A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Legislativo Regional 36/84/A, de 20 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Regulamenta a exploração de jogos em máquinas tipo flipper.

Texto do documento

Decreto Legislativo Regional 36/84/A
Exploração de jogos em máquinas tipo «flipper»
A primeira tentativa regional para estabelecer as condições de exploração e o regime de fiscalização das máquinas de jogos eléctricas ou electrónicas surgiu com o Despacho Normativo 3/81, de 13 de Janeiro, publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, 1.ª série, n.º 3, de 10 de Fevereiro de 1981, na sequência da publicação para o território do continente do Despacho Normativo 106/80, de 21 de Fevereiro.

Em 16 de Outubro de 1981 era publicado o Decreto-Lei 293/81, que se fundamentou na constatação de que as medidas adoptadas com a publicação dos despachos normativos não haviam obtido todo o êxito desejado e «por dificuldades sentidas na execução prática de algumas dessas medidas».

Mais tarde, o Decreto-Lei 142/83, de 29 de Março, alterou diversos artigos do diploma antes citado, procedendo-se assim a ajustamentos considerados necessários.

Nos Açores, por se reconhecer que o Despacho Normativo 3/81 carecia de alterações, o Governo Regional entendeu dever revogá-lo, substituindo-o por um regulamento aprovado pela Portaria 55/83, de 28 de Julho, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, 1.ª série, n.º 29, de 9 de Agosto de 1983.

Considera-se agora a conveniência e a necessidade de um decreto legislativo regional que, acolhendo as grandes linhas dos normativos nacionais e regionais atrás referidos, as adapte às actuais circunstâncias da Região.

Nestes termos:
A Assembleia Regional dos Açores decreta, nos termos da alínea a) do artigo 229.º da Constituição, o seguinte:

CAPÍTULO I
Licença de exploração
Artigo 1.º - 1 - A exploração de máquinas de jogo tipo flipper carece de licença a conceder pelo Secretário Regional da Administração Pública.

2 - Os jogos oferecidos por máquinas tipo flipper são jogos cujos resultados dependem da pontuação obtida por uma esfera, que, de forma aleatória, toca dispositivos diferentemente pontuados, procurando o utente mantê-la em movimento por intermédio do accionamento de alavancas geralmente designadas por flippers.

3 - Os jogos referidos no número anterior desenrolam-se através de aparelhos eléctricos ou mecânicos, cujos bónus, se os houver, são atribuídos automaticamente, e dispõem, designadamente, de:

a) Um tabuleiro, coberto por material transparente, em plano inclinado, dispondo de várias aberturas, calhas, anteparos e buracos onde a esfera se desloca;

b) Um painel luminoso disposto na vertical, onde são registados a pontuação, as penalidades e os bónus;

c) Uma mola para uso manual, que impele à esfera o movimento inicial, situada na base do aparelho;

d) Esferas, às quais a mola referida na alínea anterior imprime o movimento inicial;

e) Dois botões situados em regra nos lados do aparelho, na parte inferior, que comandam manualmente os flippers;

f) Dois ou mais flippers que giram sob pressão dos botões referidos na alínea anterior, comandados individualmente ou em grupos de dois, colocados em eixo inamovíveis e que descrevem movimentos limitados de pequena amplitude;

g) Uma ranhura para introdução das moedas ou fichas no depósito e um receptáculo para a devolução destas, caso o mecanismo as rejeite.

4 - O Secretário Regional da Administração Pública poderá, por despacho, sujeitar ao regime instituído pelo presente diploma outras máquinas de jogos cujas características venham a divergir das indicadas nos números anteriores, após parecer fundamentado que conclua tratar-se de aparelho em que o funcionamento e o processo de obter o resultado final sejam idênticos aos das máquinas tipo flipper.

Art. 2.º Não é permitida a exploração em pavilhões temporários ou em feiras ambulantes nem em recintos que se não dediquem exclusivamente à exploração de jogos.

Art. 3.º - 1 - O requerimento da licença deverá conter a identificação completa do interessado e o seu número fiscal de contribuinte.

2 - Do requerimento deverá constar o número de máquinas e respectivas características e a localização e descrição do recinto onde se fará a exploração.

Art. 4.º - 1 - O Secretário Regional da Administração Pública consultará a câmara municipal e a junta de freguesia da área da situação do recinto quanto à conveniência da concessão da licença de exploração.

2 - O despacho será fundamentado quando não for concordante com qualquer dos pareceres referidos no número anterior.

Art. 5.º O requerimento será despachado pelo Secretário Regional da Administração Pública no prazo de 30 dias, a contar da data da sua recepção na Secretaria Regional.

Art. 6.º Se o despacho for de deferimento, a licença de exploração só poderá ser emitida após a apresentação de fotocópia autenticada da licença de recinto, passada pelos serviços competentes da Secretaria Regional da Educação e Cultura nos termos da legislação em vigor sobre autorização de recintos de espectáculos e divertimentos públicos.

Art. 7.º - 1 - A licença de exploração mencionará expressamente a entidade exploradora, a localização do recinto e o ano para que é válida, bem como o número de máquinas autorizadas e respectivas características.

2 - A licença deverá ser afixada no interior do recinto em lugar bem visível.
Art. 8.º As licenças de exploração são anuais e expiram sempre a 31 de Dezembro.

CAPÍTULO II
Renovação e alteração da licença de exploração
Art. 9.º - 1 - Os detentores de licenças de exploração que as pretendam continuar no ano seguinte deverão requerer nova licença, em conformidade com os requisitos constantes dos artigos 3.º e 6.º deste diploma, até 30 de Setembro do ano a que respeitam as licenças concedidas.

2 - O Secretário Regional da Administração Pública deferirá ou indeferirá o requerimento até 30 de Novembro.

Art. 10.º - 1 - Se durante o período de validade de uma licença de exploração o seu interessado pretender explorar mais máquinas no recinto a que ela respeita, poderá ser-lhe passada nova licença, mediante requerimento, para o número total de máquinas que pretende explorar.

2 - O requerimento e a concessão da licença referidos no número anterior devem obedecer aos prazos e requisitos previstos nos artigos 1.º, 3.º, 4.º, 6.º e 7.º

CAPÍTULO III
Recintos
Art. 11.º O período de funcionamento dos recintos em que se explorem as máquinas de jogo referidas neste diploma não excederá o compreendido entre as 10 e as 22 horas.

Art. 12.º - 1 - Não é permitida a permanência de menores de 16 anos nos recintos em que se explorem máquinas de jogo.

2 - Não é igualmente permitida a frequência de pessoas que perturbem o funcionamento do estabelecimento ou o sossego e tranquilidade dos vizinhos.

3 - As proibições dos números anteriores devem constar de aviso afixado no interior do recinto, em local bem visível.

Art. 13.º Nos recintos em que se explorem máquinas de jogo é proibido:
a) Instalar e utilizar aparelhos de rádio, de televisão, ou quaisquer outros de amplificação sonora;

b) Utilizar máquinas de jogo possuidoras de amplificação sonora em termos de produzir ruído para o exterior do recinto;

c) Vender ou consumir quaisquer espécies de comidas ou bebidas.
CAPÍTULO IV
Registo das máquinas
Art. 14.º - 1 - A exploração de máquinas de jogo tipo flipper fica dependente de registo prévio das mesmas na Região, ainda que já tenham sido registadas noutro ou noutros locais do País.

2 - Não poderão ser registadas máquinas cuja decoração ou tipo de jogo sejam contrários à moral pública.

Art. 15.º - 1 - Deverá ser apresentado um requerimento para cada máquina, do qual constará a identificação completa e o número fiscal de contribuinte do requerente, bem como a identificação da máquina pela respectiva marca, o número de fabrico e a descrição do funcionamento.

Art. 16.º- 1 - Os requerimentos de registo devem ser acompanhados de:
a) Documento comprovativo de que o requerente é proprietário da máquina;
b) Documentos comprovativos do pagamento dos impostos devidos pela aquisição da máquina;

c) Fotocópia do boletim de registo de importação e documentos comprovativos do pagamento dos direitos aduaneiros e demais imposições tributárias, no caso de máquina importada directamente do estrangeiro pelo requerente.

2 - Quando se tratar de máquina já registada noutro local do País, será apenas necessária a apresentação do documento comprovativo do registo anterior, cujo cancelamento se promoverá.

Art. 17.º - 1 - Preenchidos os requisitos exigidos no artigo anterior, o Secretário Regional da Administração Pública, no prazo de 60 dias a contar da recepção do requerimento na Secretaria Regional, mandará emitir o título de registo, o qual deverá acompanhar sempre a máquina a que respeita.

2 - O título de registo deverá conter os elementos identificativos exigidos no n.º 2 do artigo 15.º

Art. 18.º - 1 - Em caso de transmissão de propriedade de uma máquina, deverá ser requerido o averbamento da transmissão no registo no prazo de 15 dias.

2 - O requerimento de averbamento, subscrito pelo proprietário constante do registo e pelo adquirente, conterá a identificação completa deste e o seu número fiscal de contribuinte e, acompanhado do título de registo da máquina transmitida, será dirigido ao Secretário Regional da Administração Pública, que o despachará no prazo de 15 dias a contar da sua recepção.

CAPÍTULO V
Taxas
Art. 19.º - 1 - Pela emissão da licença de exploração de máquinas tipo flipper é devida a taxa de 10000$00 por cada máquina autorizada.

2 - Por cada máquina excedentária licenciada nos termos do artigo 10.º é igualmente devida a taxa de 10000$00.

Art. 20.º - 1 - Pela emissão de cada título de registo é devida a taxa de 10000$00, a qual será agravada de 100% tratando-se de máquinas nas condições previstas no artigo 26.º

2 - Por cada averbamento é devida a taxa de 2000$00.
CAPÍTULO VI
Infracções
Art. 21.º A exploração das máquinas de jogo referidas neste diploma sem a licença prevista no n.º 1 do artigo 1.º será punida com a coima de 20000$00 por cada máquina, sendo a mesma apreendida.

Art. 22.º A violação do disposto no n.º 2 do artigo 7.º, no n.º 3 do artigo 12.º, na parte final do n.º 1 do artigo 17.º e no n.º 1 do artigo 18.º será punida com coima de 5000$00.

Art. 23.º A violação do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 12.º será punida com coima de 5000$00 por cada pessoa, com agravamento de 100% em caso de reincidência, acrescendo a interdição do exercício da actividade por um período máximo de 2 anos em caso de segunda reincidência.

Art. 24.º A violação do disposto no artigo 13.º será punida com coima de 10000$00.

Art. 25.º A violação do disposto no artigo 11.º será punida com coima de 10000$00, com agravamento de 100% em caso de reincidência.

Art. 26.º A violação do disposto no artigo 14.º será punida com coima de 10000$00 por cada máquina não registada e respectiva apreensão, a qual cessará com o registo, que será requerido e concedido conforme o disposto no presente diploma, com observância do que se dispõe na segunda parte do n.º 1 do artigo 20.º

Art. 27.º A coima referida no artigo 23.º será suportada pelo interessado na exploração em cujo nome for emitida a licença.

CAPÍTULO VII
Disposições finais
Art. 28.º - 1 - As importâncias devidas a título de taxa, em cumprimento das disposições do presente diploma, constituem receita da Região.

2 - O produto das coimas constitui receita do município em cuja área tiver sido cometida a infracção.

Art. 29.º O montante das taxas e coimas previstas no presente diploma poderá ser anualmente revisto por portaria conjunta dos Secretários Regionais das Finanças, da Administração Pública e da Educação e Cultura.

Art. 30.º Considera-se fora de exploração toda a máquina que, embora em condições de funcionamento, preencha cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Esteja desligada da corrente;
b) Tenha as ranhuras de introdução das moedas vedadas exteriormente;
c) Exiba sobre o painel do jogo um dístico contendo «Fora de exploração».
Art. 31.º - As máquinas que forem apreendidas reverterão para a Região.
Art. 32.º Compete à Polícia de Segurança Pública a fiscalização do cumprimento das disposições contidas neste diploma e a aplicação das coimas, bem como, quando for caso disso, proceder à apreensão de máquinas e à interdição do exercício da actividade.

Art. 33.º É revogada a Portaria 55/83, de 9 de Agosto, dos Secretários Regionais das Finanças, da Administração Pública e da Educação e Cultura.

Aprovado pela Assembleia Regional dos Açores, na Horta, em 12 de Setembro de 1984.

O Presidente da Assembleia Regional dos Açores, Álvaro Monjardino.
Assinado em Angra do Heroísmo em 31 de Outubro de 1984.
Publique-se.
O Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Tomás George Conceição Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6914.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-10-16 - Decreto-Lei 293/81 - Ministério da Administração Interna

    Aprova o regulamento de exploração de jogo em máquinas eléctricas de tipo Flipper.

  • Tem documento Em vigor 1983-03-29 - Decreto-Lei 142/83 - Ministério da Administração Interna

    Altera o Decreto-Lei n.º 293/81, de 16 de Outubro, que institui o regime jurídico das máquinas eléctricas de tipo Flipper.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1985-01-31 - DECLARAÇÃO DD4763 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Decreto Legislativo Regional n.º 36/84/A, de 20 de Novembro, da Região Autónoma dos Açores, que regulamenta a exploração de jogos em máquinas tipo flipper.

  • Tem documento Em vigor 1986-07-10 - Decreto Legislativo Regional 14/86/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Regional

    Estabelece disposições quanto ao licenciamento de exploração e registo de máquinas automáticas, mecânicas e eléctricas ou electrónicas de diversão.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda