A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 137/2023, de 21 de Março

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Direção-Geral do Património Cultural a efetuar a assunção dos encargos relativos à aquisição de serviços de digitalização de acervos, virtualização e investigação para os anos de 2023 a 2025

Texto do documento

Portaria 137/2023

Sumário: Autoriza a Direção-Geral do Património Cultural a efetuar a assunção dos encargos relativos à aquisição de serviços de digitalização de acervos, virtualização e investigação para os anos de 2023 a 2025.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) tem por missão assegurar a gestão, salvaguarda, valorização, conservação e restauro dos bens que integrem o património cultural imóvel, móvel e imaterial do País, bem como desenvolver e executar a política museológica nacional.

De entre as suas atribuições, e no âmbito das respetivas circunscrições territoriais, deve a DGPC assegurar o cumprimento das obrigações do Estado no domínio da proteção, valorização e divulgação do património cultural móvel e imóvel, e também no domínio da valorização e divulgação do património imaterial, nomeadamente:

i) A gestão dos «sistemas de informação sobre museus, sobre bens culturais móveis e integrados e sobre intervenções de conservação e restauro, tendo em vista a constituição de um sistema nacional de informação sobre património cultural móvel»;

ii) A conservação, tratamento e atualização dos «arquivos documentais e as bibliotecas afetas, bem como o banco de dados para o inventário do património arquitetónico e arqueológico»;

iii) O fomento e acompanhamento da «execução de atividades de cooperação com outras instituições públicas ou da sociedade civil».

De modo a assegurar o cumprimento das atribuições referidas, é necessário proceder à aquisição de serviços de digitalização de acervos, virtualização e investigação, a concretizar nos anos de 2023 a 2025.

A referida aquisição tem enquadramento no Plano de Recuperação e Resiliência, na componente C4 - Cultura (RE-C04-i01 - Redes Culturais e Transição Digital), a qual tem como objetivo modernizar a infraestrutura tecnológica dos equipamentos culturais públicos e promover a respetiva transição digital, implicando a preservação futura de obras de arte e de património cultural, a melhoria da experiência cultural e o incremento da procura de atividades culturais de modo a alcançarem-se novas audiências, especialmente as novas gerações.

A concretização da referida componente de Investimento será efetuada através da «Medida de Investimento C04-i01-m02 - Digitalização de Artes e Património», e, por sua vez, através das seguintes submedidas:

1 - «Digitalização de acervos de museus sob a gestão da DGPC e das DCR»;

2 - «Visitas virtuais em 65 museus sob gestão da DGPC e das DRC».

O encargo orçamental decorrente do contrato a celebrar está previsto ser em mais de um ano económico, pelo que se torna necessária a autorização para a assunção de encargos plurianuais.

Assim, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 22.º do Decreto-Lei 197/99, de 8 de junho, na alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei 8/2012, de 21 de fevereiro, no n.º 1 do artigo 11.º do Decreto-Lei 127/2012, de 21 de junho, na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2, ambos do artigo 5.º e nos n.os 1 e 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei 53-B/2021, de 23 de julho e nas competências delegadas nos termos da alínea a) do n.º 3 do Despacho 7052/2022, de 2 de junho, manda o Governo, pela Secretária de Estado da Cultura, o seguinte:

1.º Fica a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), autorizada a proceder à assunção de encargos com vista à aquisição de serviços de digitalização de acervos, virtualização e investigação, até ao montante global de (euro) 6 583 400 (seis milhões, quinhentos e oitenta e três mil e quatrocentos euros), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor, para os anos de 2023 a 2025.

2.º Os encargos financeiros resultantes da aquisição referida no artigo anterior não podem, em cada ano económico, exceder os seguintes montantes, aos quais acresce o valor do IVA à taxa legal em vigor:

Em 2023: (euro) 910 000;

Em 2024: (euro) 3 150 000;

Em 2025: (euro) 2 523 400;

3.º O montante fixado para cada um dos anos económicos de 2024 e 2025 poderá ser acrescido do saldo apurado no ano anterior.

4.º Os encargos resultantes da autorização conferida na presente portaria serão suportados por verbas adequadas, inscritas ou a inscrever no orçamento da DGPC.

5.º Nos termos do disposto no artigo 109.º do Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, delego no diretor-geral da DGPC as competências para a prática de todos os atos cometidos ao órgão competente para a decisão de contratar.

6.º A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

9 de março de 2023. - A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro.

316259199

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5287176.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-06-08 - Decreto-Lei 197/99 - Ministério das Finanças

    Transpõe para a ordem jurídica interna as Directivas nºs 92/50/CEE (EUR-Lex), do Conselho, de 18 de Junho, 93/36/CEE (EUR-Lex), do Conselho, de 14 de Junho, e 97/52/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Outubro, e estabelece o regime de realização de despesas públicas com locação e aquisição de bens e serviços, bem como da contratação pública relativa à locação e aquisição de bens móveis e serviços.

  • Tem documento Em vigor 2008-01-29 - Decreto-Lei 18/2008 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova o Código dos Contratos Públicos, que estabelece a disciplina aplicável à contratação pública e o regime substantivo dos contratos públicos que revistam a natureza de contrato administrativo.

  • Tem documento Em vigor 2012-02-21 - Lei 8/2012 - Assembleia da República

    Aprova as regras aplicáveis à assunção de compromissos e aos pagamentos em atraso das entidades públicas.

  • Tem documento Em vigor 2012-06-21 - Decreto-Lei 127/2012 - Ministério das Finanças

    Contempla as normas legais disciplinadoras dos procedimentos necessários à aplicação da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso, aprovada pela Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, e à operacionalização da prestação de informação nela prevista.

  • Tem documento Em vigor 2021-06-23 - Decreto-Lei 53-B/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda