A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 353-R/77, de 29 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Permite que qualquer instituição de crédito cujas disponibilidades de caixa excedam as reservas mínimas legais possa ceder a outra a totalidade ou parte desses excedentes.

Texto do documento

Decreto-Lei 353-R/77

de 29 de Agosto

Considerando a experiência obtida com a aplicação do disposto no Decreto 631/76, de 28 de Julho, sobre as operações de cedência de eventuais excedentes de disponibilidades de caixa entre determinadas categorias de instituições de crédito;

Reconhecendo a conveniência de, por um lado, alargar os prazos máximos de realização daquelas operações, liberalizando as respectivas taxas de juro, e, por outro lado, facilitar a sua forma de processamento:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - Qualquer instituição de crédito cujas disponibilidades de caixa excedam as reservas mínimas legais poderá ceder a outra, nos termos do presente decreto, a totalidade ou parte desses excedentes, representada por dinheiro em cofre ou por depósitos à ordem no Banco de Portugal.

2. O Banco de Portugal fixará os prazos por que as aludidas operações serão realizáveis, mas em caso algum esses prazos poderão exceder cento e oitenta dias.

Art. 2.º As operações de cedência dos mencionados excedentes de disponibilidades de caixa serão efectuadas em termos a estabelecer por circular do Banco de Portugal, desde que a contabilidade das instituições intervenientes revele os montantes e prazos dos débitos vincendos.

Art. 3.º Os créditos de que se faz titular uma instituição de crédito resultantes das operações a que alude o artigo 1.º, poderão ser cedidos, em qualquer momento, a outra instituição de crédito, em termos a definir igualmente por circular do Banco de Portugal.

Art. 4.º - 1. Os créditos resultantes das operações a que alude o presente diploma vencerão juros às taxas que forem acordadas pelas instituições de crédito interessadas.

2. Relativamente a operações que, por prazos iguais, forem contratadas no mesmo dia, não poderão aplicar-se taxas de juro diferentes.

3. O Banco de Portugal poderá fixar, quando o julgue necessário, e de acordo com os prazos estabelecidos no termos do n.º 2 do artigo 1.º, os limites das taxas de juro que deverão aplicar-se às operações mencionadas no mesmo artigo.

Art. 5.º - 1. As importâncias dos créditos resultantes das operações efectuadas nos termos do artigo 1.º não serão contáveis como disponibilidades de caixa.

2. O Banco de Portugal determinará ainda as condições em que os referidos créditos poderão ser considerados para efeito de cobertura de responsabilidades da instituição credora.

Art. 6.º - 1. O Banco de Portugal assegurará os contactos entre as instituições de crédito que disponham de excedentes de disponibilidades de caixa e as que pretendam obter tais disponibilidades.

2. As instituições de crédito que venham a efectuar cedências de disponibilidades de caixa, nos termos do presente diploma, prestarão ao Banco de Portugal, de acordo com as instruções por ele transmitidas, os elementos informativos sobre as importâncias e demais características dessas operações.

Art. 7.º O presente diploma, que revoga o Decreto 631/76, de 26 de Julho, entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Mário Soares - António Francisco Barroso de Sousa Gomes - Henrique Medina Carreira.

Promulgado em 29 de Agosto de 1977.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/08/29/plain-12784.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/12784.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-07-28 - Decreto 631/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro

    Estabelece normas relativas à transferência de excedentes temporários de caixa entre instituições de crédito.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-12-20 - Despacho Normativo 240/77 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Visa garantir e assegurar a solvabilidade das instituições de crédito.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-09 - Decreto-Lei 362/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Altera o Decreto Lei 42641, de 12 de Novembro de 1959, que estabelece disposições sobre a reorganização do sistema de crédito e de estrutura bancária.

  • Tem documento Em vigor 1984-01-23 - Decreto-Lei 32/84 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Altera o Decreto-Lei nº 353-R/77, de 29 de Agosto, que define o regime jurídico do Mercado Monetário Interbancário.

  • Tem documento Em vigor 1985-08-02 - Decreto-Lei 315/85 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Altera as normas de funcionamento do Mercado Monetário Interbancário.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda