A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 100/82, de 27 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Aprova o novo quadro de pessoal do Observatório Astronómico de Lisboa, conforme mapa publicado em anexo. Estabelece as formas de recrutamento e o regime de provimento das diversas carreiras e categorias assim como a forma de transição dos actuais funcionários e agentes para o novo quadro de pessoal.

Texto do documento

Decreto 100/82

de 27 de Agosto

O Observatório Astronómico de Lisboa, criado pela Carta de Lei de 6 de Maio de 1878, rege-se, ainda hoje, pelo regulamento aprovado pelo Decreto de 20 de Junho de 1903. Efectivamente, poucas e pequenas foram as alterações introduzidas ao longo dos anos.

Têm vindo a desenvolver-se estudos conducentes à reestruturação do organismo, em ordem a conferir-lhe os meios de que carece para poder responder, em tempo oportuno, às solicitações internas e cooperar na realização de projectos científicos internacionais. Contudo, o desajustamento do quadro de pessoal do Observatório às necessidades e realidades actuais é tão grande que forçoso se torna tomar medidas imediatas neste campo.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º O quadro de pessoal do Observatório Astronómico de Lisboa é o constante do mapa anexo ao presente diploma.

Art. 2.º - 1 - As formas de recrutamento e o regime de provimento do pessoal investigador são os previstos no Decreto-Lei 415/80, de 27 de Setembro.

2 - As formas de recrutamento e o regime de provimento do pessoal técnico superior são os previstos no Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho.

3 - Os auxiliares técnicos de observatório são recrutados de entre indivíduos habilitados com a escolaridade obrigatória, sendo-lhes aplicável o disposto no artigo 13.º do Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho.

4 - As formas de recrutamento e o regime de provimento de oficiais administrativos são os constantes do artigo 11.º do Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho.

5 - As formas de recrutamento e o regime de provimento do pessoal operário são os previstos no artigo 14.º do Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho, e na Portaria 739/79, de 31 de Dezembro.

6 - O pessoal auxiliar, compreendendo as carreiras de contínuo e de guarda e as auxiliares de limpeza, rege-se pelo disposto no Decreto-Lei 191-C/79 e na lei geral.

Art. 3.º - 1 - O pessoal que venha prestando serviço no Observatório Astronómico de Lisboa será provido em lugares do quadro anexo ao presente diploma, com a salvaguarda dos direitos e regalias já adquiridos e com respeito pelas disposições legais aplicáveis, designadamente o n.º 3 da alínea b) do artigo 4.º do Decreto-Lei 140/81, de 30 de Maio.

2 - A transição dos actuais funcionários e agentes do Observatório Astronómico de Lisboa para as carreiras e categorias previstas no quadro anexo ao presente diploma, para efeitos do disposto no número anterior, far-se-á por diploma individual de provimento, com observância dos requisitos habilitacionais legalmente estabelecidos, e de acordo com as seguintes regras:

a) Os actuais astrónomos transitarão para os lugares da carreira de investigação que lhes competir após a reclassificação a operar nos termos do artigo 29.º do Decreto-Lei 415/80, de 27 de Setembro;

b) Os actuais astrónomos que sejam reclassificados em categorias da carreira de investigação para as quais a forma de provimento seja o contrato manterão o direito ao provimento definitivo;

c) Os restantes funcionários transitarão, consoante os casos e com salvaguarda das habilitações legais: para categoria igual à que o funcionário ou agente já possui; para categoria que integre as funções que o funcionário ou agente desempenha, remunerada pela mesma letra de vencimento; para categoria que integre as funções que o funcionário ou agente desempenha, remunerada pela letra de vencimento imediatamente superior, quando não haja coincidência de remunerações, desde que se verifique extinção de carreiras ou categorias.

Art. 4.º - 1 - O director do Observatório Astronómico de Lisboa será nomeado pelo Ministro da Educação de entre os investigadores de mais elevada categoria do respectivo quadro.

2 - O subdirector do Observatório Astronómico de Lisboa será nomeado pelo Ministro da Educação de entre os investigadores do respectivo quadro, por proposta do director.

3 - O director e o subdirector do Observatório Astronómico de Lisboa terão direito a gratificações de montante a fixar por despacho conjunto do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano e dos Ministros da Educação e da Reforma Administrativa.

Art. 5.º As dúvidas suscitadas na aplicação e interpretação do presente diploma serão resolvidas por despacho do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano e dos Ministros da Educação e da Reforma Administrativa, consoante as respectivas competências.

Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Alípio Barrosa Pereira Pias - João José Fraústo da Silva - António Jorge de Figueiredo Lopes.

Promulgado em 4 de Agosto de 1982.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

MAPA

Quadro de pessoal do Observatório Astronómico de Lisboa

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1982/08/27/plain-80565.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/80565.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-06-25 - Decreto-Lei 191-C/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Procede à reestruturação de carreiras e a correcção de anomalias na administração pública.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-31 - Portaria 739/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna e das Finanças

    Integra nas carreiras e categorias do pessoal operário os níveis de qualificação definidos pelo Decreto-Lei nº 191-C/79, de 25 de Junho - Procede à reestruturação de carreiras.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-27 - Decreto-Lei 415/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Define e estrutura a carreira de investigação científica.

  • Tem documento Em vigor 1981-05-30 - Decreto-Lei 140/81 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Reforma Administrativa

    Limita a apresentação de novas leis orgânicas e estabelece limites mais rigorosos para a revisão das já publicadas. Estabelece várias medidas relativas à admissão de pessoal na função pública.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-04-01 - Portaria 215/97 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e da Educação

    Altera o quadro de pessoal do Observatório Astronómico de Lisboa, constante do mapa anexo ao Decreto nº 100/82, de 27 de Agosto, o qual é substituído pelo mapa publicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda