A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 81/85, de 27 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições relativas ao cálculo na atribuição do subsídio por morte aos pensionistas titulares de pensão ao abrigo do Decreto-Lei n.º 259/77, de 21 de Junho, e, cumulativamente, de pensão do regime geral.

Texto do documento

Despacho Normativo 81/85
As características das pensões de velhice ou invalidez atribuídas no âmbito do Decreto-Lei 259/77, de 21 de Junho, que instituiu o regime de protecção social a desalojados, têm ocasionado a verificação de situações em que o pensionista desalojado vem também a ser titular de uma pensão do regime geral.

A titularidade cumulativa de duas pensões, em que a de desalojado reveste natureza não contributiva, levanta a questão de saber se por morte de pensionista nas circunstâncias referidas o cálculo do subsídio a atribuir deverá ter por base o início dessa pensão, se mais antiga, para efeitos de actualização do salário médio previsto no n.º 7 do artigo 100.º do Decreto 45266, de 23 de Setembro de 1963, na redacção dada pelo Decreto 178/73, de 17 de Abril.

Ora, a pensão de desalojado, concedida ao abrigo do Decreto-Lei 259/77, uma vez concretizada definitivamente, entra na esfera jurídica do pensionista e consubstancia-se como um direito estrito, pelo que deve ser considerada para todos os efeitos.

De resto, pelo Decreto-Lei 351/81, de 26 de Dezembro, que extinguiu o regime de protecção aos desalojados, estes integram-se no regime geral, mas mantêm o direito às pensões já atribuídas.

Nestes termos, ao abrigo do artigo 202.º do Decreto 45266, de 23 de Setembro de 1963, determino o seguinte:

Sempre que por morte de pensionista desalojado titular de pensão atribuída ao abrigo do Decreto-Lei 259/77, de 21 de Junho, e também titular de uma pensão do regime geral haja lugar à atribuição do subsídio por morte, o referido cálculo deverá ter por base o início da pensão de desalojado, se mais antiga, para efeitos de aplicação do factor de actualização do salário médio a considerar, nos termos do n.º 7 do artigo 100.º do Decreto 45266, de 23 de Setembro de 1963.

Secretaria de Estado da Segurança Social, 9 de Julho de 1985. - A Secretária de Estado da Segurança Social, Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30560.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-23 - Decreto 45266 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Promulga o Regulamento Geral das Caixas Sindicais de Previdência.

  • Tem documento Em vigor 1973-04-17 - Decreto 178/73 - Ministério das Corporações e Previdência Social

    Altera a redacção de vários artigos do Regulamento Geral das Caixas Sindicais de Previdência, aprovado pelo Decreto n.º 45266, de 23 de Setembro de 1963.

  • Tem documento Em vigor 1977-06-21 - Decreto-Lei 259/77 - Presidência do Conselho de Ministros

    Institui o regime de protecção social para os desalojados.

  • Tem documento Em vigor 1981-12-26 - Decreto-Lei 351/81 - Ministérios do Trabalho e dos Assuntos Sociais

    Determina a integração dos desalojados abrangidos pelo regime do Decreto-Lei n.º 259/77, de 21 de Junho, no regime geral da segurança social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda