A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 11/2014, de 27 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeia os seguintes membros do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E.: Silvério dos Santos Brunhoso Cordeiro, para presidente, e os vogais executivos: Luís Filipe Ferreira da Cruz Matos, Luís Manuel Pereira de Almeida Costa, Ana da Natividade Preto Marcos (diretora clínica) e Belmiro Manuel Pereira Rocha (enfermeiro diretor). Publica em anexo as sinopses curriculares dos nomeados.

Texto do documento

Resolução 11/2014

Nos termos do disposto nos artigos 6.º e 13.º dos Estatutos constantes do anexo II ao Decreto-Lei 233/2005, de 29 de dezembro, aplicável ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E., por força da alínea g) do n.º 1 e do n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 50-A/2007, de 28 de fevereiro, conjugados com o artigo 21.º do Decreto-Lei 133/2013, de 3 de outubro, e com o n.º 2 do artigo 13.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 8/2012, de 18 de janeiro, resulta que os membros do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E, são nomeados por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde, para um mandato de três anos, renovável até ao máximo de três renovações consecutivas.

Atendendo a que os atuais membros do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E., cessaram o respetivo mandato em 31 de dezembro de 2013, torna-se necessário proceder à nomeação dos membros deste órgão de administração, assegurando-se a continuidade de funções de dois dos atuais cinco membros deste órgão.

A remuneração dos membros do conselho de administração desta entidade pública empresarial obedece ao disposto no n.º 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2012, de 21 de fevereiro, e à classificação atribuída pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 36/2012, de 26 de março, alterada pelas Resoluções do Conselho de Ministros n.os 97/2012, de 21 de novembro, 45/2013, de 19 de julho, e 48/2013, de 29 de julho.

Foi ouvida, nos termos do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 8/2012, de 18 de janeiro, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre as nomeações constantes da presente resolução.

Assim:

Nos termos dos artigos 6.º e 13.º dos Estatutos constantes do anexo II ao Decreto-Lei 233/2005, de 29 de dezembro, dos n.os 2 e 3 do artigo 13.º e da alínea c) do n.º 3 do artigo 20.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 8/2012, de 18 de janeiro, e da alínea d) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Nomear, sob proposta dos Ministros de Estado e das Finanças e da Saúde, Silvério dos Santos Brunhoso Cordeiro, Luís Filipe Ferreira da Cruz Matos, Luís Manuel Pereira de Almeida Costa, Ana da Natividade Preto Marcos (diretora clínica) e Belmiro Manuel Pereira Rocha (enfermeiro diretor), respetivamente, para os cargos de presidente e de vogais executivos do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E., cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciados nas respetivas sinopses curriculares, que constam do anexo à presente resolução e da qual fazem parte integrante.

2 - Autorizar os nomeados Silvério dos Santos Brunhoso Cordeiro e Luís Filipe Ferreira da Cruz Matos a exercerem a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.

3 - Determinar que a presente resolução produz efeitos no dia seguinte ao da sua aprovação.

13 de março de 2014. - O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

ANEXO

Notas curriculares

Silvério dos Santos Brunhoso Cordeiro, nascido em 04/12/1962, residente em V. N. Gaia

Formação Académica:

Doutorado em Ciências da Administração, Políticas Públicas e Administração Aplicada (Gestão Pública), Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão, Aprovado com a classificação máxima por unanimidade (2008)

Mestre em Administração Pública, Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão, Aprovado com a classificação final de Muito Bom (1996)

Pós-Graduado em Gestão de Empresas, Universidade de Aveiro (1993)

Licenciado em Direito - Ciências Jurídico-Económicas, Universidade Portucalense (1992)

Programa Educacional MANAGE, Universidade Nova (2013); Leadership in Healthcare Delivery, Universidade Nova (2013); (PADIS), Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, AESE (2010)

Atividade Profissional:

Desde 2011 - Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E. (Pelouro da Unidade de Operações e Logística);

2010/2011 - Presidente do Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF);

Desde 2010 - Consultor da Entidade Reguladora da Saúde no âmbito do projeto SINAS;

Desde 2009 - Professor Auxiliar na Escola de Economia e Gestão da Universidade Lusíada do Porto e Coordenador das Pós-Graduações nas áreas da Saúde e de Gestão;

Desde 2009 - Investigador da Unidade de I&D; CEJEA - Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da Universidade Lusíada;

2005/2011 - Professor Convidado, Equiparado a Professor Auxiliar, em diferentes Mestrados na área da Saúde e Administração Pública, na Universidade do Minho;

1997/2010 - Diretor Geral do Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (Associação Pública de âmbito Nacional).

Investigação Relevante:

Autor do livro "Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas", publicado com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Lisboa, Universidade Lusíada Editora, 2010 (ISBN 978-989-640-051-4).

Autor de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Luís Filipe Ferreira da Cruz Matos, nascido a 10 de maio de 1973.

Habilitações Académicas:

Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, em dezembro de 2006, Pós-Graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, em julho de 2001 e Licenciado em Administração e Gestão de Empresa pela Universidade Católica no Porto, em setembro de 1996.

Conclusão com aproveitamento do PADIS em 2014 e do curso "Mastering in Health Care Finance», em 2007.

Experiência Profissional:

Desde novembro de 2011, gestor da Parceria Público-Privada do Hospital de Braga na Administração Regional do Norte, I.P.

De fevereiro de 2007 a outubro de 2011, administrador hospitalar no Centro Hospitalar do Porto.

De novembro de 2005 a janeiro de 2007, vogal executivo no conselho de administração do Hospital Infante D. Pedro, Aveiro.

De novembro de 2000 a outubro de 2005, administrador hospitalar na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

De junho 1999 a setembro de 1999, adjunto de gerente de galeria comercial na Sonae Imobiliária, S.A.

De junho de 1997 a maio de 1999, operador de atendimento direto no Montepio Geral, Ermesinde.

Experiência Académica:

Docente da cadeira de Sistemas de Informação no MBA da Universidade Lusíada do Porto e da cadeira de Instalações Hospitalares na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

Luís Manuel Pereira de Almeida Costa, nascido em 3 de maio de 1971, natural de Vila Nova de Famalicão, residente na Póvoa de Varzim.

Licenciado em Direito na vertente de ciências jurídico-económicas e mestrando no curso de Mestrado em Direito em Ciências Jurídicas Empresariais pela Universidade Lusíada do Porto.

Frequentou, entre outros: o curso avançado em Gestão Hospitalar pela Porto Business School; o curso de contratualização nos Serviços de Saúde, pela ACSS IP; International Executive Program in Health Care Policy and Management "Mastering Health Care Finance", pela Universidade de Lausane, Institute of Health Economics and Management e Harvard Medical International; o curso "Como gerir unidades de saúde num processo de reforma", na Universidade de Aveiro; o Workshop em Gestão Clínica realizado em Barcelona, no Institut Municipal d'Assistencia Sanitaria, Hospital Vall d'Hebron, Hospital de la Santa Creu i Sant Pau e Fundação Puigvert; o curso de pós-graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; o Programa Avançado em Gestão Empresarial Hospitalar, no INDEG Business School/ISCTE - Escola de Gestão; o Master em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Lusíada do Porto e a Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Empresariais da Universidade Católica. Durante os anos de 2007 a 2014 exerceu funções como administrador executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E., sendo que de 2007 a 2013 teve responsabilidades específicas nas áreas de gestão e coordenação do serviço de aprovisionamento, serviço hoteleiros, serviço de admissão de doentes, tendo igualmente exercido funções como presidente da Comissão de Ética e de Avaliação.

Durante os anos de 2002 a 2007 foi vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital São João de Deus, S.A., com responsabilidades específicas nas áreas de gestão e coordenação do serviço de aprovisionamento, serviço hoteleiros, serviço de admissão de doentes, serviço de instalações e equipamentos, serviço informático, jurídico e financeiro.

No mesmo período desempenhou funções como presidente da Comissão de Avaliação do Hospital S. João de Deus, S.A./EPE, presidente da Comissão de Ética do Hospital S. João de Deus, S.A./EPE, presidente da Comissão de Formação do Hospital S. João de Deus, S.A./EPE.

De 1989 a 1998 exerceu funções de direção intermédia em várias empresas, sendo que de 1998 a 2002 exerceu a advocacia e gestão de empresas.

Ana da Natividade Preto Marcos, nascida a 26 de novembro de 1965.

Formação Académica:

1984 - 1990 - Licenciatura em Medicina pelo ICBAS, com classificação final de 14 valores.

Fevereiro de 1997 - Grau de Assistente de Anestesiologia com classificação de 19,1 valores.

1999 - Concurso de Provimento para Assistente Hospitalar de Anestesiologia do CHVN Gaia.

2005 - Grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar.

2003 - Competência em Medicina de Emergência atribuída pela Ordem dos Médicos.

2005 - Competência em Medicina da Dor atribuída pela Ordem dos Médicos.

2003 - Pós-Graduação em Medicina da Dor pela Faculdade de Medicina do Porto.

2009 - Programa de Reforço de Competências em Gestão (EGP/UP).

Atividade profissional:

Funções atuais - Diretora da Unidade de Cirurgia de Ambulatório e Adjunta da Direção Clínica do CHVN Gaia/Espinho. Assistente Graduada de Anestesiologia.

Outras atividades

Orientadora de Formação de internos de especialidade, desde 2000.

Adjunta da Direção do Internato Médico do CHVN Gaia/Espinho, de 2000 a 2003.

Comissão de Ensino do Serviço de Anestesiologia do CHVN Gaia/Espinho, de 2007 a 2009.

Comissão de Coordenação Cirúrgica do CHVN Gaia/Espinho, desde 2011.

Atividade no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), de 1994 a 1999.

Atividade na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), de 1995 a 2000.

Consultora da Entidade Reguladora da Saúde no âmbito do Projeto SINAS, desde 2011.

Perito de Medicina da Dor na Administração Central dos Serviços de Saúde, desde 2009.

Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório (APCA), desde 2012.

Vice-Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), desde 2010.

Palestrante em cursos, congressos e workshops na área da saúde.

Membro de Comissões Organizadoras e Científicas de Congressos Médicos.

Autora de trabalhos científicos em comunicação oral, posters e revistas da especialidade.

Membro da Sociedade Científicas (SPA, APCA, APED, CAR, IASP, ESRA).

Membro de grupos de trabalho nacionais (medicina da dor e cirurgia de ambulatório).

Participação em júris de trabalhos científicos em congressos nacionais.

Participação em júris de concursos médicos e CAT's no CHVN Gaia/Espinho.

Belmiro Manuel Pereira da Rocha

Contactos: Tlm: 964071304 e Email: belmirorocha@gmail.com

Habilitações académicas: Licenciado em Enfermagem de Reabilitação.

Formação complementar: Pós-Graduado em Gestão e Economia da Saúde, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Experiência profissional: Atualmente Enfermeiro-Diretor do Centro Hospitalar de V.N.Gaia/Espinho, EPE, com a categoria de Enfermeiro Chefe, anteriormente exercendo funções no Serviço de Pneumologia e Cinesiterapia Respiratória do mesmo Centro Hospitalar.

Outras Atividades: Presidente da Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, da Ordem dos Enfermeiros, desde 2012.

Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (2 Mandatos, 2008-2012).

Convidado pelo Ministério da Saúde (2010) para fazer parte do Grupo de Trabalho Ministerial para elaboração da nova carreira de enfermagem.

Vogal do Conselho de Administração e Enf.º Diretor do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda -Espinho, de 2001 a 2005, em dois mandatos, primeiro nomeado pelo Prof. Correia de Campos e segundo pelo Dr. Luís Filipe Pereira.

Enf.º dos Órgãos Sociais Nacionais da Ordem dos Enfermeiros, na Comissão Nacional de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, de 2000 a 2007 (2 Mandatos).

Fez parte da Comissão de Acompanhamento da experiência de gestão do Hospital de São Sebastião - Feira, em 1999.

Fez parte de vários júris de concursos e comissões de escolhas de materiais.

Apresentou vários trabalhos em congressos, jornadas e encontros científicos. Publicou diversos artigos.

Fez parte de grupos de trabalhos como perito convidado, nomeadamente na Ordem dos Enfermeiros e Direção-Geral de Saúde.

É organizador de vários eventos, como encontros, jornadas e congressos, nacionais e internacionais.

Foi Presidente da Federação Concelhia das Associações de Pais de Espinho e membro do Conselho Municipal de Educação de Espinho, de 2009 a 2011.

207708199

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/316363.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-12-29 - Decreto-Lei 233/2005 - Ministério da Saúde

    Transforma em entidades públicas empresariais os hospitais com a natureza de sociedade anónima, o Hospital de Santa Maria e o Hospital de São João e cria o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., o Centro Hospitalar de Setúbal, E. P. E., e o Centro Hospitalar do Nordeste, E. P. E., e aprova os respectivos Estatutos.

  • Tem documento Em vigor 2007-03-27 - Decreto-Lei 71/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova o novo estatuto do gestor público.

  • Tem documento Em vigor 2012-01-18 - Decreto-Lei 8/2012 - Ministério das Finanças

    Modifica as regras de recrutamento e selecção dos gestores públicos, bem como as matérias relativas aos contratos de gestão e à sua remuneração e benefícios, procedendo à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de Março, que aprova o estatuto do gestor público e à respetiva republicação.

  • Tem documento Em vigor 2013-10-03 - Decreto-Lei 133/2013 - Ministério das Finanças

    Aprova o novo regime jurídico do sector público empresarial, incluindo as bases gerais do estatuto das empresas públicas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda