este artigo apresentará as suas conclusões dentro de quatro meses após a sua constituição.

Art. 5.º - 1. O tempo de exercício pelos representantes dos sindicatos nas funções consignadas neste diploma considera-se, para todos os efeitos, como tempo de serviço efectivo na empresa a que pertençam, salvo para efeitos de remuneração.

2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, quando se verifique a suspensão dos contratos de trabalho, é aplicável o disposto no artigo 73.º e seguintes do Regime Jurídico do Contrato Individual de Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei 49408, de 24 de Novembro de 1969.

Art. 6.º As remunerações dos membros da comissão administrativa serão suportadas pela FNAT.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - José Inácio da Costa Martins.

Promulgado em 18 de Outubro de 1974, nos termos do n.º 3.º do artigo 10.º da Lei Constitucional 3/74.

Publique-se.
O Presidente da República, JOSÉ BAPTISTA PINHEIRO DE AZEVEDO.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/190830.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1935-06-13 - Decreto-Lei 25495 - Presidência do Conselho - Sub-Secretariado de Estado das Corporações e Previdência Social

    Cria a Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, e publica os seus estatutos.

  • Tem documento Em vigor 1950-05-24 - Decreto 37836 - Presidência do Conselho - Subsecretariado de Estado das Corporações e Previdência Social

    Promulga os estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, (F.N.A.T.), criada pelo Decreto-Lei n.º 25495, de 13 de Junho de 1935.

  • Tem documento Em vigor 1969-11-24 - Decreto-Lei 49408 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Aprova o novo regime jurídico do contrato individual de trabalho.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-06-21 - Decreto-Lei 308/75 - Ministério do Trabalho

    Retira a autonomia ao Teatro da Trindade (FNAT).

  • Tem documento Em vigor 1977-01-12 - Decreto-Lei 17/77 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social

    Transfere os Serviços Médico-Sociais da Previdência para a Secretaria de Estado da Saúde e cria centros distritais ou regionais de segurança social e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

  • Tem documento Em vigor 1977-01-12 - Decreto-Lei 16/77 - Ministério do Trabalho

    Altera a estrutura da comissão administrativa do Inatel - Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores.

  • Tem documento Em vigor 2011-06-16 - Decreto-Lei 70/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina, de forma expressa, no âmbito do programa SIMPLEGIS, que certos decretos-leis não se encontram em vigor, em razão de caducidade, revogação tácita anterior ou revogação efectuada pelo presente decreto-lei.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda