A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 315/85, de 2 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Altera as normas de funcionamento do Mercado Monetário Interbancário.

Texto do documento

Decreto-Lei 315/85
de 2 de Agosto
A experiência colhida na realização das operações a que se refere o Decreto-Lei 353-R/77, de 29 de Agosto, aconselha a que o mercado monetário interbancário seja dotado de normas mais flexíveis que introduzam maiores facilidades e eficácia no seu funcionamento.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Qualquer instituição de crédito cujas disponibilidades de caixa excedam as reservas mínimas legais poderá ceder a outra, nos termos do presente diploma, a totalidade ou parte desses excedentes, representada por depósitos à ordem do Banco de Portugal.

2 - O Banco de Portugal poderá, excepcionalmente, autorizar outras instituições financeiras a realizar as operações previstas no número anterior.

3 - O Banco de Portugal poderá, dentro do condicionalismo que vier a definir, intervir no mercado monetário interbancário como cedente ou adquirente de fundos.

4 - Para os efeitos do número precedente, o Banco de Portugal estabelecerá as taxas das operações que realizar, tendo em atenção o comportamento do mercado monetário interbancário.

Art. 2.º - 1 - O Banco de Portugal fixará os prazos das aludidas operações, não podendo os mesmos exceder 90 dias.

2 - As operações previstas no presente diploma serão efectuadas em termos a estabelecer pelo Banco de Portugal, devendo a contabilidade das instituições intervenientes relevar os montantes e prazos das mesmas.

Art. 3.º - 1 - As instituições que pretenderem realizar as operações previstas no n.º 1 do artigo 1.º deverão solicitar autorização prévia ao Banco de Portugal.

2 - A qualquer instituição autorizada a intervir no mercado monetário interbancário o Banco de Portugal poderá fixar limites para a realização das operações previstas no presente diploma ou suspender temporária ou permanentemente a realização das mesmas operações.

Art. 4.º Os créditos resultantes das operações a que alude o presente diploma vencerão juros às taxas que forem acordadas pelas instituições intervenientes.

Art. 5.º - 1 - Compete ao Banco de Portugal emitir as instruções necessárias ao funcionamento do mercado monetário interbancário.

2 - As instituições que realizem operações reguladas no presente diploma prestarão ao Banco de Portugal, de acordo com as instruções por ele transmitidas, elementos informativos sobre as mesmas.

3 - O Banco de Portugal poderá divulgar, com a periodicidade que tiver por conveniente, informação estatística relativa às importâncias, às taxas de juro e aos prazos das operações.

Art. 6.º Sem prejuízo das condições estabelecidas nos termos do n.º 3 do artigo 1.º, aos depósitos constituídos no Banco de Portugal e aos créditos por este concedidos para a realização das operações reguladas neste diploma não se aplica o disposto nas alíneas d) e e) do artigo 35.º da Lei Orgânica do Banco de Portugal em vigor.

Art. 7.º Fica revogado o Decreto-Lei 353-R/77, de 29 de Agosto.
Art. 8.º O presente diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Junho de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - Ernâni Rodrigues Lopes.

Promulgado em 22 de Julho de 1985.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 23 de Julho de 1985.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14614.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-08-29 - Decreto-Lei 353-R/77 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro

    Permite que qualquer instituição de crédito cujas disponibilidades de caixa excedam as reservas mínimas legais possa ceder a outra a totalidade ou parte desses excedentes.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-06-26 - Decreto-Lei 164/86 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro

    Estabelece normas relativas à actividade de mediador no mercado monetário.

  • Tem documento Em vigor 1987-04-18 - Decreto-Lei 166/87 - Ministério das Finanças

    Dá nova redacção ao n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 315/85, de 2 de Agosto (Altera normas de funcionamento do Mercado Monetário Interbancário).

  • Tem documento Em vigor 1990-04-20 - Decreto-Lei 132/90 - Ministério das Finanças

    Aprova normas relativas à constituição de disponibilidades mínimas de caixa por parte das instituições financeiras. Altera o orgânica do Banco de Portugal aprovada pelo Decreto-Lei nº 644/75 de 15 de Novembro, assim como os Decretos-Leis nºs 315/85 de 2 de Agosto (normas de funcionamento do mercado monetário interbancário) 321-A/85 de 5 de Agosto e 445-A/88 de 5 de Dezembro (ambos relativos à emissão de dívida pública).

  • Tem documento Em vigor 1999-01-28 - Decreto-Lei 22/99 - Ministério das Finanças

    Prevê o sistema de registo e liquidação de valores mobiliários de natureza monetária pelo Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 2021-03-23 - Decreto-Lei 23/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda