A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 75/84, de 30 de Março

Partilhar:

Sumário

Estabelece os períodos contributivos para preenchimento do prazo de garantia, à data do início da contagem do período de espera, aos impedimentos que devem ser tomados em conta na contagem do período máximo de atribuição dos subsídios de doença e de maternidade aos trabalhadores independentes.

Texto do documento

Despacho Normativo 75/84
O Decreto Regulamentar 18/83, de 28 de Fevereiro, que veio pela primeira vez regular as condições de atribuição dos subsídios de doença e de maternidade aos trabalhadores independentes, tem suscitado algumas dificuldades na sua execução, que determinam atrasos ou procedimentos diferenciados na concessão das prestações.

As dúvidas colocadas abrangem fundamentalmente matérias respeitantes à consideração dos períodos contributivos para preenchimento do prazo de garantia, à data do início da contagem do período de espera, aos impedimentos que devem ser tomados em conta na contagem do período máximo de atribuição do subsídio de doença e à exigência do período máximo de impedimento subsidiado nas situações de tuberculose, bem como à contagem do período de maternidade para o progressivo de doença.

Mostra-se, assim, necessário especificar algumas regras que facilitem a aplicação do diploma e clarifiquem normativamente a actuação homogénea das instituições de segurança social.

Nestes termos, ao abrigo do disposto no artigo 28.º do Decreto-Lei 8/82, de 18 de Janeiro, e no artigo 10.º do Decreto Regulamentar 18/83, de 28 de Fevereiro, determino o seguinte:

I
Para o preenchimento do prazo de garantia de 6 meses referido no artigo 2.º do Decreto Regulamentar 18/83, consideram-se as contribuições resultantes de o beneficiário se encontrar abrangido por qualquer esquema contributivo de segurança social de inscrição obrigatória, nomeadamente o da Portaria 115/77, de 9 de Março, não sendo, porém, de considerar as situações de equivalência à entrada de contribuições previstas nesta portaria.

II
1 - Para efeitos do período de espera estabelecido no artigo 4.º do Decreto Regulamentar 18/83, o período de 90 dias será contado a partir da entrada em vigor daquele diploma.

2 - Não há lugar a período de espera nas situações abrangidas pelas normas V e VI do Despacho 9/82, de 25 de Março, desde que o impedimento se mantivesse à data do início da vigência do Decreto Regulamentar 18/83.

3 - Nas situações de impedimento por tuberculose e nos casos de internamento hospitalar aplicam-se as regras vigentes para o regime geral da Previdência.

III
1 - Para o preenchimento dos 365 dias referidos no n.º 1 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar 18/83 como período máximo de concessão de subsídio em cada período de doença, consideram-se os períodos de impedimento subsidiado que se mantivessem à data da entrada em vigor deste diploma.

2 - Quando tenham ocorrido situações de impedimento subsidiado por período superior a 365 dias por aplicação do Despacho 9/82, de 25 de Março, o subsídio será suspenso com efeitos a partir da data da entrada em vigor do Decreto Regulamentar 18/83, mas não haverá lugar a reembolso dos subsídios que já tenham sido pagos para além daquele período.

3 - Nas situações de transição do esquema aplicável aos trabalhadores por conta de outrem para o esquema dos trabalhadores independentes, consideram-se os períodos de impedimento subsidiado num e noutro, para completar os 365 dias de duração máxima do subsídio.

4 - O subsídio de doença continuará a ser pago até ao termo do período máximo de 365 dias aos beneficiários que deixem de estar abrangidos pelo esquema aplicável aos trabalhadores independentes, se a alta for posterior a esse facto.

IV
As situações de equivalência à entrada de contribuições a considerar para efeitos da renovação da concessão do subsídio, nos termos do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar 18/83, são as referidas no artigo 24.º do Decreto 45266, de 23 de Setembro de 1963.

V
Nas situações de impedimento por tuberculose não haverá, de acordo com as disposições em vigor para o regime geral da Previdência, período máximo de atribuição de subsídio.

VI
O período de impedimento por maternidade não é considerado para efeitos de contagem do período máximo de duração do subsídio de doença fixado no n.º 1 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar 18/83, determinando apenas a sua suspensão.

Secretaria de Estado da Segurança Social, 2 de Março de 1984. - A Secretária de Estado da Segurança Social, Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32640.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-23 - Decreto 45266 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Promulga o Regulamento Geral das Caixas Sindicais de Previdência.

  • Tem documento Em vigor 1977-03-09 - Portaria 115/77 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social

    Define o regime de previdência pelo qual ficam abrangidos todos os trabalhadores que exerçam a sua actividade não vinculados por contrato de trabalho, contrato legalmente equiparado ou situação profissional idêntica.

  • Tem documento Diploma não vigente 1982-01-18 - DECRETO LEI 8/82 - MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS SOCIAIS

    Aprova o regime de segurança social dos trabalhadores independentes.

  • Tem documento Em vigor 1983-02-28 - Decreto Regulamentar 18/83 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social

    Estabelece as condições a que no futuro deverá obedecer a concessão de subsídios por doença aos trabalhadores independentes.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda