Aviso 7049/2001 (2.ª série). - 1 - Nos termos do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, faz-se público que, por despacho de 16 de Março de 2001 da directora-geral do Departamento de Recursos Humanos, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação do presente aviso no Diário da República, concurso interno de acesso misto para o preenchimento de quatro lugares vagos de assistente administrativo principal da carreira de assistente administrativo do quadro de pessoal deste Departamento, aprovado pela Portaria 405/97, de 23 de Junho, sendo um lugar para pessoal deste Departamento e três lugares para outro pessoal.
2 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
3 - Prazo de validade - o concurso é válido para as vagas indicadas e esgota-se com o seu preenchimento.
4 - Legislação aplicável:
Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro;
Decreto-Lei 427/89, de 7 de Dezembro;
Decreto-Lei 442/91, de 15 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 6/96, de 31 de Janeiro;
Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho;
Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro, com as alterações introduzidas pela Lei 44/99, de 11 de Junho.
5 - Conteúdo funcional - compete genericamente ao assistente administrativo principal o exercício de funções de natureza executiva, enquadradas em instruções gerais e procedimentos bem definidos, com certo grau de complexidade, relativos a uma ou mais áreas de actividade administrativa, designadamente contabilidade, pessoal, economato e património, secretariado, arquivo, expediente e ainda controlo de trabalho e registo de dados.
6 - Vencimento, local e condições de trabalho:
6.1 - As condições de trabalho e regalias sociais são as genericamente vigentes para os funcionários da administração central, sendo os respectivos vencimentos os estabelecidos no Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro, e demais legislação complementar.
6.2 - O local de trabalho situa-se na Avenida de Miguel Bombarda, 6, e ou na Avenida de António Augusto de Aguiar, 32, em Lisboa.
7 - Requisitos gerais e especiais de admissão ao concurso - poderão ser admitidos ao concurso os assistentes administrativos com, pelo menos, três anos na categoria e classificação de serviço não inferior a Bom.
8 - Métodos de selecção - avaliação curricular.
8.1 - A avaliação curricular visa avaliar as aptidões profissionais do candidato, com base na análise do respectivo currículo profissional.
9 - Sistema de classificação final e critérios de apreciação:
9.1 - A classificação final, na qual será adoptada a escala de 0 a 20 valores, considerando-se não aprovados os candidatos que obtenham classificação inferior a 9,5 valores.
9.2 - Os critérios de apreciação da análise curricular, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam de actas de reunião do júri do concurso, sendo as mesmas facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.
10 - Apresentação das candidaturas - as candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento dirigido à directora-geral do Departamento de Recursos Humanos da Saúde, Avenida de Miguel Bombarda, 6, 1000-208 Lisboa, enviado pelo correio, com aviso de recepção, ou entregue pessoalmente na morada indicada, dele devendo constar os seguintes elementos:
a) Identificação completa (nome, filiação, data de nascimento, naturalidade, número e data do bilhete de identidade e serviço de identificação que o emitiu, situação militar, se for caso disso, residência, código postal e telefone);
b) Habilitações literárias;
c) Habilitações profissionais (estágios, acções e cursos de formação, especializações, etc.);
d) Concurso a que se candidata e número e data do Diário da República em que foi publicado o aviso;
e) Indicação da categoria, serviço a que pertence e natureza do vínculo à função pública;
f) Quaisquer outros elementos que os candidatos entendam dever apresentar para apreciação do seu mérito.
10.1 - Os requerimentos de candidatura deverão ser acompanhados da seguinte documentação:
a) Documento, autêntico ou autenticado, comprovativo das habilitações literárias;
b) Três exemplares do curriculum vitae detalhado, datado e assinado pelo candidato;
c) Declaração do serviço de origem, devidamente autenticada, na qual constem, de maneira inequívoca, a natureza do vínculo e a antiguidade na categoria, na carreira e na função pública;
d) Fotocópia do bilhete de identidade;
e) Certificado comprovativo dos cursos de formação profissional;
f) Fotocópia das classificações de serviço que comprovem os requisitos previstos no n.º 7 deste aviso.
10.2 - O júri pode exigir a qualquer dos candidatos, no caso de dúvidas sobre a situação que descreve, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
11 - As falsas declarações serão punidas nos termos da lei.
12 - Constituição do júri:
Presidente - Dr.ª Argentina Rodrigues Reis Hilário, técnica superior de 1.ª classe.
Vogais efectivos:
Gustavo Costa da Cruz, chefe de secção.
Angelina Maria Cunha Antunes Reis Manatas, chefe de secção, substituta.
Vogais suplentes:
Hermínia Ferreira Santos Joaquim, assistente administrativa principal.
Florinda do Carmo Carneiro Loureiro Teixeira, assistente administrativa principal.
13 - Nas suas faltas e impedimentos, o presidente do júri será substituído pelo 1.º vogal efectivo.
9 de Abril de 2001. - A Directora-Geral, Graciete Nunes.