Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 298/87, de 31 de Julho

Partilhar:

Sumário

Revoga o Decreto n.º 411/74, de 5 de Setembro, e esclarece que a assistência médica e medicamentosa da população por aquele abrangida é a que resulta dos despachos actualmente em vigor sobre a matéria.

Texto do documento

Decreto-Lei 298/87
de 31 de Julho
O Decreto 411/74, de 5 de Setembro, veio garantir o direito à assistência médica e medicamentosa na doença e na maternidade, e bem assim ao abono de família e prestações complementares aos trabalhadores beneficiários da Previdência que ficaram desempregados após 1 de Maio de 1974, os quais não fruíam à data de qualquer tipo de protecção social.

Com a evolução entretanto operada no regime de protecção no desemprego, através do Decreto-Lei 183/77, de 5 de Maio, com redacção dada pelo Decreto-Lei 297/83, de 24 de Junho, e reestruturado pelo Decreto-Lei 20/85, de 17 de Janeiro, e a criação, por outro lado, ao abrigo do Decreto-Lei 160/80, de 27 de Maio, de um esquema de protecção social dirigido à população carenciada, abrangendo os trabalhadores com inscrição interrompida, deixaram de verificar-se os pressupostos que justificavam a vigência do Decreto 411/74, de 5 de Setembro, no tocante às prestações de segurança social.

O mesmo se observa relativamente à assistência médica e medicamentosa, tendo em conta que, primeiro por despacho ministerial de 20 de Julho de 1978, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 29 de Julho de 1978, e depois pelo Despacho 27/86, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 24 de Julho de 1986, que substituiu aquele, passou a ser assegurado o acesso à totalidade dos cuidados de saúde garantidos pelo Serviço Nacional de Saúde a todos os estratos populacionais não abrangidos por qualquer esquema de seguro obrigatório de protecção na doença.

Considerando, pois, não se verificarem, actualmente, os motivos que determinaram a publicação do Decreto 411/74, de 5 de Setembro, e reconhecendo ainda que a sua não revogação expressa tem suscitado dúvidas cuja interpretação pode pôr em causa a uniformidade na aplicação dos regimes de segurança social, o que só pode conseguir-se por essa revogação;

Assim:
Nos termos do n.º 1 do artigo 25.º da Lei 28/84, de 14 de Agosto, o Governo decreta, ao abrigo da alínea c) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É revogado o Decreto 411/74, de 5 de Setembro.
Art. 2.º - 1 - As situações previstas pelo Decreto 411/74 são reguladas pelos Decreto-Lei 160/80, de 27 de Maio, e Decreto-Lei 20/85, de 17 de Janeiro, que substituiu o Decreto-Lei 183/77, de 5 de Maio, e legislação complementar, os quais definiram a protecção de segurança social:

a) Da população carenciada não abrangida por regimes contributivos;
b) Dos trabalhadores em situação de desemprego.
2 - A assistência médica e medicamentosa é concedida nos termos das disposições legais aplicáveis à protecção na doença dos beneficiários abrangidos pelos regimes contributivos e dos despachos que garantem e definem o acesso aos cuidados de saúde garantidos pelo Serviço Nacional de Saúde à população não abrangida por qualquer esquema de seguro obrigatório de protecção na doença.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Maio de 1987. - Aníbal António Cavaco Silva - Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares - Luís Fernando Mira Amaral.

Promulgado em 17 de Julho de 1987.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 21 de Julho de 1987.
Pelo Primeiro-Ministro, Eurico Silva Teixeira de Melo, Ministro de Estado.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/42896.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-09-05 - Decreto 411/74 - Ministério dos Assuntos Sociais - Direcção-Geral da Previdência

    Reconhece aos beneficiários inscritos na Caixa de Previdência e Abono de Família, desempregados depois de 1 de Maio de 1974, o direito às prestações de assistência médica e medicamentosa, na doença e na maternidade, bem como ao abono de família e prestações complementares.

  • Tem documento Em vigor 1977-05-05 - Decreto-Lei 183/77 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério dos Assuntos Sociais

    Fixa os princípios gerais de atribuição de subsídios de desemprego.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-27 - Decreto-Lei 160/80 - Ministérios das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais

    Estabelece um esquema de prestações de segurança social a não beneficiários do sistema contributivo.

  • Tem documento Em vigor 1983-06-24 - Decreto-Lei 297/83 - Ministérios das Finanças e do Plano e do Trabalho

    Dá nova redacção a vários artigos do Decreto-Lei n.º 183/77, de 5 de Maio (subsídio de desemprego).

  • Tem documento Em vigor 1984-08-14 - Lei 28/84 - Assembleia da República

    Lei de Bases da Segurança Social.

  • Tem documento Em vigor 1985-01-17 - Decreto-Lei 20/85 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Justiça, das Finanças e do Plano e do Trabalho e Segurança Social

    Institui um esquema de seguro de desemprego, integrado no regime geral da Segurança Social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda