A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 249/82, de 17 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera a forma de cálculo do subsídio de doença diário a conceder aos beneficiários da Caixa de Previdência do Pessoal da Marinha Mercante Nacional e da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pescas.

Texto do documento

Despacho Normativo 249/82
A actividade profissional no sector das pescas tem formas remuneratórias próprias que a afastam da maior parte das outras actividades.

Na verdade, a falta de regularidade retributiva que lhes corresponde manifesta-se numa forte variação do valor das contribuições entradas.

Uma tal situação contributiva, porque pode dar lugar a um subsídio de doença que não corresponda a uma retribuição média, adoptando a forma de cálculo prevista para a generalidade dos trabalhadores, determinou a adopção de uma forma de cálculo própria, que agora importa estender a outros profissionais que, exercendo a sua actividade no sector das pescas, são, no entanto, beneficiários da Caixa de Previdência do Pessoal da Marinha Mercante Nacional.

Aproveita-se ainda para alterar a actual forma de cálculo para os profissionais das pescas, corrigindo alguns dos seus aspectos que estavam a conduzir a situações de injustiça, com prejuízo para os direitos dos beneficiários.

O presente despacho normativo, emitido no prosseguimento de uma política de equidade na moralização na atribuição das prestações, responde, pois, à necessidade de introduzir equilíbrio nos subsídios de doença a atribuir, evitando, por um lado, a continuação de situações anómalas em que o beneficiário recebe subsídios de valor extremamente elevado em relação à média de salários auferidos e, por outro, a atribuição de subsídios reduzidos em relação à mesma média.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 48.º-A do Decreto 45266, de 23 de Setembro, na redacção do Decreto Regulamentar 68/82, de 14 de Outubro, determino:

1 - O subsídio de doença diário a conceder aos beneficiários da Caixa de Previdência do Pessoal da Marinha Mercante Nacional que exercem a sua actividade profissional no sector das pescas e aos da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pescas é igual a 60% do salário médio definido por:

S/30 n
em que S representa a remuneração dos 10 meses que precedem o segundo mês anterior ao da baixa e n o número de meses compreendidos no mesmo período em relação aos quais haja entrada de contribuições.

2 - Considera-se alterado em conformidade com o disposto neste diploma o despacho de 31 de Outubro de 1974.

3 - Este despacho entra imediatamente em vigor, sendo aplicável às situações de baixa em curso a partir do mês seguinte ao da sua aplicação.

Secretaria de Estado da Segurança Social, 15 de Outubro de 1982. - O Secretário de Estado da Segurança Social, António José de Castro Bagão Félix.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31674.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-23 - Decreto 45266 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Promulga o Regulamento Geral das Caixas Sindicais de Previdência.

  • Tem documento Em vigor 1982-10-14 - Decreto Regulamentar 68/82 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Adita um artigo 48.º-A ao Decreto n.º 45266, de 23 de Setembro de 1963 (regula a forma de cálculo do subsídio de doença para a generalidade dos trabalhadores).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1983-01-31 - DECLARAÇÃO DD2672 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Rectifica o Despacho Normativo nº 249/82 de 17 de Novembro, relativo ao cálculo do subsídio diário de doença abonado aos beneficiários da Caixa de Previdência do Pessoal da Marinha Mercante Nacional e pela Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pesca.

  • Tem documento Em vigor 1983-01-31 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificado o Despacho Normativo n.º 249/82, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 266, de 17 de Novembro de 1982

  • Tem documento Em vigor 1987-06-17 - Decreto Regulamentar 36/87 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Regulamenta a atribuição e o cálculo do subsídio de doença do regime geral de segurança social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda