A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 274/77, de 26 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Estabelece as regras a que obedecerá a fixação das remunerações dos gestores das empresas públicas.

Texto do documento

Resolução 274/77

Considerando que urge definir critérios com vista a uniformizar as condições de remuneração dos gestores nomeados para as empresas públicas e equiparadas;

Considerando que, por despacho de 7 de Julho de 1977 do Ministro do Plano e Coordenação Económica, foi nomeada a Comissão para a Carreira do Gestor Público, a qual ficou mandatada para apresentar uma proposta de revisão do Estatuto do Gestor Público;

Considerando a proposta apresentada por esta Comissão para a resolução transitória do problema referido:

O Conselho de Ministros, reunido em 17 de Agosto de 1977, resolveu:

1 - A título transitório e enquanto não for revisto o Estatuto do Gestor Público, a fixação das remunerações dos gestores das empresas públicas e equiparadas obedecerá às seguintes regras:

a) As remunerações mensais ilíquidas, calculadas em percentagem de um valor padrão a fixar por despacho conjunto dos Ministros do Plano e Coordenação Económica e das Finanças, serão as constantes do quadro seguinte:

(ver documento original) b) A fixação das remunerações dentro das alternativas apontadas será feita, enquanto não estiver em funcionamento normal a Comissão para a Carreira do Gestor Público, por despacho conjunto dos Ministros do Plano e Coordenação Económica e de Tutela, tendo em consideração:

O nível das empresas, definido nos termos do Decreto-Lei 831/76, de 25 de Novembro;

Eventuais peculiaridades das empresas não consideradas no mesmo diploma para efeito de atribuição de nível;

Os curricula dos mesmos gestores;

c) Para os efeitos da alínea anterior, os gestores serão classificados, pelos Ministros de Tutela, em duas categorias, A e B, sendo atribuída a categoria A aos que satisfaçam a pelo menos duas das condições seguintes e a B aos restantes:

Experiência de gestão a nível de administração ou de direcção de grande empresa por período não inferior a cinco anos;

Experiência profissional total em cargos com responsabilidade de chefia por período não inferior a dez anos;

Formação escolar de nível universitário ou idade não inferior a 40 anos;

d) Em casos especiais devidamente fundamentados, poderá ser atribuída, com o acordo do Ministro do Plano e Coordenação Económica, a categoria A a gestores que não satisfaçam o critério fixado na alínea anterior;

e) Só poderão ser nomeados gestores de empresas de níveis N5 e N4, bem como presidentes de empresas de nível N3, gestores de categoria A;

f) É atribuída entretanto a categoria A a todos os gestores em exercício de empresas de níveis N5 e N4, assim como aos presidentes de empresas de nível N3.

2 - A fixação das remunerações nos termos do n.º 1 não prejudica a manutenção de remunerações mais elevadas fixadas anteriormente a título transitório e até à entrada em vigor das normas estabelecidas no Estatuto do Gestor Público.

Presidência do Conselho de Ministros, 17 de Agosto de 1977. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/10/26/plain-41990.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/41990.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-07-22 - Decreto-Lei 283/82 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica dos centros regionais da Radiodifusão Portuguesa, E. P., e da Radiotelevisão Portuguesa, E. P.

  • Tem documento Em vigor 1983-12-12 - Resolução do Conselho de Ministros 55/83 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Fixa em 17% a taxa de aumento, a vigorar no período de 1 de Julho de 1983 a 30 de Junho de 1984, da base de cálculo das remunerações dos gestores públicos estabelecida pela Resolução n.º 166/82, de 9 de Setembro.

  • Tem documento Em vigor 1983-12-31 - Resolução do Conselho de Ministros 63/83 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Equipara as remunerações devidas pelo exercício das funções de delegado do Governo junto da TERTIR - Terminais de Portugal, S. A. R. L., às auferidas pelos gestores de empresas públicas de nível 2, fixadas nos termos da Resolução n.º 55/83, de 12 de Dezembro, conjugada com a Resolução n.º 274/77, de 26 de Outubro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda