Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 67/80, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção a vários artigos do Decreto-Lei n.º 45080, de 20 de Junho de 1963 (pagamento de quotizações para o Fundo de Desemprego).

Texto do documento

Decreto-Lei 67/80

de 9 de Abril

A utilização de duas formas diferentes de pagamento das quotizações para o Fundo de Desemprego, consoante o montante a pagar seja inferior ou superior a 500$00, não só não revelou vantagens apreciáveis, como também vem constituindo factor de perturbação no tratamento informático dos pagamentos efectuados.

O presente diploma visa unificar a forma de pagamento - agora somente e dinheiro -, concorrendo-se desta sorte para a simplificação do cumprimento dos deveres legalmente impostos aos contribuintes e obtendo-se ainda quer uma economia dos custos administrativos, quer do dispêndio de tempo por parte das entidades pagadoras das quotizações.

Aproveita-se a oportunidade para consagrar na sede própria as alterações que aos montantes das multas previstas no Decreto-Lei 45080 haviam sido introduzidas pelos Decretos-Leis n.os 667/76 e 296/77.

Igualmente se promove a introdução do sistema de arredondamento das quotizações por excesso, quando a fracção for igual ou superior a $50, e por defeito, quando inferior a esta quantia.

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 6.º, 7.º, 8.º e 10.º do Decreto-Lei 45080, de 20 de Junho de 1963, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 6.º ...................................................................

§ único. As entidades responsáveis pela liquidação e cobrança das quotizações que não tenham efectuado o pagamento para o Fundo de Desemprego das importâncias das quotizações obrigatoriamente impostas nos termos do presente decreto-lei ou que tenham pago importância inferior à efectivamente devida incorrerão numa multa igual a duas vezes o valor das quotizações em dívida, mas nunca inferior a 400$00, multa que será elevada ao dobro em caso de reincidência.

Art. 7.º A liquidação e cobrança das quotizações para o Fundo de Desemprego devem ser efectuadas mensalmente e o seu pagamento será, também, feito mensalmente em dinheiro, mediante guia do modelo único, exclusivo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, aprovada em anexo ao Decreto-Lei 612/76.

§ 1.º As guias de pagamento serão processadas em triplicado pelas respectivas entidades responsáveis, ficando um dos exemplares na tesouraria da Fazenda Pública do concelho ou bairro onde se efectuar o pagamento e outro na competente repartição de finanças, sendo o terceiro devolvido aos interessados.

§ 2.º Com exclusão das empresas concessionárias de serviço público, que poderão efectuar o pagamento das quotizações em conjunto no concelho ou bairro da sua sede, as empresas que possuam estabelecimentos em concelhos ou bairros diferentes deverão efectuar o pagamento das quotizações relativas a cada um deles na repartição de finanças ou tesouraria da Fazenda Pública respectiva. Podem, no entanto, estas empresas efectuar o pagamento no concelho ou bairro da sua sede, desde que discriminem no verso das guias, com referência a cada concelho ou bairro, as respectivas quotizações e o número de empregados e operários a que dizem respeito.

§ 3.º A entrega das guias de pagamento das quotizações consignadas ao Fundo de Desemprego será feita até ao dia 10 do mês seguinte àquele a que respeitem.

§ 4.º O pagamento das quotizações para o Fundo de Desemprego por forma diferente do que fica estabelecido faz incorrer os responsáveis na multa de 400$00 a 2000$00, segundo a importância das respectivas quotizações, elevado ao dobro no caso de reincidência.

Art. 8.º - 1 - As direcções de finanças providenciarão para que as receitas administradas pelo Gabinete de Gestão do Fundo de Desemprego dêem entrada nos cofres do Estado em «Contas de ordem», a favor daquele Gabinete, processadas nos termos do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 264/78, de 30 de Agosto.

2 - Mensalmente, as direcções de finanças comunicarão ao Gabinete de Gestão do Fundo de Desemprego e à 13.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública o total cobrado em cada mês no respectivo distrito.

3 - O regime estabelecido neste artigo entra em vigor no dia 1 do mês seguinte àquele em que o presente diploma for publicado.

Art. 10.º ..................................................................

§ 1.º ........................................................................

§ 2.º Todos aqueles que se recusem ou por qualquer forma se eximam ao cumprimento da obrigação imposta no corpo deste artigo incorrem na multa de 1000$00 a 10000$00, a fixar pelo director do Gabinete de Gestão do Fundo de Desemprego. No caso de reincidência, os infractores incorrerão, além da multa em dobro, na pena de crime de desobediência do artigo 188.º do Código Penal. A falsidade de declarações será punida nos termos da lei penal.

Art. 2.º É revogado o artigo 9.º do Decreto-Lei 45080, de 20 de Junho de 1963.

Art. 3.º As quotizações para o Fundo de Desemprego serão arredondadas para escudos por cada liquidação, fazendo-se o arredondamento para a unidade imediatamente superior, se a fracção for igual ou superior a $50, e para a imediatamente inferior, no caso contrário.

Art. 4.º Até 31 de Julho de 1980 poderão ainda ser utilizadas as guias modelos A e B, aprovadas em anexo ao Decreto-Lei 45080, bem como as estampilhas fiscais com a sobrecarga «Desemprego».

Art. 5.º As dúvidas suscitadas na interpretação deste diploma serão resolvidas por despacho do Ministro do Trabalho.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 7 de Março de 1980. - Francisco Sá Carneiro - Eusébio Marques de Carvalho.

Promulgado em 25 de Março de 1980.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/04/09/plain-6993.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6993.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-06-20 - Decreto-Lei 45080 - Ministério das Obras Públicas - Gabinete do Ministro

    Actualiza os preceitos da incidência das quotizações para o fundo de desemprego e dos relacionados com o regime de multas e fiscalização, estabelecendo normas relativas a liquidação e cobrança das referidas quotizações. Define as competências do Comissariado do Desemprego nesta matéria e introduz alterações na orgânica deste organismo criado pelo Decreto 21699, de 30 de Setembro de 1932.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-26 - Decreto-Lei 612/76 - Ministério do Trabalho

    Substitui os modelos de guias publicados em anexo ao Decreto-Lei n.º 45080, de 20 de Junho de 1963, por um modelo único.

  • Tem documento Em vigor 1978-08-30 - Decreto-Lei 264/78 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Estabelece o regime geral da actividade financeira dos fundos autónomos e dos organismos dotados de autonomia administrativa e financeira.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1983-06-09 - Decreto-Lei 240/83 - Ministérios das Finanças e do Plano e do Trabalho

    Altera os prazos de pagamento das quotizações para o Fundo de Desemprego.

  • Tem documento Em vigor 1984-07-12 - Decreto-Lei 233/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Altera a redacção do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 45080, de 20 de Junho de 1963, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 240/83, de 9 de Junho (liquidação de quotizações para o Fundo de Desemprego).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda