Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 18483, de 23 de Maio

Partilhar:

Sumário

Regula a cobrança das portagens e a circulação no troço Lisboa-Vila Franca de Xira da auto-estrada do Norte (estrada nacional n.º 1) e na Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira.

Texto do documento

Portaria 18483

Nos termos do disposto no Decreto-Lei 43705, de 22 de Maio do corrente ano:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças, das Obras Públicas e das Comunicações, que a cobrança das portagens e a circulação no troço Lisboa-Vila Franca de Xira da auto-estrada do Norte (estrada nacional n.º 1) e na Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, obedeçam às disposições seguintes:

1.º A partir da data da abertura ao trânsito da auto-estrada do Norte (estrada nacional n.º 1), competirá à Junta Autónoma - de Estradas o serviço de cobrança de portagens nesta via de comunicação e na Ponte Marechal Carmona.

2.º As normas a adoptar no serviço de cobrança das portagens e sua fiscalização, bem como a forma de prestação de fiança pelos portageiros, serão estabelecidas por despacho do Ministro das Obras Públicas.

3.º Os veículos isentos do pagamento de portagem, nos termos do § 2.º do artigo 5.º do Decreto-Lei 43705, de 22 de Maio do corrente ano, deverão circular munidos dos respectivos títulos de isenção concedidos pela Junta Autónoma de Estradas, que serão dispensados para os automóveis portadores do letreiro «Estado» ou registados nas séries EP, CD, MG, ME e AM e para o material de incêndios e ambulâncias dos bombeiros.

As máquinas de lavoura são também dispensadas de possuir títulos de isenção para utilizarem a Ponte Marechal Carmona sem pagamento de quaisquer taxas, nos termos do § 1.º do artigo 5.º do referido decreto-lei.

4.º Os bilhetes de portagem e os títulos de isenção, bem como as licenças de utilização a que se refere o § único do artigo 4.º do Decreto-Lei 43705, de 22 de Maio de 1961, obedecerão aos modelos publicados em anexo a esta portaria.

5.º Os títulos de isenção de portagem e bem assim as licenças de utilização da Ponte Marechal Carmona, de seis ou doze meses, para automóveis ligeiros de passageiros, só serão válidos para veículos registados em nome das entidades a quem tenham sido concedidas as isenções ou passadas as licenças.

6.º Os bilhetes de ida e volta aplicáveis a automóveis ligeiros de passageiros para utilização da Ponte Marechal Carmona serão válidos durante três dias, incluindo o da sua emissão.

7.º O trânsito na Ponte Marechal Carmona obedecerá às seguintes disposições:

a) É proibido o trânsito de peões pela faixa de rodagem, sob pena de aplicação das multas previstas no n.º 6 do artigo 40.º do Código da Estrada;

b) A travessia da ponte deverá ser sempre feita com a devida precaução, não podendo os veículos automóveis exceder a velocidade de 50 km por hora;

c) É proibido o estacionamento de veículos e animais em toda a extensão da ponte;

d) A travessia de gado em manada só será permitida das 2 às 6 horas, devendo ser tomadas todas as precauções necessárias à segurança do restante tráfego. As infracções serão punidas com a multa de 1000$00.

8.º Sem prejuízo de disposições legais regulamentares para o trânsito nas auto-estradas, serão respeitadas as seguintes regras de circulação na auto-estrada:

a) Em cada uma das faixas de rodagem é permitida a circulação no sentido atribuído a essa faixa;

b) A entrada de veículos na auto-estrada far-se-á utilizando, obrigatòriamente, a respectiva via de aceleração e de modo a não interferir com a circulação nas faixas;

c) A saída para um ramo de um nó, ou para uma via de abrandamento, só pode ser efectuada a partir da via da direita, devendo ser realizada com precaução;

d) Em cada faixa de rodagem os veículos devem circular pela via da direita, excepto para ultrapassagem;

e) Não é permitido circular, atravessar ou parar em nenhum ponto do separador que divide os dois sentidos de circulação.

Exceptuam-se desta disposição os veículos da Junta Autónoma de Estradas, da Polícia de Viação e Trânsito, dos bombeiros e as ambulâncias, quando em serviço e com os condutores responsáveis, devendo estes, porém, utilizar de preferência as zonas daquele separador que estão pavimentadas e tomar as precauções necessárias.

Exceptuam-se também os veículos de socorro quando o atravessamento do separador for necessário ao seu serviço, desde que o atravessamento tenha a assistência da Polícia de Viação e Trânsito ou da Junta Autónoma de Estradas;

f) Não é permitido parar ou estacionar nas faixas de rodagem, bermas, vias de aceleração e abrandamento, assim como nos seus acessos.

É, no entanto, permitida a paragem ou estacionamento nas bermas em caso de emergência ou mediante autorização da Polícia de Viação e Trânsito ou da Junta Autónoma de Estradas;

g) A entrada e saída da auto-estrada só podem ser feitas nos locais para esse efeito sinalizados;

h) Na auto-estrada não é permitido solicitar ou conceder transporte;

i) A contravenção do disposto nestas regras será punida com a multa de 500$00.

9.º Ficam revogadas as disposições da Portaria 13840, de 12 de Fevereiro de 1952.

Ministérios das Finanças, das Obras Públicas e das Comunicações, 23 de Maio de 1961. - O Ministro das Finanças, António Manuel Pinto Barbosa. - O Ministro das Obras Públicas, Eduardo de Arantes e Oliveira. - O Ministro das Comunicações, Carlos Gomes da Silva Ribeiro.

(ver documento original) Ministérios das Finanças, das Obras Públicas e das Comunicações, 23 de Maio de 1961. - O Ministro das Finanças, António Manuel Pinto Barbosa. - O Ministro das Obras Públicas, Eduardo de Arantes e Oliveira. - O Ministro das Comunicações, Carlos Gomes da Silva Ribeiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1961/05/23/plain-273285.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/273285.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1961-05-22 - Decreto-Lei 43705 - Ministérios das Finanças, das Obras Públicas e das Comunicações

    Estabelece o regime de pagamento de portagem pela utilização, total ou parcial, do lanço Lisboa-Vila Franca de Xira da auto-estrada do Norte (estrada nacional n.º 1) e substitui a actual tabela das taxas de portagem na Ponte Marechal Carmona.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1966-05-18 - Portaria 22006 - Ministérios das Finanças, das Obras Públicas e das Comunicações

    Inclui os veículos automóveis registados na série AP no n.º 3.º da Portaria n.º 18483 (pagamento de portagem na auto-estrada do Norte e na Ponte do Marechal Carmona).

  • Tem documento Em vigor 1966-12-13 - Portaria 22374 - Ministérios das Finanças, das Obras Públicas e das Comunicações

    Inclui os veículos automóveis registados na série MX, adoptada pelo Ministério da Marinha, no n.º 3.º da Portaria n.º 18483 (pagamento de portagem no lanço Lisboa-Vila Franca de Xira da auto-estrada do Norte e na Ponte do Marechal Carmona).

  • Tem documento Em vigor 1977-06-27 - Portaria 391/77 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Modifica todas as multas fixadas no Regulamento do Código da Estrada, com excepção das previstas nos artigos 31.º e 43.º.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda