A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 740/83, de 29 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece o limite de idade de reforma dos trabalhadores portuários.

Texto do documento

Portaria 740/83
de 29 de Junho
Considerando o disposto no artigo 7.º do Decreto-Lei 145-A/78, de 17 de Junho;

Considerando a necessidade imperiosa e urgente de promover a racionalização dos contingentes de pessoal portuário, em ordem a dotar a movimentação das cargas e descargas dos portos nacionais da indispensável rentabilidade;

Considerando os imperativos de justiça social que prevalecem na ponderação das soluções a adoptar perante numerosos trabalhadores que, em idade já avançada da sua vida e da sua carreira profissional, não adquiriram ainda as condições exigidas legalmente para a obtenção de uma pensão de reforma;

Considerando que são precisamente estes trabalhadores os que sofreram as condições de maior dureza do trabalho portuário e o consequente desgaste físico e psíquico.

Nestes termos:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado do Emprego, da Segurança Social e dos Transportes Exteriores e Comunicações, o seguinte:

1.º Os trabalhadores a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 145-A/78, de 17 de Junho, que à data da entrada em vigor do presente diploma tenham idade igual ou superior a 55 anos poderão requerer, no prazo de 1 ano, a sua passagem à reforma, desde que hajam prestado serviço, seguida ou interpoladamente, durante 15 anos, sendo os últimos 5 anos prestados de forma continuada e imediatamente antes da reforma.

2.º Para os efeitos do número anterior entender-se-á que, até 31 de Dezembro de 1979, um período de trabalho de 150 dias seguidos ou interpolados, em cada ano civil, equivale a 1 ano completo de serviço.

3.º Os trabalhadores portuários que à data da entrada em vigor deste diploma tenham idade inferior a 55 anos poderão beneficiar da regalia prevista nos números anteriores logo que atinjam aquela idade, no prazo de 5 anos, e reúnam as demais condições estabelecidas nos referidos números.

4.º O montante das pensões concedidas ao abrigo do presente diploma será calculado de acordo com as normas vigentes no regime geral da segurança social.

5.º Os trabalhadores portuários que hajam antecipado a sua reforma nos termos dos n.os 1 e 3 deste diploma não poderão acumular a respectiva pensão com o exercício da sua profissão nas actividades portuárias referidas no artigo 1.º do Decreto-Lei 145-A/78, de 17 de Junho.

6.º São aplicáveis aos pensionistas reformados ao abrigo deste diploma as normas legais e regulamentares do regime geral da segurança social em tudo o que não esteja prejudicado pelas disposições precedentes.

7.º A cobertura dos encargos que resultam da aplicação do regime temporário de reforma antecipada estabelecido pelo presente diploma será assegurada conjuntamente pelas Secretarias de Estado do Emprego e da Segurança Social.

8.º Este diploma entra em vigor no dia 1 do mês seguinte ao da sua publicação.
Secretarias de Estado do Emprego, da Segurança Social e dos Transportes Exteriores e Comunicações.

Assinada em 31 de Maio de 1983.
O Secretário de Estado do Emprego, Artur José Moreira Pereira da Mota. - O Secretário de Estado da Segurança Social, António José de Castro Bagão Félix. - O Secretário de Estado dos Transportes Exteriores e Comunicações, José da Silva Domingos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/34905.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-08-20 - Portaria 614-B/84 - Ministérios do Trabalho e Segurança Social e do Mar

    Define as condições em que os trabalhadores portuários passam à situação de reforma. Altera a Portaria nº 740/83 de 29 de Junho, relativa à situação da passagem à reforma daqueles trabalhadores.

  • Tem documento Em vigor 1986-07-18 - Despacho Normativo 59/86 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério do Trabalho e Segurança Social - Secretarias de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Segurança Social

    Garante uma pensão de reforma antecipada aos trabalhadores da Empresa Pública dos Jornais Notícias e Capital (EPNC) com idade igual ou superior a 55 anos.

  • Tem documento Em vigor 1986-08-26 - Portaria 468/86 - Ministério do Trabalho e Segurança Social - Secretaria de Estado da Segurança Social

    Clarifica a Portaria n.º 614-B/84, de 20 de Agosto, em relação às pensões de sobrevivência.

  • Tem documento Em vigor 1988-07-18 - Portaria 468/88 - Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Emprego e da Segurança Social

    Prorroga até 31 de Dezembro de 1988 a vigência da Portaria nº 740/83 de 29 de Junho, que estabeleceu a idade de reforma dos trabalhadores portuários.

  • Tem documento Em vigor 1988-12-29 - Portaria 830/88 - Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Emprego e da Segurança Social

    Prorroga até 31 de Dezembro de 1989 a vigência da Portaria n.º 740/83, de 29 de Junho, com a redacção que lhe foi dada pela Portaria n.º 614-B/84, de 20 de Agosto (estabelece que os trabalhadores portuários que atinjam 55 anos passem, em determinadas condições, à situação de reforma)

  • Tem documento Em vigor 1990-04-05 - Decreto-Lei 116/90 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Reestrutura o trabalho portuário nos Portos de Lisboa, do Douro e de Leixões, estabelecendo normas de gestão dos trabalhadores portuários. Extingue os Centros Coordenadores do Trabalho Portuário do Trabalho Portuário de Lisboa CCTPL) e do Douro e Leixões (CCTPDL).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda