A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 351/2023, de 9 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de substituição, do mestre Artur Armando Ribeiro da Mota para o cargo de comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso

Texto do documento

Despacho 351/2023

Sumário: Designação, em regime de substituição, do mestre Artur Armando Ribeiro da Mota para o cargo de comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso.

1 - Nos termos do n.º 4 do Despacho 10970-A/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 175, de 9 de setembro de 2022, foi determinada a instalação e a entrada em funcionamento das estruturas sub-regionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a 1 de janeiro de 2023.

2 - De acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 90-A/2022, de 30 de dezembro, os titulares dos cargos de comandante sub-regional de emergência e proteção civil podem ser nomeados, nos termos da lei, em momento prévio à entrada em vigor do referido decreto-lei, com efeitos a partir da data de entrada em funcionamento dos comandos subregionais de emergência e proteção civil, sendo que, conforme estabelece o n.º 2 do artigo 10.º do mesmo decreto-lei, o n.º 2 do seu artigo 8.º produz efeitos a partir do dia seguinte ao da sua publicação.

3 - Nesta sequência, importa prover os cargos de comandantes sub-regionais de emergência e proteção civil, conforme proposta do comandante nacional de emergência e proteção civil.

4 - Atento ao disposto, ao abrigo das disposições combinadas do n.º 3 do artigo 15.º, n.os 1 e 7 do artigo 23.º do Decreto-Lei 45/2019, de 1 de abril, na sua atual redação, e alínea b) do n.º 2 do Despacho 3212-A/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 52, de 15 de março de 2022, e do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, designo, em regime de substituição, o mestre Artur Armando Ribeiro da Mota, para o cargo de comandante sub-regional de emergência e proteção civil do Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso da ANEPC.

5 - O mestre Artur Armando Ribeiro da Mota, conforme nota curricular publicada em anexo ao presente despacho, detém os requisitos legais necessários para o provimento do cargo em apreço.

6 - O presente despacho produz efeitos às 00h00 de 1 de janeiro de 2023.

31-12-2022. - O Presidente, Duarte da Costa.

Nota Curricular

Artur Armando Ribeiro da Mota

Licenciado e Mestre em Engenharia Florestal, pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 1998 e 2011, respetivamente. Técnico credenciado em Fogo Controlado desde 2008, pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, I. P. e Credenciado em Análise e Uso de Fogo de Supressão, pela ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Técnico inscrito da Bolsa Nacional de Formadores em Fogo Controlado, desde 2010. Foi membro das equipas do Grupo de Análise e Uso de Fogo, no período de 2008 a 2013. Foi Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cerva entre julho de 2019 e novembro de 2021. Foi o responsável pelo Departamento Florestal na AFRP- Associação Florestal de Ribeira de Pena, onde, para além de desempenhar as funções de Técnico Superior Florestal, tinha a seu cargo a gestão técnica de seis equipas de Sapadores Florestais. Para além de ministrar várias ações de formação na área do fogo controlado, silvicultura e combate a incêndios florestais, foi também docente/formador na Pós-graduação em Gestão de Incêndios Rurais, promovida pela UTAD. Atualmente e desde 09 de novembro de 2021 desempenha funções de Segundo Comandante Operacional Distrital de Vila Real, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Tendo participado ao nível do planeamento de operações de proteção e socorro em diversos eventos, entre os quais se destacam, a elaboração do Plano de Operações do Rali de Portugal, do Circuito Internacional de Vila Real, bem como, a participação como observador e avaliador em diversos Simulacros para testar Planos de Emergência, ao nível de Escolas, Hospitais, Superfícies Comerciais, Hotéis, Casinos, Centros de Meios Aéreos, Aeródromos, entre outros.

316027343

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5192691.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-01 - Decreto-Lei 45/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

  • Tem documento Em vigor 2022-12-30 - Decreto-Lei 90-A/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda