Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 726/2002, de 27 de Junho

Partilhar:

Sumário

Define o estatuto a aplicar aos militares portugueses que integram a operação «Active Endeavour» no âmbito do empenhamento da STANAVFORLANT.

Texto do documento

Portaria 726/2002
de 27 de Junho
O combate ao terrorismo internacional, na sequência dos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos da América, constitui um imperativo de natureza humanitária e social em relação ao qual muitos países e organizações internacionais têm demonstrado forte empenho.

A NATO, aliança de que Portugal é membro fundador, decidiu empenhar alternadamente, por períodos de cerca de três meses, as suas forças navais permanentes, STANAVFORLANT e STANAVFORMED, numa operação que denominou de "Active Endeavour». Esta operação, que visa o controlo das principais rotas comerciais no Mediterrâneo Oriental, a fim de prevenir atentados terroristas no âmbito marítimo e tentativas de contrabando de armamento ou de substâncias ilegais, deverá ocorrer entre Dezembro de 2001 e Dezembro de 2002, sendo passível de alargamento.

Portugal participa regularmente com uma fragata da classe Vasco da Gama na primeira daquelas forças navais, tendo exercido no último ano o seu comando.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 41.º e no n.º 1 do artigo 44.º da Lei 29/82, de 11 de Dezembro, Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas:

Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e da Defesa Nacional, o seguinte:
1.º A presente portaria define o estatuto a aplicar aos militares portugueses que integram a operação "Active Endeavour» no âmbito do empenhamento da STANAVFORLANT.

2.º Fica o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas autorizado a praticar os actos necessários a empregar uma unidade naval atribuída à STANAVFORLANT como contributo de Portugal para a operação "Active Endeavour» desenvolvida pela NATO contra o terrorismo internacional.

3.º A unidade naval a empenhar será uma fragata da classe Vasco da Gama.
4.º Os militares envolvidos na presente operação são abrangidos pelos artigos 3.º e 7.º-A do Decreto-Lei 233/96, de 7 de Dezembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 348/99, de 27 de Agosto.

5.º De acordo com o n.º 5 da portaria 87/99 (2.ª série), de 30 de Dezembro de 1998, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 23, de 28 de Janeiro de 1999, os militares que fazem parte das guarnições dos navios desempenham missões em zonas que se configuram na classe C desta portaria.

6.º A duração de cada período de empenhamento da STANAVFORLANT na operação "Active Endeavour» não excede, em princípio, 90 dias.

7.º Os encargos são suportados pela verba atribuída à participação nacional na STANAVFORLANT em 2001 e 2002.

O Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Sacadura Cabral Portas, em 10 de Junho de 2002.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/153548.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-12-11 - Lei 29/82 - Assembleia da República

    Aprova a Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas.

  • Tem documento Em vigor 1996-12-07 - Decreto-Lei 233/96 - Ministério da Defesa Nacional

    Define o estatuto dos militares das Forças Armadas envolvidos em missões humanitárias e de paz fora do território nacional, no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal. Dispõe sobre a atribuição do suplemento de missão, alojamento, e fardamento, assistência na doença, protecção social, acidentes e doença, licença especial, privilégios e imunidades em território estrangeiro, a participação na missão e a contagem do tempo de serviço.

  • Tem documento Em vigor 1999-08-27 - Decreto-Lei 348/99 - Ministério da Defesa Nacional

    Cria um seguro de vida para militares em missões humanitárias e de paz. Complementa deste modo o actual estatuto dos militares incluídos nas referidas situações de missão reforçando o esquema garantístico existente, no plano da reparação dos danos por morte ou invalidez permanente.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-04-08 - Portaria 292/2003 - Ministério da Defesa Nacional

    Altera o estatuto a aplicar aos militares portugueses que integram a operação «Active Endeavour» no âmbito do empenhamento da STANAVFORLANT.

  • Tem documento Em vigor 2004-05-10 - Portaria 500/2004 - Ministério da Defesa Nacional

    Altera a Portaria n.º 726/2002, de 27 de Junho, que define o estatuto a aplicar aos militares portugueses que integram a operação «Active Endeavour» no âmbito do empenhamento da STANAVFORLANT.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda