A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 139/84, de 5 de Março

Partilhar:

Sumário

Revê o regime dos preços a praticar nos parques de campismo e caravanismo públicos.

Texto do documento

Portaria 139/84
de 5 de Março
A Portaria 952/82,.de 2 de Outubro, que veio regulamentar o regime dos preços a praticar nos parques de campismo e caravanismo públicos, instituiu um regime misto de preços livres e declarados.

Considera-se, porém, que a exploração destes parques, como estruturas turísticas que são, deve assumir o carácter de actividade essencialmente privada e pautar-se, por isso, pelas regras da boa gestão e da concorrência.

Nesta perspectiva, à semelhança do que acontece com as demais actividades turísticas, entende-se que as entidades exploradoras dos parques devem ser integralmente responsáveis por todos os elementos da sua exploração, incluindo os preços que praticam.

Considera-se, por isso, oportuno rever o regime em vigor, em ordem a adaptá-lo à orientação enunciada.

Tendo, porém, em vista a necessidade de informação da Direcção-Geral do Turismo, estabelecem-se regras que lhe permitam poder exercer da melhor forma as suas funções neste campo.

Nestes termos:
Ao abrigo do disposto no artigo 45.º do Decreto Regulamentar 38/80, de 19 de Agosto:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado do Turismo, aprovar o seguinte:

1.º - 1 - Os preços a praticar nos parques de campismo públicos ficam sujeitos ao regime de preços livres previsto na alínea f) do n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 329-A/74, de 10 de Julho, sem prejuízo das normas constantes do presente diploma.

2 - O disposto no número anterior é aplicável aos preços dos alojamentos complementares previstos no artigo 27.º do Decreto Regulamentar 38/80, de 19 de Agosto.

2.º Os preços a praticar devem incluir todos os impostos, taxas e demais encargos devidos pelo cliente, sem que deles conste qualquer discriminação.

3.º - 1 - Os preços serão afixados por dia de estada no parque.
2 - Os preços indicados no número anterior incluem a utilização das instalações comuns e, quanto aos alojamentos complementares referidos no n.º 2 do n.º 1.º deste diploma, incluem ainda a utilização das respectivas salas, terraços e demais dependências privativas.

3 - O preço de cada estada é calculado pelo número de noites passadas no parque, entendendo-se que o dia de saída termina ao pôr do Sol.

4 - A utilização do parque por período inferior a 24 horas implica pagamento do preço correspondente a 1 dia.

5 - Os serviços não abrangidos na utilização das instalações comuns serão pagos separadamente.

4.º - 1 - Será gratuita a estada de crianças até aos 4 anos, inclusive, e facturada a meios preços a de crianças de 5 a 10 anos.

2 - Pela instalação de uma cama suplementar nos alojamentos complementares referidos no n.º 2 do n.º 1.º desta portaria poderá ser cobrada uma importância igual a 25% do preço correspondente a cada pessoa, calculado de acordo com a capacidade e preço do aposento.

3 - Os menores de idade inferior a 10 anos beneficiarão, obrigatoriamente, de uma redução de 50% da importância prevista no número anterior quando ocuparem uma cama suplementar no aposento das pessoas que os acompanharem.

5.º - 1 - Os preços praticados nos parques não poderão ser superiores aos comunicados à Direcção-Geral do Turismo nos termos do n.º 8.º desta portaria e constarão sempre de uma tabela elaborada segundo o modelo anexo e escrita, pelo menos, em português, francês e inglês, a qual será afixada na respectiva recepção, em local bem visível pelo público.

2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, das tabelas constarão os preços por cada dia de utilização do parque, correspondente designadamente a:

a) Estada, por pessoa;
b) Duche quente;
c) Electricidade;
d) Tenda;
e) Motos ou bicicletas;
f) Automóveis ou autocarros;
g) Caravanas e reboques habitáveis;
h) Alojamento complementar;
i) Visitantes, por pessoa;
j) Quaisquer outros serviços disponíveis.
3 - As tabelas deverão ainda explicitar os meses abrangidos nas diversas épocas, quando haja lugar a diferenciação de preços.

6.º - 1 - Quando da entrada do cliente no parque, deverá ser-lhe entregue um exemplar da tabela referida no n.º 1 do n.º 5.º deste diploma.

2 - Os preços constantes da tabela entregue ao cliente não poderão ser elevados durante a sua estada, salvo se esta se prolongar por um período superior a 60 dias contados da data da sua entrada.

3 - No caso previsto na última parte do número anterior, os novos preços poderão ser praticados a partir do 61.º dia, entregando-se ao cliente nessa data a nova tabela de preços.

7.º - 1 - Na venda aos campistas de bens de uso corrente, as empresas ou entidades exploradoras dos parques não poderão praticar preços superiores aos resultantes dos regimes legais a que os mesmos estejam sujeitos.

2 - Das importâncias pagas pelos campistas ser-lhes-á sempre entregue um documento discriminado comprovativo da despesa efectuada.

8.º - 1 - Sem prejuízo do estabelecido no n.º 1.º desta portaria, as empresas ou entidades exploradoras de parques de campismo públicos deverão comunicar à Direcção-Geral de Turismo, até 30 de Novembro de cada ano, os preços mais elevados que pretendem praticar durante o ano seguinte, para efeitos de informação turística.

2 - A comunicação dos preços referidos no número anterior deverá ser enviada por carta registada com aviso de recepção.

9.º - 1 - As infracções ao disposto na presente portaria serão punidas nos termos do Decreto Regulamentar 38/80, de 19 de Agosto, se punição mais grave lhes não couber e sem prejuízo do disposto nos números seguintes.

2 - A falta de afixação da tabela de preços conforme o estabelecido no n.º 1 do n.º 5.º deste diploma constitui contra-ordenação prevista e punida nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 64.º do Decreto-Lei 28/84, de 20 de Janeiro.

3 - A infracção ao disposto no n.º 1 do n.º 6.º desta portaria será punida com multa de 5000$00 por cada cliente em relação ao qual haja sido cometida.

4 - Para efeitos do disposto na parte final do artigo 66.º do Decreto Regulamentar 38/80, de 19 de Agosto, as infracções ao disposto na presente portaria são consideradas infracções em matéria de preços.

10.º Relativamente ao ano de 1984, a comunicação prevista no n.º 1 do n.º 8.º deste diploma deverá ser feita até ao dia 31 de Março do ano em curso.

11.º Fica revogada a Portaria 925/82, de 2 do Outubro.
Secretaria de Estado do Turismo.
Assinada em 14 de Fevereiro de 1984.
O Secretário de Estado do Turismo, Joaquim Ferreira do Amaral.

Modelo da tabela de preços
(N.º 1 do n.º 5.º da Portaria 139/84)
TABELA DE PREÇOS
Taxas (tarifs, rates, Preise)
Parque de Campismo (Camping) de ...
Classificação ...
(Classification)
(Einteilung)
Por dia (per day, por jour, täglich)
Pessoa (person, personne, Person):
Até 4 anos ... Grátis (free of charge, gratuit, unentgeltlich)
De 5 a 10 anos ... -$-
Mais de 10 anos ... -$-
Tenda, cozinha, avançado, toldo:
(Tent, kitchen, caravan tent, tilt)
(Tent, cuisine, auvent, bâche)
(Zelt, Kuche, Karavan Zelt, Decke)
Até 3 m2 ... -$-
De 3 m2 a 12 m2 ... -$-
De 12 m2 a 20 m2 ... -$-
Mais de 20 m2 ... -$-
Caravana, autocaravana, reboque:
(Caravan, family van, trailer)
(Caravane, studio car, pliante)
(Karavane, Bettwagen, Anhaenger)
Até 4 m ... -$-
De 4 m a 6 m ... -$-
Mais de 6 m ... -$-
Automóvel (car, voiture, Personenwagen) ... -$-
Moto ou velocípede com motor (motorcyclette, motor cycle, Motorrad) ... -$-
Autocarro (autobus, bus, Autobus) ... -$-
Duche quente (hot shower, douche chaud, Dusche) ... -$-
Electricidade (electricity, électricité, Licht) ... -$-

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/115743.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

  • Tem documento Em vigor 1980-08-19 - Decreto Regulamentar 38/80 - Ministério do Comércio e Turismo - Secretaria de Estado do Turismo

    Aprova o Regulamento dos Parques de Campismo.

  • Tem documento Em vigor 1982-10-02 - Portaria 925/82 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado do Turismo

    Fixa o novo regime de preços de parques de campismo e de caravanismo públicos.

  • Tem documento Em vigor 1982-10-08 - Portaria 952/82 - Ministérios das Finanças e do Plano, dos Assuntos Sociais e da Reforma Administrativa

    Altera o quadro de pessoal do Hospital de Santa Maria, aprovado pela Portaria n.º 661/80, de 16 de Setembro.

  • Tem documento Em vigor 1984-01-20 - Decreto-Lei 28/84 - Ministérios da Justiça, da Saúde, da Agricultura, Florestas e Alimentação, do Comércio e Turismo e da Qualidade de Vida

    Altera o regime em vigor em matéria de infracções antieconómicas e contra a saúde pública.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda