Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 16418/2011, de 23 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Procedimento concursal comum para ocupação de oito postos de trabalho (perfil 1 - um lugar, perfil 2 - três lugares, perfil 3 - um lugar, perfil 4 - um lugar, perfil 5 - um lugar, perfil 6 - um lugar) da carreira e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, do mapa de pessoal da UC DRH048-11-259

Texto do documento

Aviso 16418/2011

Nos termos do artigo 19.º da Portaria 83-A/2009, de 22 de Janeiro, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011, de 6 de Abril, torna-se público que, por despacho do Senhor Vice-Reitor, Prof. Doutor Henrique Santos do Carmo Madeira, de 01/08/2011, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir da data de publicação do presente Aviso no Diário da República, procedimento concursal comum para ocupação de 8 postos de trabalho (perfil 1 - 1 lugar, perfil 2 - 3 lugares, perfil 3 - 1 lugar, perfil 4 - 1 lugar, perfil 5 - 1 lugar, perfil 6 - 1 lugar) da carreira e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, do mapa de pessoal da Universidade de Coimbra.

1 - Legislação aplicável: Lei 55-A/2010, de 31 de Dezembro; Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro; Lei 59/2008, de 11 de Setembro; Lei 62/2007, de 10 de Setembro; Decreto-Lei 29/2001, de 3 de Fevereiro; Decreto-Regulamentar 14/2008, de 31 de Julho; Portaria 1553-C/2008 de 31 de Dezembro e Portaria 83-A/2009, de 22 de Janeiro, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011, de 6 de Abril.

2 - Local de trabalho: Universidade de Coimbra.

3 - Referência do procedimento: DRH048-11-259.

4 - Caracterização dos postos de trabalho:

Perfil 1 - Funções de estudo, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, a exercer com responsabilidade e autonomia, ainda que com enquadramento superior qualificado, no âmbito da gestão e técnicas de trabalho de laboratório científico de microbiologia.

Perfil 2 - Funções de estudo, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, a exercer com responsabilidade e autonomia, ainda que com enquadramento superior qualificado, no âmbito da gestão e técnicas de trabalho de laboratório científico de citogenética.

Perfil 3 - Funções de estudo, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, a exercer com responsabilidade e autonomia, ainda que com enquadramento superior qualificado, no âmbito da gestão e técnicas de trabalho de laboratório científico de biologia molecular.

Perfil 4 - Funções de estudo, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, a exercer com responsabilidade e autonomia, ainda que com enquadramento superior qualificado, no âmbito da gestão e técnicas de trabalho de laboratório científico de biocinética e fisiologia do músculo.

Perfil 5 - Funções de estudo, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, a exercer com responsabilidade e autonomia, ainda que com enquadramento superior qualificado, no âmbito do apoio a actividades laboratoriais de ensino e investigação e ao funcionamento das aulas laboratoriais e laboratórios didácticos, manutenção das redes informáticas, electricidade e de fluidos.

Perfil 6 - Funções de estudo, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, a exercer com responsabilidade e autonomia, ainda que com enquadramento superior qualificado, no âmbito da gestão de laboratório científico de análises químicas e da implementação de técnicas analíticas.

5 - Requisitos de admissão: Os constantes do artigo 8.º da Lei 12-A/2008:

a) Nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

b) 18 anos de idade completos;

c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções; e

e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatórias.

6 - Em cumprimento do disposto no n.º 4 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008, o recrutamento inicia-se de entre trabalhadores com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida.

7 - Não podem ser admitidos os candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal da U.C., idênticos aos postos de trabalho a ocupar com o presente procedimento.

8 - Nos termos do artigo 40.º da Lei 55-A/2010, por despacho do Senhor Vice-Reitor, Prof. Doutor Henrique Santos do Carmo Madeira, de 01/08/2011, foi emitido parecer favorável ao recrutamento de trabalhadores com prévia relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado de órgãos e serviços das administrações regionais e autárquicas.

9 - Nos termos do disposto nos n.os 6 e 7 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008 e considerando a urgência que reveste o procedimento, foi também na mesma data emitido parecer favorável ao recrutamento de trabalhadores com relação jurídica de emprego público por tempo determinado ou determinável ou sem relação jurídica de emprego público previamente estabelecida, no caso de impossibilidade de ocupação dos postos de trabalho por aplicação do disposto no n.º 4 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008.

10 - Habilitações literárias:

Perfil 1 - Licenciatura em Biotecnologia;

Perfil 2 - Licenciatura em Biologia ou em Análises Clínicas e Saúde Pública;

Perfil 3 - Licenciatura em Bioquímica, Química, Engenharia Química ou Biologia;

Perfil 4 - Licenciatura em Biologia;

Perfil 5 - Licenciatura na área de tecnologias;

Perfil 6 - Licenciatura na área de tecnologias.

11 - Formalização das candidaturas:

11.1 - É adoptado o formulário tipo de candidatura a procedimento concursal, a utilizar obrigatoriamente pelos candidatos e que se encontra disponível no Centro de Atendimento do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da U.C., situado no Pólo I da U.C., Edifício da Faculdade de Medicina, 1.º andar, Rua Larga, 3004-504 Coimbra. Contactos: endereço de correio electrónico - rh.ajuda@uc.pt; números de telefone - 239 242 720/731; e na página online da Administração da U.C. - o download poderá ser efectuado através do endereço http://www.uc.pt/drh/rm/pconcursais/pessoal_naodocente /forms.

11.2 - Documentos a anexar:

11.2.1 - Cada candidato deverá anexar ao requerimento os seguintes documentos:

Anexo 1 - Fotocópia dos documentos comprovativos das habilitações literárias;

Anexo 2 - Fotocópia dos certificados das acções de formação frequentadas, relacionadas com a área funcional do lugar a que se candidata;

Anexo 3 - Curriculum Vitae datado e assinado.

11.2.2 - Além dos documentos referidos no ponto 11.2.1., os candidatos titulares de uma relação jurídica de emprego público, exceptuando os trabalhadores pertencentes à U.C. no momento da candidatura, deverão, ainda, apresentar:

Anexo 4 - Declaração, emitida e autenticada pelo serviço de origem, que comprove a categoria que detém, a carreira em que se encontra integrado, a posição remuneratória, a natureza da relação jurídica de emprego público de que é titular, a respectiva antiguidade, bem como as menções qualitativas e quantitativas obtidas nas avaliações de desempenho relativas aos últimos 3 anos;

Anexo 5 - Declaração, emitida e autenticada pelo serviço de origem, contendo a caracterização do conteúdo funcional correspondente ao posto de trabalho que o candidato ocupa ou, sendo trabalhador em situação de mobilidade especial, que por último ocupou.

11.2.3 - Os candidatos com deficiência, para efeitos de admissão ao procedimento concursal devem, ainda, apresentar, juntamente com os documentos previstos no ponto 11.2.1. e, quando seja o caso, no ponto 11.2.2.:

Anexo 6 - Declaração, sob compromisso de honra, do respectivo grau de incapacidade e tipo de deficiência, nos termos do Decreto-Lei 29/2001, e dos arts. 13.º e 14.º do Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, aprovado pela Lei 59/2008.

11.3 - A não apresentação dos documentos exigidos, em conformidade com o ponto 11.2., determina a exclusão do procedimento.

11.4 - O formulário tipo devidamente preenchido, confirmado e assinado, bem como os documentos referidos no ponto 11.2, deverão, até ao termo do prazo fixado, ser entregues pessoalmente, no Centro de Atendimento do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da Administração da U.C., situado no Pólo I da U.C., Edifício da Faculdade de Medicina, 1.º andar, Rua Larga, 3004-504 Coimbra, em funcionamento entre as 09h00 e as 17h00, ou enviados por correio registado com aviso de recepção para a mesma morada, indicando no sobrescrito, obrigatoriamente e de forma visível, a referência do presente procedimento concursal, indicada no ponto 3, e respectivo perfil.

11.5 - Não serão admitidas candidaturas remetidas por via electrónica.

11.6 - As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.

12 - Métodos de selecção: Nos termos previstos no artigo 53.º da Lei 12-A/2008, nos n.os 1 e 2 do artigo 6.º e no n.º 1 do artigo 7.º da Portaria 83-A/2009, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011:

12.1 - Para os candidatos identificados no n.º 4 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008 que:

12.1.1 - Cumulativamente, sejam titulares da categoria e se encontrem a cumprir ou a executar as atribuições, competências ou actividades caracterizadoras dos postos de trabalho para cuja ocupação se publicita o presente procedimento ou, tratando-se de candidatos colocados em situação de mobilidade especial, se tenham por último encontrado a executar as atribuições, competências ou actividades caracterizadoras dos postos de trabalho para cuja ocupação se publicita o presente procedimento e,

12.1.2 - Não exerçam, por escrito, o direito estabelecido, no n.º 2 do artigo 53.º da Lei 12-A/2008,

Serão utilizados os seguintes métodos de selecção:

I. Método de selecção obrigatório: avaliação curricular (AC);

II. Método de selecção facultativo ou complementar: entrevista profissional de selecção (EPS).

12.2 - Para os restantes candidatos identificados no n.º 4 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008, serão utilizados os seguintes métodos de selecção:

III. Método de selecção obrigatório: prova de conhecimentos (PC);

IV. Método de selecção facultativo ou complementar: entrevista profissional de selecção (EPS).

12.3 - Para os candidatos identificados no n.º 6 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008, serão utilizados os seguintes métodos de selecção:

V. Métodos de selecção obrigatórios: prova de conhecimentos (PC) e avaliação psicológica (AP);

VI. Método de selecção facultativo ou complementar: entrevista profissional de selecção (EPS).

12.4 - A avaliação curricular (AC) visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida.

12.5 - A prova de conhecimentos (PC) visa avaliar os conhecimentos académicos e ou profissionais, bem como competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício da função. As competências técnicas traduzem-se na capacidade para aplicar os conhecimentos a situações concretas e à resolução de problemas no âmbito das actividades a desenvolver. A prova incide sobre os conteúdos identificados em anexo, uns de natureza genérica, outros de natureza mais específica, pretendendo-se também aferir o adequado conhecimento da língua portuguesa.

Esta será de natureza teórica, revestindo forma escrita, e efectuada individualmente, em suporte de papel. Terá a duração de 90 minutos. É permitida a consulta de legislação.

12.6 - A entrevista profissional de selecção (EPS) visa avaliar, de forma objectiva e sistemática, experiência profissional e aspectos comportamentais evidenciados durante a interacção estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

12.7 - A avaliação psicológica (AP) visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências previamente definido.

13 - Os candidatos admitidos serão convocados para realização dos métodos de avaliação, nos termos previstos no n.º 1 do artigo 32.º da Portaria 83-A/2009, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011, com indicação do local, data e horário em que os mesmos devam ter lugar.

14 - A classificação final (CF) será obtida numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se a valoração até às centésimas, mediante a aplicação das seguintes fórmulas, respectivamente:

CF = (AC x 70 %) + (EPS x 30 %);

CF = (PC x 70 %) + (EPS x 30 %);

CF = (PC x 50 %) + (AP x 25 %) + (EPS x 25 %).

15 - Serão excluídos do procedimento os candidatos que tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos ou fases, não lhe sendo aplicado o método ou fase seguinte, bem como os candidatos que aos mesmos não tenham comparecido.

16 - Será elaborada uma lista unitária de ordenação final dos candidatos, ainda que, no procedimento, lhes tenham sido aplicados diferentes métodos de selecção.

17 - Em caso de igualdade de valoração entre os candidatos serão adoptados os critérios de ordenação preferencial previstos no artigo 35.º da Portaria 83-A/2009, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011.

18 - As actas da(s) reunião(ões) do Júri onde constam os parâmetros de avaliação e ponderação de cada um dos métodos de selecção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, serão facultadas aos candidatos, sempre que solicitadas.

19 - Além das comunicações aos candidatos previstas na legislação em vigor, a lista dos candidatos com os resultados obtidos em cada método de selecção intercalar e a lista unitária de ordenação final dos candidatos serão publicitadas na página online da Administração da U.C., no seguinte endereço: http://www.uc.pt/drh/rm/pconcursais/pessoal_naodocente/comuns, e afixadas nas instalações da Administração.

20 - Atendendo às necessidades funcionais do Serviço e à importância que assume o célere suprimento das mesmas para o seu regular funcionamento, considera-se que o recrutamento tem carácter urgente pelo que, a utilização dos métodos de selecção será efectuada de forma faseada, em tranches de sete candidatos no perfil 1, de onze candidatos no perfil 2, de sete candidatos no perfil 3, de sete candidatos no perfil 4, de sete candidatos no perfil 5 e de sete candidatos no perfil 6, nos termos do artigo 8.º da Portaria 83-A/2009, alterada e republicada pela Portaria 145-A/2011.

21 - Nos termos do n.º 10 do artigo 55.º da Lei 12-A/2008, da alínea b) do n.º 1 artigo 26.º da Lei 55-A/2010, da Portaria 1553-C/2008 e do Decreto Regulamentar 14/2008, a posição remuneratória de referência é a segunda da carreira e categoria de técnico superior, a que corresponde o nível remuneratório 15.

22 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.

23 - Júri:

Presidente - Isabel Maria Marques Carreira, Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da U.C..

Vogais efectivos - Marta Piñeiro Gomez, Professora Auxiliar do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U.C. e José António de Carvalho Paixão, Professor Catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U.C..

Vogais suplentes - Ana Isabel Castro Jardim, técnica superior da Faculdade de Medicina da U.C. e Odete Cláudia Rodrigues Azevedo, técnica superior da Divisão de Formação e do Desenvolvimento do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da Administração da U.C.

24 - O Presidente do júri será substituído, nas suas faltas ou impedimentos, pelo vogal efectivo indicado em primeiro lugar.

ANEXO

Perfil 1

Temas a abordar:

Enquadramento legislativo e regulamentar da UC e, em particular da FMUC;

Diagnóstico de agentes infecciosos por técnicas de biologia molecular;

Identificação de microrganismos por análise de sequências de fragmentos de DNA;

Diagnóstico de infecções por técnicas de imunofluorescência;

Quantificação da expressão de genes por RT-PCR em tempo real.

Bibliografia/legislação aconselhada:

Estatutos Universidade de Coimbra (Despacho Normativo 43/2008, de 1 de Setembro;

Estatutos da Faculdade Medicina da Universidade Coimbra (Regulamento 222/2009, de 27 de Maio, republicado/ Declaração de rectificação 2657/2009, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 210, de 29/10/2009);

Real-Time PCR in Microbiology From Diagnosis to Characterization, Ian M. Mackay, Caister Academic Press;

Invited Review, Quantification of mRNA using real-time reverse transcription PCR(RT-PCR): trends and problems, SA Bustin, Journal of Molecular Endocrinology (2002,23-29), on line version via http://www.Endocrinology.org;

IHC staining methods, Immunofluorescense, J. Paul Robinson PhD, Jennifer Sturgis B. S. and George L. Kumar PhD, fith edition, chapter 10;

Analysing real-time PCR data by the comparative Ct method, Thomas D Schmitten & Kenneth J. Livak, Nature Protocols, vol 3, n.º 6/2008/1101 ss.;

Manual Pratico de Microbiologia, Instituto de Microbiologia, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra/Coimbra 2010;

A new mathematical model for relative quantification in real-time RT-PCR, Michael W. Pfaffl, Nucleic Acids Research, 2001, vol. 29, n.º 9 00, Oxford University Press;

Real-Time polymerase chain reaction, Jochen Wilhelm and Alfred Pingoud, ChemBioChem 2003, 4, 1120-1128, http://www.chembiochem.org.

Perfil 2

Temas a abordar:

Noções básicas do enquadramento legislativo e regulamentar da UC;

Cariótipo convencional versus cariótipo molecular humano. Vantagens e desvantagens;

Amostras Biológicas para Citogenética convencional e Citogenética Molecular: Como processar? Em que sequência? Que cuidados a ter e como interpretar os resultados dos procedimentos práticos?;

Gene FMR1;

ArrayCGH no diagnóstico humano;

Quais os mecanismos biológicos implicados nas formação das diferentes alterações numéricas e estruturais e qual a nomenclatura associada a cada cromossomopatias.

Bibliografia/legislação aconselhada:

Estatutos Universidade de Coimbra (Despacho Normativo 43/2008, de 1 de Setembro;

Estatutos da Faculdade Medicina da Universidade Coimbra (Regulamento 222/2009, de 27 de Maio, republicado/ Declaração de rectificação 2657/2009, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 210, de 29/10/2009);

International System Cytogenetic Nomenclature. Shaffer L, Slovak M, Campbell LJ 2009;

Current Protocols in Human Genetics. Dracopoli N et al. Cap 4 - Cytogenetics. Cap 8 - Clinical Cytogenetics;

Molecular cytogenetic characterisation of a mosaic add (12)(p13.3) with an inv dup(3)(q26.31->qter) detected in an autistic boy. Isabel M. Carreira, Joana B. Melo, Carlos Rodrigues, Liesbeth Backx, Joris Vermeesch, Anja Weise, Nadezda Kosyakova, Guiomar Oliveira and Eunice Matoso. Molecular Cytogenet 2009, 2:16 http://www.molecularcytogenetics.org/content/2/1/16;

8p23.1 duplication syndrome; a novel genomic condition with unexpected complexity revealed by array CGH.John C. K. Barber, Viv K. Maloney, Shuwen Huang, David J. Bunyan, Lara Cresswell, Esther Kinning, Anna Benson, Tim Cheetham, Jonathan Wyllie, Sally Ann Lynch, Simon Zwolinski, Laura Prescott, Yanick Crow, Rob Morgan and Emma Hobson; European Journal of Human Genetics (2008) 16, 18-27;

FMR1: a gene with three faces. Ben A. Oostra and Rob Willemsen Biochim Biophys Acta. 2009 June; 1790(6): 467-477;

Validation and implementation of array comparative genomic hybridisation as a first line test in place of postnatal karyotyping for genome imbalance.Joo Wook Ahn, Kathy Mann, Sally Walsh, Marwa Shehab, Sarah Hoang, Zoe Docherty, Shehla Mohammed, Caroline Mackie Ogilvie. Molecular Cytogenetics 2010, 3:9. http://www.molecularcytogenetics.org/content/3/1/9;

Consensus Statement: Chromosomal microarray is a first-tier clinical diagnostic test for individuals with developmental disabilities or congenital anomalies. David T. Miller, Margaret P. Adam, Swaroop Aradhya, Leslie G. Biesecker, et al, The American Journal of Human Genetics 86, 749-764, May 14, 2010;

Detection of mosaicism for genome imbalance in a cohort of 3,042 clinical cases using oligonucleotide array CGH platform. S Hoang, JW Ahn, K Mann, S Bint, S Mansour, THomfray, S Mohammed, C M Ogilvie. Eur J Med Gen 54:121-129.2011;

Chromosome instability is common in human cleavage-stage embryos. Evelyne Vanneste, Thierry Voet, Cedric Le Caignec, Michele Ampe, Peter Konings, Cindy Melotte, Sophie Debrock, Mustapha Amyere, Miikka Vikkula, Frans Schuit, Jean-Pierre Fryns, Geert Verbeke, Thomas D'Hooghe, Yves Moreau and Joris R Vermeesch. Nature America, Inc. doi:10.1038/nm. April.2009;

Chromosome Preparation. Elisabeth Blennow; Encyclopedia of life sciences, 2005, John Wiley & Sons, Ltd.;

Chromosomal genetic disease: structural aberrations. Charleen M. Moore and Robert G. Best; Encyclopedia of life sciences, 2001, John Wiley & Sons, Ltd.;

Conflicting results of prenatal FISH with different probes for Down's Syndrome critical regions associated with mosaicism for a de novo del(21)(q22) characterised by molecular karyotyping: Case report. Christel Eckmann-Scholz, Stefan Gesk, Inga Nagel, Andrea Haake, Susanne Bens, Simone Heidemann, Monika Kautza, Christian Timke, Reiner Siebert, Almuth Caliebe. Eckmann-Scholz et al. Molecular Cytogenetics 2010, 3:16;

Outcome of pregnancies with trisomy 2 cells in chorionic villi. Stavros Sifakis, Ismini Staboulidou, Nerea Maiz, Voula Velissariou and Kypros H. Nicolaides. Prenat Diagn 2010; 30: 329-332;

Trisomy 7 mosaicism prenatally misdiagnosed and maternal uniparental disomy in a child with pigmentary mosaicism and Russell- Silver syndrome. F Petita, M Holder-Espinassea, B Duban-Bedub, S Bouquillonc, O Boute-Benejeana, A Bazind, V Roulande, S Manouvrier- Hanua and B Delobelb. Clinical Genetics. doi: 10.1111/j.1399-0004.2010.01621.x;

Confined placental mosaicism and genomic imprinting. Dagmar K. Kalousek and Michel Vekemans. Clinical Obstetrics and Gynaecology Vol. 14, No. 4, pp. 723-730, 2000. doi:10.1053/beog.2000.0107, available online at http://www.idealibrary.com;

Non-mosaic trisomy 20 of paternal origin in chorionic villus and amniotic fluid also detected in fetal blood and other tissues. Carme Morales, Esther Cuatrecasas, Irene Mademont-Soler, Núria Clusellas, Emma Peruga,Vicenç Català, Carles Garrido, Montserrat Milà, Anna Soler, Aurora Sánchez. European Journal of Medical Genetics 53 (2010) 197-200;

Parental mosaic trisomy 21 detected following maternal cell contamination of an amniotic fluid specimen from a normal male pregnancy. Melissa L. Street1, John C. K. Barber, Tracy A. Boyle, Katrina H. Ellis, Hilary Bullman and Tessa Homfray. Prenat Diagn 2007; 27: 858-860;

Confined placental mosaicism and pregnancy outcome: a distinction needs to be made between types 2 and 3. Jerome Toutain, C'ecile Labeau-Ga¤uzere, Thomas Barnetche, Jacques Horovitz and Robert Saura. Prenat Diagn 2010; 30: 1155-1164;

Prenatal diagnosis of trisomy 3 mosaicism. Ann-Leslie Zaslav, Guy Pierno, Jessica Davis, Arthur Fougner, Jessy Jacob, Rehana Kazi, Donna Blumenthal, Sandra Sturim, Meira Shaham and Joyce Fox. Prenat Diagn 2004; 24: 693-696.

Perfil 3

Temas a abordar:

Enquadramento legislativo e regulamentar da UC e, em particular da FMUC;

Acreditação de Laboratórios de Ensaio - Requisitos Técnicos e de Gestão;

Análise Microbiológica de Águas para Consumo Humano, Águas de Piscinas e Águas Termais - Parâmetros a ensaiar;

Método de Filtração por Membrana;

Método de Incorporação;

Preparação de diluições;

Preparação de meios de cultura;

Isolamento de colónias, repicagem e testes de confirmação para análise dos parâmetros Bactérias coliformes, Escherichia coli, Enterococos, Pseudomonas aeruginosa, Estafilococos produtores e não produtores de coagulase, Clostridium perfringens;

Controlo de Qualidade em Microbiologia: Controlo de qualidade de meios de cultura, interpretação de cartas de controlo, análise de duplicados e cálculo de incertezas;

Boas práticas laboratoriais em laboratório de microbiologia;

Análise Microbiológica de Alimentos, interpretação de resultados;

Análise do parâmetro Salmonella em águas e alimentos,

Análise de Legionella spp. em águas.

Bibliografia/legislação aconselhada:

Estatutos Universidade de Coimbra (Despacho Normativo 43/2008, de 1 de Setembro;

Estatutos da Faculdade Medicina da Universidade Coimbra (Regulamento 222/2009, de 27 de Maio, republicado/ Declaração de rectificação 2657/2009, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 210, de 29/10/2009);

Decreto Regulamentar 5/97, de 31 de Março;

Portaria 1220/2000, de 29 de Dezembro;

Decreto-Lei 236/98, de 1 de Agosto;

Decreto-Lei 306/2007, de 27 de Agosto;

Recomendação IRAR n.º 08/2005 - Procedimentos de amostragem de água para consumo humano em sistemas públicos de abastecimento;

Recomendação IRAR n.º 05/2005 - Método alternativo para análise de Bactérias coliformes e Escherichia coli;

NP EN ISO/IEC/17025: 2005 (Ed.2) - Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração;

OGC001 (IPAC) - Guia interpretativo da NP EN/ISO/IEC 17025;

OGC005 (IPAC)- Guia para estimativa de incerteza em ensaios microbiológicos;

ISO 7899-2:2000 (Ed.2)- Water quality - Detection and Enumeration of intestinal enterococci- Part 2: Membrane filtration method;

ISO 6222: 1999 (Ed.2) - Water quality - Enumeration of culturable micro-organisms - Colony count by inoculation in a nutrient agar culture medium;

HPA w5 - 3.1 - Enumeration of Clostridium perfringens by membrane filtration;

HPA w2 - 4.1 - Enumeration of Coliform Bacteria and Escherichia Coli by membrane filtration;

ISO 19458: 2006 (Ed.1)- Water quality sampling for microbiological analysis;

ISO 5667-5: 2006 (Ed.2)- Water quality - sampling - part 5: Guidance on the on sampling of drinking water from treatment works and piped distribution systems;

EN ISO 16266:2008 (Ed.1) - Water quality - Detection and enumeration of Pseudomonas aeruginosa. Method by membrane filtration;

NP 4343:1998 (Ed.1) - Qualidade da Água. Pesquisa e Quantificação de Estafilococos.

Perfil 4

Temas a abordar:

Enquadramento legislativo e regulamentar da UC, em particular da FCDEF;

Competências na área do funcionamento, calibração e manutenção de equipamentos Laboratoriais na area específica das Ciências do Desporto, nomeadamente:

Analisadores de gases Metamax Cortex e K4b2COSMED;

Analisadores de composição corporal Pletismógrafo BodPodComposition System, Modelo Bod Pod 2006;

Bioimpedância Akern, modelo BIA101;

Dinamómetro Isocinético Biodex Multijoint System 3 Pro;

Cicloergómetros Lode Excalibur Sport com pfm e Monark Ergomedic;

Remo ergómetro CONCEPT 2;

Kayacergómetro Dansprint;

Portable goniometer system PS800;

Sistema EMG "Muscle Tester" ME6000;

Sistema ECG Cosmed Quark C12;

Universal microplate reader Elisa ELX 800;

Contador de células Beckman Coulter Act diff;

Medidores de Lactatos YSI 2300 stat plus, LP20 Dr. Lange e Lactate Pro;

Competências associadas à recolha de dados nas seguintes áreas:

Avaliação directa do VO2 máx. com determinação do limiar anaeróbio;

Avaliação da potência e Capacidade Anaeróbia;

Análise Electromiográfica;

Análise da composição corporal por pletismografia por ar e por bioimpedância;

Medição da força dos membros inferiores e superiores por dinamometria Isocinética;

Recolha de saliva e análises bioquímicas de parâmetros imunológicos e hormonais;

Recolha de sangue por punção venosa e análises sanguíneas;

Competências no domínio dos programas de software:

Actilife version 3.5.0;

Actisoft version 3.2.2;

Metamax software capture version 3.31 e analysis version 3.31;

Lode Ergometry Manager+PFM+Wingate test;

Megawin version 2.3.614;

Biodex System 3 version 3.30;

Bodpod version 3.2.5;

Monark fitness test and analysis SW version 2.0;

Wingate power version 3.02a;

FV test;

Cosmed CPET software suite version 7.5A;

Bodygram 1.3;

YSI2300 STAT Plus;

ELx800;

Coulter AcT diff version 1.03.

Competências no domínio de Inglês escrito e falado.

Bibliografia/legislação aconselhada:

Estatutos da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Regulamento 163/2009, publicado no Diário da República., 2.ª série, n.º 78, de 22/4/2009);

Metamax Cortex Manual;

Bod Pod Body Composition Tracking System Operator's Manual;

K4b2 Cosmed User Manual;

http://osha.europa.eu/en;

http://ipac.pt;

Instruction manual Monark weight Ergometer Model 824 E;

Inbar, O; Bar-Or, O; Skinner, J (1996). The wingate anaerobic test. ISBN: 0-87322-946-0;

www.salimetrics.com;

Automated microplate reader ELX800 Operator's Manual.

Perfil 5

Temas a abordar:

Instrumentação laboratorial de Física;

Electrónica analógica e digital;

Sistemas de aquisição de dados.

Bibliografia aconselhada:

M. C. Abreu, L. Matias, L. F. Peralta, "Introdução à Física Experimental", Editorial Presença, 1994;

Malvino, "Princípios de Electrónica", vols 1 e 2, McGraw Hill, 2000;

Patrick Dann, "Measurement Data Analysis for Engineering and Science", McGraw Hill, 2005.

Perfil 6

Temas a abordar:

Absorção atómica;

Espectroscopia (ultravioleta-visível, infravermelho e de fluorescência);

Cromatografia (incluindo técnicas hifenadas).

Bibliografia aconselhada:

M. d'A. Rocha Gonsalves, M. E. Serra, M. Pineiro, "Espectroscopias Vibracional e Electrónica", Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2005;

M.L.S.S. Gonçalves, "Métodos Instrumentais para Análise de Soluções", Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1983;

J. Bassett, R.C. Denny, G.H. Jeffery, J. Mendham, "Vogel's Texbook of Quantitative Inorganic Analysis", 4th ed., Longman Group Limited, New York, 1978.

17/08/2011. - O Vice-Reitor, Prof. Doutor Henrique Santos do Carmo Madeira.

205036794

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1269651.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-03-31 - Decreto Regulamentar 5/97 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Aprova o Regulamento das Condições Técnicas e de Segurança dos Recintos de Diversões Aquáticas, publicado em anexo. O Regulamento visa definir as condições a que devem obedecer os recintos com diversões aquáticas, com vista a proporcionar adequadas condições de segurança dos utentes, a limitar os riscos da ocorrência de acidentes, a facilitar a evacuação dos ocupantes e sinistrados e a proporcionar a intervenção dos meios de socorro.

  • Tem documento Em vigor 1998-08-01 - Decreto-Lei 236/98 - Ministério do Ambiente

    Estabelece normas, critérios e objectivos de qualidade com a finalidade de proteger o meio aquático e melhorar a qualidade das águas em função dos seus principais usos, definindo os requisitos a observar na utilização das águas para os seguintes fins: águas para consumo humano, águas para suporte da vida aquícola, águas balneares e águas de rega; assim como as normas de descarga das águas residuais na água e no solo. Atribui competências a diversas entidades relativa e especificamente a cada um daqueles dom (...)

  • Tem documento Em vigor 2001-02-03 - Decreto-Lei 29/2001 - Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública

    Estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%, em todos os serviços e organismos da administração central, regional autónoma e local.

  • Tem documento Em vigor 2007-08-27 - Decreto-Lei 306/2007 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Estabelece o regime da qualidade da água destinada ao consumo humano, revendo o Decreto-Lei n.º 243/2001, de 5 de Setembro, que transpôs para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 98/83/CE (EUR-Lex), do Conselho, de 3 de Novembro.

  • Tem documento Em vigor 2007-09-10 - Lei 62/2007 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e ainda a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia.

  • Tem documento Em vigor 2008-02-27 - Lei 12-A/2008 - Assembleia da República

    Estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.

  • Tem documento Em vigor 2008-07-31 - Decreto Regulamentar 14/2008 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Estabelece os níveis da tabela remuneratória única correspondentes às posições remuneratórias das categorias das carreiras gerais de técnico superior, de assistente técnico e de assistente operacional.

  • Tem documento Em vigor 2008-09-11 - Lei 59/2008 - Assembleia da República

    Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas e respectivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Portaria 1553-C/2008 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova a tabela remuneratória única dos trabalhadores que exercem funções públicas, contendo o número de níveis remuneratórios e o montante pecuniário correspondente a cada um e actualiza os índices 100 de todas as escalas salariais.

  • Tem documento Em vigor 2009-01-22 - Portaria 83-A/2009 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Regulamenta a tramitação do procedimento concursal nos termos do n.º 2 do artigo 54.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro (LVCR).

  • Tem documento Em vigor 2010-12-31 - Lei 55-A/2010 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para o ano de 2011. Aprova ainda o sistema de incentivos fiscais em investigação e desenvolvimento empresarial II (SIFIDE II) e o regime que cria a contribuição sobre o sector bancário.

  • Tem documento Em vigor 2011-04-06 - Portaria 145-A/2011 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Altera (primeira alteração) a Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de Janeiro, que regulamenta a tramitação do procedimento concursal nos termos do n.º 2 do artigo 54.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, e republica-a em anexo.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda