Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 243/88, de 19 de Abril

Partilhar:

Sumário

Passa para a responsabilidade da Direcção-Geral de Apoio e Extensão Educativa todos os cursos de ensino preparatório nocturno, cuja estrutura curricular consta do Despacho Normativo nº 73/86, de 25 de Agosto, e do nº 5, nº 2º, al. a), da Portaria nº 95/87, de 10 de Fevereiro, para os cursos que prosseguem a estratégia de educação recorrente. Determina que a passagem dos aludidos cursos para a responsabilidade do citado organismo, se efectue a partir do início do ano lectivo de 1988-1989.

Texto do documento

Portaria 243/88
de 19 de Abril
O Despacho Normativo 73/86, de 5 de Agosto, deu origem ao projecto experimental de cursos nocturnos de ensino preparatório para adultos, que teve como objectivo uma melhor adequação aos trabalhadores-estudantes dos métodos, das técnicas, do currículo e dos programas deste nível de ensino.

Constata-se, porém, que, para além dos adultos que pretendem melhorar o seu nível cultural e educativo, muitos jovens abandonam o sistema regular sem terem obtido o diploma correspondente à escolaridade obrigatória. Estes jovens, segundo refere o relatório da OCDE sobre a política educativa portuguesa, aderem melhor a um programa de educação não formal do que a qualquer solução de tipo escolar formal.

A Direcção-Geral de Apoio e Extensão Educativa, a quem foi cometida a responsabilidade neste nível de formação pela Lei 3/79 e pelo Plano Nacional de Alfabetização e Educação de Base de Adultos, capitalizou uma prática de utilização de métodos e técnicas adequados tanto à camada adulta da população, em geral, como a grupos específicos, que tem permitido a um número cada vez maior de cidadãos a obtenção de diplomas correspondentes e equivalentes aos vários graus de escolaridade obrigatória.

A definição da rede dos referidos cursos decorre igualmente da experiência adquirida, ao responder às necessidades expressas pelas comunidades e ou seus representantes e ao utilizar tipos de instalações diversificados: escolas secundárias, preparatórias ou primárias, autarquias, associações, empresas e outras, designadamente fora dos meios urbanos mais importantes e onde não existe qualquer outra alternativa.

Tendo em conta os dados da experiência referida e ainda a Lei de Bases do Sistema Educativo, entende-se que o projecto experimental de reestruturação dos cursos nocturnos constitui uma alternativa ao actual ensino preparatório nocturno e que há que proceder à sua generalização.

Assim, determino:
1 - Todos os cursos de ensino preparatório nocturno passarão, a partir do início do ano lectivo de 1988-1989, para a responsabilidade da Direcção-Geral de Apoio e Extensão Educativa.

2 - A estrutura curricular dos cursos referidos no n.º 1 é a que consta do Despacho Normativo 73/86, de 25 de Agosto, e do n.º 5.º, n.º 2), alínea a), da Portaria 95/87, de 10 de Fevereiro, para os cursos que prosseguem a estratégia de educação recorrente.

3 - Sempre que se provar adequado, a Direcção-Geral de Apoio e Extensão Educativa organizará currículos alternativos, para grupos específicos da população, de nível equivalente e correspondente aos referidos no número anterior.

4 - A rede de cursos será determinada, ano a ano, de acordo com as necessidades, podendo os cursos funcionar em instalações dependentes do Ministério da Educação, nomeadamente escolas dos diversos graus de ensino, em autarquias, empresas, associações e outras.

5 - São extintos todos os cursos de ensino preparatório cujo currículo seja o constante do Despacho 95/77, de 13 de Julho.

5.1 - Aos participantes dos cursos referidos no número anterior será assegurada a conclusão do respectivo curso, quer mediante a realização de provas de avaliação final, ainda durante o ano lectivo de 1988-1989, quer através do sistema de equivalências já existente entre esses cursos e os criados pela presente portaria.

6 - A organização, a gestão e o acompanhamento dos cursos, o sistema de avaliação e equivalências e os programas serão objecto de despacho ministerial, a publicar no prazo de 60 dias a partir da data da publicação da presente portaria.

Ministério da Educação.
Assinada em 6 de Abril de 1988.
O Ministro da Educação, Roberto Artur da Luz Carneiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/78168.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-01-10 - Lei 3/79 - Assembleia da República

    Eliminação do analfabetismo.

  • Tem documento Em vigor 1987-02-10 - Portaria 95/87 - Ministério da Educação e Cultura

    Cria cursos de educação de base de adultos de nível correspondente e equivalente aos ensinos primário e preparatório, respectivamente.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-07-22 - Despacho Normativo 58/88 - Ministério da Educação

    Estabelece o plano curricular dos cursos nocturnos do 2.º ciclo do ensino básico.

  • Tem documento Em vigor 1991-09-05 - Despacho Normativo 193/91 - Ministério da Educação

    Estabelece disposições sobre os cursos do ensino recorrente ao nível do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário no sistema de ensino por unidades capitalizáveis.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda