A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 307/88, de 2 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Aplica aos assistentes de investigação que prestem ou tenham prestado serviço docente o regime previsto no Decreto-Lei n.º 444/76, de 4 de Junho.

Texto do documento

Decreto-Lei 307/88
de 2 de Setembro
Face à «dispersão e ao esforço que requer o exercício de funções de gestão a que são chamados alguns docentes», determina o Decreto-Lei 444/76, de 4 de Junho, que o período passado no exercício dessas funções não conta para efeitos do prazo indicado nos artigos 15.º e 19.º do Decreto-Lei 132/70, de 30 de Março (provas de doutoramento).

Do mesmo modo, dispõe o citado Decreto-Lei 444/76 que «a contagem dos prazos fixados nos n.os 1 e 5 do artigo 15.º do Decreto-Lei 132/70 interrompe-se pelo exercício de outras funções, em regime de comissão de serviço».

Estas mesmas considerações, tem-no mostrado a experiência posterior, tornam imperativa a extensão de tal regime aos assistentes de investigação que tenham prestado serviço docente.

Na verdade, sendo-lhes imposta pelo Decreto-Lei 415/80, de 27 de Setembro, primeiro, e pelo Decreto-Lei 68/88, de 3 de Março, depois, a realização de provas de doutoramento ou de acesso à categoria de investigador auxiliar no prazo de 6 anos, há que reconhecer que também eles têm, por vezes, sido assoberbados pelas tarefas acima mencionadas.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo único. É aplicável aos assistentes de investigação que prestem ou tenham prestado serviço docente o regime previsto nos artigos 2.º, 3.º e 4.º do Decreto-Lei 444/76, de 4 de Junho.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 4 de Agosto de 1988. - Aníbal António Cavaco Silva - Roberto Artur da Luz Carneiro.

Promulgado em 19 de Agosto de 1988.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 23 de Agosto de 1988.
Pelo Primeiro-Ministro, Eurico Silva Teixeira de Melo, Vice-Primeiro-Ministro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1487.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-03-30 - Decreto-Lei 132/70 - Ministério da Educação Nacional

    Define o regime para o recrutamento de pessoal qualificado para o exercício de funções docentes e de investigação no ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 1976-06-04 - Decreto-Lei 444/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica - Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica

    Estabelece normas sobre a contagem de tempo de serviço prestado por docentes do ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-27 - Decreto-Lei 415/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Define e estrutura a carreira de investigação científica.

  • Tem documento Em vigor 1988-03-03 - Decreto-Lei 68/88 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Regulamenta a carreira de investigação científica a aplicar a todos os serviços e organismos de investigação científica.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda