Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regional 13/78/A, de 27 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Extingue as Comissões Regionais de Turismo das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, da Ilha Terceira e da Horta.

Texto do documento

Decreto Regional 13/78/A

1 - As Comissões Regionais de Turismo de S. Miguel e Santa Maria e da ilha Terceira foram criadas pela Lei 2082, de 4 de Junho de 1956, sendo a composição das mesmas estabelecida pelas Portarias n.os 16276 e 16277, de 4 de Maio de 1957.

Por outro lado, a Comissão Regional de Turismo da Horta foi criada pelo Decreto 43208, de 10 de Outubro de 1960, e a sua composição estabelecida pela Portaria 18703, de 26 de Agosto de 1961.

As atribuições e competências das comissões regionais de turismo constam do Decreto 41035, de 20 de Março de 1957, que regulamentou disposições da Lei 2082.

2 - O fomento e desenvolvimento turístico da Região Autónoma dos Açores terá sempre de respeitar as características geográficas da Região, do seu povo, das suas tradições, etc. Daí que, para além do mais, se mostre essa matéria de indiscutível interesse específico, a justificar legislação própria da competência legislativa dos órgãos do Governo próprio da Região.

Para além dessa competência generalizada que o interesse específico da Região justifica, há que ter em conta os fundamentos da alínea h) do artigo 229.º, n.º 1, da Constituição Política, que dá às regiões autónomas poderes de superintendência nos serviços, institutos públicos e empresas nacionalizadas que exerçam a sua actividade exclusivamente na Região e noutros casos em que o interesse regional o justifique.

Assim, independentemente da qualificação jurídica das comissões regionais de turismo, que poderão ser encaradas como pessoas colectivas de direito público ou como serviços públicos personalizados, o resultado será sempre o mesmo, do ponto de vista dos interesses da Região; as Comissões Regionais de Turismo, atrás referidas, exercem a sua actividade exclusivamente na Região.

3 - A institucionalização da autonomia político-administrativa passa necessariamente pela criação das estruturas próprias capazes de dar aos órgãos do Governo da Região os meios necessários à prossecução dos fins para que foram criados.

O desenvolvimento turístico da Região e a dinamização urgente do sector, com a consequente definição de medidas de política a traçar e de objectivos a atingir, apontam para a criação de estruturas novas em dependência mais íntima do Governo Regional.

4 - Proceder à extinção das comissões regionais de turismo existentes na Região Autónoma dos Açores, apesar da sua criação por lei emanada dos órgãos de soberania, é matéria da competência legislativa das regiões autónomas.

Uma interpretação dos artigos 229.º da Constituição e 33.º do Estatuto levaram esta Assembleia a tal conclusão.

Assim, a Assembleia Regional dos Açores decreta, nos termos do artigo 229.º, n.º 1, alínea a), da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Na Região Autónoma dos Açores são extintas as Comissões Regionais de Turismo das ilhas de S. Miguel e Santa Maria, da ilha Terceira e da Horta.

Art. 2.º As atribuições e competência, o pessoal, as receitas e todo o património bem como as responsabilidades das extintas Comissões Regionais de Turismo transitam para o Governo Regional, ficando afectos à Secretaria Regional dos Transportes e Turismo.

Aprovado pela Assembleia Regional dos Açores em 21 de Novembro de 1977.

O Presidente da Assembleia Regional dos Açores, Álvaro P. da Silva Leal Monjardino.

Assinado em 26 de Julho de 1978.

Publique-se.

O Ministro da República, Octávio de Carvalho Galvão de Figueiredo.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/09/27/plain-148658.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/148658.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1956-06-04 - Lei 2082 - Presidência da República

    Incumbe o Estado, por intermédio dos órgãos centrais competentes e em colaboração com os órgãos locais, de promover a expansão do turismo nacional - Cria o Fundo de Turismo e extingue o Fundo dos Serviços de Turismo, criado pelo Decreto n.º 14890.

  • Tem documento Em vigor 1957-03-20 - Decreto 41035 - Presidência do Conselho

    Insere disposições relativas à criação das regiões de turismo instituidas pela Lei 2082, de 4 de Abril de 1956.

  • Tem documento Em vigor 1960-10-10 - Decreto 43208 - Presidência do Conselho - Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo

    Cria a Região de Turismo da Horta constituído pela área dos concelhos do Faial, Pico, Flores e Corvo.

  • Tem documento Em vigor 1961-08-26 - Portaria 18703 - Presidência do Conselho - Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo

    Designa a composição da comissão regional de turismo da Horta.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1983-12-02 - DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL 36/83/A - ASSEMBLEIA REGIONAL DOS AÇORES (Utilizar até 11 de Agosto de 1989)

    Aplica à Região Autónoma dos Açores o Regulamento do Imposto de Turismo, aprovado pelo Decreto-Lei nº 134/83, de 19 de Março.

  • Tem documento Em vigor 1983-12-02 - Decreto Legislativo Regional 36/83 - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Regional

    Aplica à Região Autónoma dos Açores o Regulamento do Imposto de Turismo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 134/83, de 19 de Março

  • Tem documento Em vigor 1987-08-31 - Acórdão 267/87 - Tribunal Constitucional

    Declara a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, do artigo único do Decreto Legislativo Regional n.º 35/84/A, de 16 de Novembro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda