A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 211/84, de 2 de Julho

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições quanto à situação dos professores efectivos de Trabalhos Manuais e do 12.º grupo, adjuntos e extraordinários do quadro, que concluíram a profissionalização em exercício ao abrigo do artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 580/80, de 31 de Dezembro.

Texto do documento

Decreto-Lei 211/84

de 2 de Julho

Considerando que o artigo 39.º, n.º 1, do Decreto-Lei 580/80, de 31 de Dezembro, faculta aos professores efectivos de Trabalhos Manuais e do 12.º grupo a profissionalização em grupo, subgrupo ou disciplina diferentes daquele a que pertencem dentro da mesma área pedagógica, bem como a profissionalização aos professores adjuntos dos ensinos preparatório e secundário e aos extraordinários do quadro do ensino secundário;

Considerando que, após a profissionalização noutro grupo, subgrupo ou disciplina da mesma área pedagógica, os referidos professores poderão concorrer a esse grupo, subgrupo ou disciplina como profissionalizados não efectivos;

Considerando que importa estabelecer as inerentes e adequadas regras de transição, a fim de não pôr em causa direitos adquiridos pelos professores em questão:

Assim, o Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Os professores profissionalizados nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 39.º do Decreto-Lei 580/80, de 31 de Dezembro, colocados na sequência do respectivo concurso como professores profissionalizados não efectivos, ficarão na situação de requisitados no estabelecimento de ensino em que obtiverem colocação.

2 - Na situação referida no número anterior, os docentes poderão optar entre o vencimento do lugar de origem e o vencimento correspondente à categoria de profissionalizado não efectivo.

Art. 2.º Os professores mencionados no n.º 1 do artigo anterior solicitarão a exoneração do seu lugar de origem quando, na sequência de concurso, tomarem posse como professores efectivos do grupo, subgrupo ou disciplina em que realizarem a nova profissionalização.

Art. 3.º Aos professores referidos no artigo 1.º são garantidos, no grupo, subgrupo ou disciplina em que se efectivarem, todos os direitos adquiridos, nomeadamente a integração automática na fase em que se situavam, sem prejuízo da observância do disposto no artigo 11.º do Decreto-Lei 513-M1/79, de 27 de Dezembro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 31 de Maio de 1984. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares. - O Vice-Primeiro-Ministro, Carlos Alberto da Mota Pinto. - O Ministro de Estado, António de Almeida Santos. - O Ministro da Educação, José Augusto Seabra.

Promulgado em 15 de Junho de 1984.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 20 de Junho de 1984.

Pelo Primeiro-Ministro, Carlos Alberto da Mota Pinto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1984/07/02/plain-1140.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1140.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-12-27 - Decreto-Lei 513-M1/79 - Ministério da Educação

    Reestrutura a carreira docente dos professores da educação pré-escolar, do ensino primário e do ensino preparatório e secundário oficiais, estabelecendo novas categorias de vencimentos. Este diploma entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 1980.

  • Tem documento Em vigor 1980-12-31 - Decreto-Lei 580/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Estabelece normas relativas à docência nos ensinos preparatório e secundário.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-04-11 - Despacho Normativo 28/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Define a situação dos docentes efectivos de Trabalhos Manuais e do 12.º grupo que se encontrem a realizar o 2.º ano de profissionalização em exercício.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda