Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 246/87, de 17 de Junho

Partilhar:

Sumário

Extingue a Direcção-Geral do Saneamento Básico e a Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

Texto do documento

Decreto-Lei 246/87

de 17 de Junho

O Decreto-Lei 130/86, de 7 de Junho (Lei Orgânica do Ministério do Plano e da Administração do Território), consagra a necessidade de um novo sistema institucional e jurídico que garanta a gestão integrada dos recursos hídricos, componente essencial de uma política de ambiente e recursos naturais.

Nos termos do artigo 54.º, n.º 2, e do artigo 68.º desse decreto-lei, a Direcção-Geral do Saneamento Básico (DGSB) e a Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos (DGRAH) deverão ser extintas até 7 de Junho de 1987, sendo transferidas para a Direcção-Geral dos Recursos Naturais (DGRN) as competências, as atribuições e os meios de acção daquelas Direcções-Gerais. Conforme previsto no n.º 3 do artigo 68.º, deverão ser criados organismos regionais de gestão da água, tutelados por esta Direcção-Geral e que com ela compartilharão competências e meios. A criação desses organismos deve apoiar-se nas estruturas regionais já existentes, designadamente os projectos de gestão integrada dos recursos hídricos e as direcções de serviços regionais de hidráulica da DGRAH, competindo à DGRN integrar estas direcções de serviços regionais e coordenar a acção dos referidos projectos.

Não estando ainda em vigor a lei orgânica da DGRN, torna-se necessário salvaguardar a continuidade do exercício de funções e competências cometidas às anteriores Direcções-Gerais, bem como proceder a uma integração harmoniosa do pessoal, direitos, obrigações e património, incluindo activos e passivos e os saldos das dotações orçamentais. Para tanto, é imperioso encontrar soluções que garantam o desempenho das funções que estavam cometidas àquelas Direcções-Gerais, nomeadamente as que resultam do estatuto de autonomia administrativa de que gozava a DGSB, e a manutenção de uma estrutura hierárquica que assegure transitoriamente o seu normal funcionamento.

O presente diploma extingue ainda a comissão a que alude o artigo 70.º do Decreto-Lei 130/86, em virtude de estarem atingidos os objectivos que presidiram à sua criação.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - São extintas a Direcção-Geral do Saneamento Básico (DGSB) e a Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos (DGRAH).

2 - O conselho administrativo da DGSB manter-se-á em funcionamento até à apresentação, no prazo de 90 dias, da conta da gerência relativa aos meses decorridos de execução do Orçamento do Estado para 1987.

Art. 2.º - 1 - As atribuições e competências conferidas por lei ou regulamento, os direitos e obrigações dos organismos extintos, bem como o seu património, incluindo activos e passivos, são transferidos para a Direcção-Geral dos Recursos Naturais (DGRN), à qual é atribuída autonomia administrativa.

2 - A DGRN requisitará as verbas necessárias ao seu funcionamento por conta das dotações inscritas no Orçamento do Estado para 1987 para as Direcções-Gerais agora extintas.

Art. 3.º - 1 - Os funcionários e agentes afectos aos organismos extintos transitam para a DGRN com categoria igual à que detêm na data de entrada em vigor deste diploma, sem prejuízo do previsto no n.º 5 do artigo 61.º do Decreto-Lei 130/86, de 7 de Junho.

2 - A dotação de pessoal do quadro único do Ministério do Plano e da Administração do Território afecto à DGRN será estabelecida tendo em consideração as dotações atribuídas aos serviços extintos e observado o disposto no número anterior.

Art. 4.º - 1 - São extintos os lugares de directores-gerais, subdirectores-gerais e directores dos serviços centrais da DGRAH e da DGSB.

2 - Até à entrada em vigor da lei orgânica da DGRN mantêm-se transitoriamente os lugares de director de serviços regionais de hidráulica, bem como os lugares de chefe de divisão e as chefias administrativas existentes nos organismos extintos.

Art. 5.º - 1 - A DGRN é dirigida por um director-geral, coadjuvado por um subdirector-geral, e compreende os seguintes serviços:

a) Direcção de Serviços de Recuros Hídricos;

b) Direcção de Serviços de Hidrologia;

c) Direcção de Serviços de Avaliação e Apoio Técnico;

d) Direcção de Serviços de Recursos Endógenos;

e) Direcção de Serviços Administrativos.

2 - Na dependência do director-geral funciona o Centro de Documentação e Informação.

3 - São desde já criados os lugares de director de serviços de cada direcção referida no n.º 1.

4 - É revogado o artigo 34.º do Decreto-Lei 130/86, de 7 de Junho.

Art. 6.º É criado o conselho administrativo da DGRN, constituído pelo director-geral, pelo subdirector-geral e pelo director dos Serviços Administrativos, sendo secretariado pelo chefe da Repartição de Contabilidade.

Art. 7.º Quaisquer referências feitas em disposições legais, regulamentares ou contratuais à DGSB ou à DGRAH consideram-se reportadas, nos termos do presente diploma, à DGRN.

Art. 8.º É extinta a comissão constituída pelo despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Administração do Território publicado no Diário da República, 2.ª série, de 10 de Fevereiro de 1987, no prazo referido no n.º 2 do artigo 1.º deste diploma.

Art. 9.º Este diploma entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 9 de Abril de 1987. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - Luís Francisco Valente de Oliveira.

Promulgado em 28 de Maio de 1987.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 2 de Maio de 1987.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1987/06/17/plain-42385.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/42385.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-06-07 - Decreto-Lei 130/86 - Ministério do Plano e da Administração do Território

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério do Plano e da Administração do Território.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-06-30 - Portaria 538-D/87 - Ministério das Finanças e do Plano e da Administração do Território

    Alarga a área de recrutamento para provimento de director de serviços administrativos da Direcção-Geral dos Recursos Naturais.

  • Tem documento Em vigor 1988-09-28 - Decreto-Lei 340/88 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Prolonga os mandatos das comissões de extinção das Direcções-Gerais do Saneamento Básico e dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

  • Tem documento Em vigor 1990-03-02 - Decreto-Lei 70/90 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Define o regime de bens do domínio público hídrico do Estado.

  • Tem documento Em vigor 1991-08-13 - Decreto-Lei 294/91 - Ministério do Ambiente e Recursos Naturais

    APROVA A LEI ORGÂNICA DO MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS.

  • Tem documento Em vigor 2021-03-23 - Decreto-Lei 23/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda