Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 445/79, de 21 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Altera o artigo 164.º e adita um § 2.º ao artigo 141.º do Regulamento da Inscrição Marítima (RIM).

Texto do documento

Portaria 445/79

de 21 de Agosto

Considerando a necessidade de dar execução ao disposto no artigo 101.º do Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca (RIM), aprovado pelo Decreto 45969, de 15 de Outubro de 1964, com a redacção dada pela Portaria 465/76, de 30 de Julho;

Usando da faculdade conferida pelo artigo 1.º do Decreto-Lei 281/75, de 6 de Junho:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado da Marinha Mercante, o seguinte:

1.º O artigo 164.º do Regulamento da Inscrição Marítima, Matricula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca (RIM), aprovado pelo Decreto 45969, de 15 de Outubro de 1964, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 164.º As provas dos exames previstos neste Regulamento para as categorias de mestre costeiro, contramestre maquinista prático de 1.ª e 2.ª classes deverão constar de uma parte teórica e uma parte prática, devendo esta ser efectuada a bordo de qualquer navio, de preferência do tipo daquele em que o marítimo irá exercer a sua actividade.

2.º O § único do artigo 141.º passa a § 1.º sendo aditado um § 2.º, com a seguinte redacção:

Art. 141.º ................................................................

§ 2.º Os exames que, nos termos deste diploma, sejam de responsabilidade da Direcção-Geral dos Estudos Náuticos realizar-se-ão nas escolas dependentes deste organismo, perante júri designado pelo director-geral.

3.º aditado um artigo 157.º-B, com a seguinte redacção:

Art. 157.º-B. O programa de exame para bombeiro é o seguinte:

Bombas: Breve descrição dos principais tipos em utilização. Explicação simples de pressão, vácuo e sucção. Formas de bombagem. Influência da viscosidade. Vigilância dos acessos aos compartimentos das bombas.

Toxicidade: Princípios simples e explicação de noções elementares, limites de toxicidade e substâncias irritantes para o organismo.

Riscos:

a) Riscos de inflamação e explosão:

Perigos de explosão e de inflamabilidade;

b) Riscos para a saúde: Perigos em caso de contacto com a pele, de inalação e de ingestão dos produtos químicos transportados;

c) Riscos devidos à corrosão: Perigos para o pessoal e ataques aos materiais de construção. Precauções a ter durante as operações de carga quando se manuseiam cargas tóxicas e ou corrosivas: Entrada em compartimentos fechados. Precauções essenciais: Aparelhos de respiração, óculos de protecção e vestuário protector.

Combate a incêndios: Precauções elementares de prevenção. Natureza dos diversos tipos de incêndios. Equipas de segurança. Equipas de ataque a incêndios. Estações fixas e móveis de combate a incêndios.

Prevenção da poluição: Poluição e suas consequências. Zonas interditas ao lançamento de resíduos poluentes. Métodos mais utilizados para a descarga de água de lastro utilizada em tanques de carga. Normas a observar com a descarga de resíduos químicos. Perigo de movimentação de nuvens de gás.

Sistema de gás inerte: Objectivo do sistema de gás inerte. Precauções a tomar durante a sua utilização. Inertização e desinertização. Utilização e manutenção de atmosfera de gás inerte.

Aquecimento da carga: Razões e necessidade de aquecimento. Métodos de aquecimento e libertação de gases. Cuidados a observar durante o aquecimento da carga.

Equipamento de carga e respectiva utilização: Descrição geral do material para carga e descarga. Métodos seguros de carregamento e de descarga e precauções a observar. Segurança dos acessos aos espaços fechados.

Lavagem de tanques e ventilação: Processos de lavagem e cuidados a observar;

ventilação e inertização. Conceito de desgaseificação. Processos de desgaseificação e perigos associados. Noções de equipamento utilizado na lavagem. Objectivo da ventilação.

Limpeza de tanques: Abertura dos tanques de carga. Procedimentos que antecedem a entrada de pessoas nos tanques de carga. Conhecimentos genéricos sobre equipamento utilizado na limpeza de tanques.

Manutenção e reparação da instalação de carga: Conhecimentos genéricos que o habilitem a elementares acções de manutenção e reparação do equipamento de carga.

Secretaria de Estado da Marinha Mercante, 16 de Julho de 1979. - O Secretário de Estado da Marinha Mercante, José da Silva Domingos.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/08/21/plain-33641.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/33641.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-10-15 - Decreto 45969 - Ministério da Marinha - Direcção-Geral da Marinha

    Aprova o Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca.

  • Tem documento Em vigor 1975-06-06 - Decreto-Lei 281/75 - Ministérios da Agricultura e Pescas e dos Transportes e Comunicações

    Atribui competências ao Secretário de Estado da Marinha Mercante para alterar, por portaria, o Regulamento de Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca - RIM.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-30 - Portaria 465/76 - Ministérios da Agricultura e Pescas e dos Transportes e Comunicações

    Dá nova redacção aos artigos 101.º, 102.º, 263.º, 269.º, 261.º e 299.º-A do Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante da Pesca (RIM).

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-10-15 - Portaria 542/79 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Altera o artigo 164.º do Regulamento da Inscrição Marítima (RIM).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda