Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 2157/2014, de 11 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeia Graça Maria de Rezende Mendes Pinto de Drummond Ludovice diretora do Museu da Música.

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 2157/2014

Por despacho de 29 de janeiro de 2014, da Diretora-Geral do Património Cultural, atendendo ao disposto no Decreto-Lei 115/2012, de 25 de maio e na Portaria 223/2012, de 24 de julho, ao abrigo da alínea d) do n.º 1 do artigo 7.º e do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto e 64/2011, de 22 de dezembro, foi nomeada, em regime de substituição, com efeitos a 01 de fevereiro de 2014, como diretora do Museu da Música, a Licenciada Graça Maria de Rezende Mendes Pinto de Drummond Ludovice, cuja nota curricular publicada em anexo demonstra aptidão e o perfil adequados ao exercício do cargo, mantendo as funções de coordenação da Galeria do Rei D. Luís.

30 de janeiro de 2014. - O Diretor do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, Manuel Diogo.

Nota curricular

Dados pessoais

Nome: Graça Maria de Rezende Mendes Pinto de Drummond Ludovice

Categoria: Técnico Superior (Assessor Principal)

Nacionalidade: Portuguesa

Formação académica

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981).

Outra formação

Pós-graduação em Museologia e Conservação (Curso de Conservador de Museu) Secretaria de Estado da Cultura/Instituto Português do Património Cultural (1984).

Percurso profissional

1984 - Inicia as funções de conservadora do Palácio Nacional da Ajuda, museu, ingressando no seu quadro em 1988.

1994 - Ingressa no Instituto Português de Museus

1998 - Requisitada para exercer funções de Conservadora na Direção do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém.

2003 - Retoma as suas funções de Técnico Superior, carreira de conservador, no quadro de pessoal do IPM.

2007 - Nomeada Coordenadora da Galeria do Rei D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda.

Experiência profissional

No Palácio Nacional da Ajuda - (1984-1994)

Inicia em 1984 as funções de conservadora do Palácio Nacional da Ajuda. Estudou e classificou centenas de peças de todas as coleções deste acervo, e exerceu funções de assessoria e substituição da Diretora em todas as atividades, incluindo as de representação nas cerimónias da Presidência da República.

Participou em todas as exposições organizadas pelo palácio entre 1984 e 1994:" Tesouros Reais", (nomeada vogal do comissariado pelo Secretário de Estado da Cultura sendo posteriormente agraciada com um louvor);" D. Luís Duque do Porto e Rei de Portugal"; "Jóias do quotidiano da Família Real"; "Reservas da Ajuda na Fundação Calouste Gulbenkian Porcelana Europeia"; "A América na Ajuda"; "Visitas Reais entre as Cortes Portuguesa e Britânica 1902-1910" (Por este trabalho foi agraciada pelo Governo Britânico com a "Royal Victorian Medal").

Selecionou peças a adquirir em leilões representando o Palácio nessas aquisições. Integrou o júri de vários procedimentos concursais do PNA.

Instituto Português de Museus (1994-1998)

Assessoria à Direção nos contactos internacionais e no apoio técnico a museus portugueses exteriores ao IPM.

Nomeada comissária adjunta para a realização no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, de exposições por ocasião da campanha de imagem do ICEP "Portugal/ Brasil"; Coleção Manuel de Brito"; MASP, em São Paulo e no "MAM, no Rio de Janeiro; "Fado Vozes e Sombras", Museu da Imagem e do Som, São Paulo e no MAM, no Rio de Janeiro. "; O Naturalismo" e Rafael Bordallo Pinheiro" na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Fundação Centro Cultural de Belém/ Centro de Exposições (1998-2003)

Exerceu funções de Conservadora na Direção do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém,

Durante cinco anos é a conservadora responsável pela produção e coordenação de cerca de metade das exposições da programação anual do Centro de Exposições.

Em 1999 com a integração da coleção de design no CCB fica responsável pela inventariação e estudo da coleção bem como do restauro de todo o acervo.

Elaborou a estrutura museológica e definiu a museografia para a sua apresentação em exposição permanente nas duas apresentações permanentes da colação no CCB (1999 e 2002). Criou as reservas temáticas para a coleção.

Instituto Português de Museus (2003-2013)

Representa o IPM em diversificados projetos museológicos, designadamente da exposição "Artistas Viajantes e o Brasil no séc. XI realizada no Museu Nacional de Soares e posteriormente na Galeria do Rei D. Luís I. Desempenha paralelamente funções de Assessoria à Direção.

No âmbito do programa Cultura/Emprego, Ministério da Cultura/Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, leciona as disciplinas de Museologia e de Montagem de Exposições.

Em outubro de 2007 é nomeada Coordenadora da Galeria do Rei D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda. Desde então assegura uma programação e o acompanhamento de todas as iniciativas que nela decorrem gerindo a articulação das diversas áreas, inicialmente do IMC atualmente da DGPC. Neste âmbito desempenhou funções de comissária executiva das seguintes exposições: "Arte e Cultura do Império Russo nas Coleções do Hermitage de Pedro o Grande, a Nicolau II; José Saramago "A Consistência dos Sonhos"; "Obras de Referência dos Museus da Madeira";"Prémios de fotografia de Espanha"; "VIACRUCIS, A Paixão de Cristo".

Na área de mecenato desenvolve várias parcerias.

Coordenadora do projeto "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento" (DGE/DGPC).

Participação em várias publicações científicas.

Membro de júri em diversos procedimentos concursais.

É membro de várias associações de âmbito museológico.

207584609

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/315391.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2012-05-25 - Decreto-Lei 115/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica da Direção-Geral do Património Cultural.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda