A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 47633, de 12 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria a Federação dos Municípios da Ilha das Flores, sendo-lhe cometida a exploração das obras do aproveitamento hidroeléctrico e das redes de distribuição em alta e baixa tensão executadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 46189, de 16 de Fevereiro de 1965.

Texto do documento

Decreto-Lei 47633

De harmonia com o disposto no Decreto-Lei 46189, de 16 de Fevereiro de 1965, que autorizou o Ministério das Obras Públicas a executar as obras do aproveitamento hidroeléctrico da ribeira de Além da Fazenda, linhas de transporte de energia e redes de baixa tensão na ilha das Flores, concluídas essas obras, ou grupos de obras susceptíveis de serem exploradas, deverá a Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos proceder, logo que possível, à sua entrega à entidade competente para assegurar a exploração respectiva, nas condições que forem estabelecidas.

As obras de pequena distribuição de energia eléctrica abrangem povoações dos dois concelhos da ilha, e a federação de municípios é a fórmula mais adequada para efectuar a sua exploração, bem como a do referido aproveitamento hidroeléctrico.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É criada a Federação dos Municípios da Ilha das Flores, sendo-lhe cometida a exploração das obras do aproveitamento hidroeléctrico e das redes de distribuição em alta e baixa tensão executadas ao abrigo do Decreto-Lei 46189, de 16 de Fevereiro de

1965.

Art. 2.º A Federação ficará isenta de contribuição industrial relativa à actividade produtora e distribuidora de energia eléctrica e, bem assim, das rendas a pagar ao Estado pela produção e distribuição, referidas na base XV de Lei 2002.

Art. 3.º A Federação deverá iniciar a sua actividade no prazo de 90 dias e submeter à aprovação do Ministro do Interior e do Secretário de Estado da Indústria, dentro dos 90 dias seguintes, o respectivo regulamento interno.

§ 1.º A comissão administrativa da Federação será constituída pelos presidentes das câmaras municipais associadas e por um representante da Junta Geral do Distrito Autónomo da Horta, à qual compete, também, designar o presidente.

§ 2.º Os serviços da Federação serão geridos por um conselho de administração, constituído por um presidente, que será, alternadamente, por períodos de três anos, o presidente de cada uma das câmaras municipais federadas, e por dois vogais, escolhidos pela comissão administrativa, de preferência entre os vereadores das mesmas câmaras ou

vogais dos respectivos conselhos municipais.

Art. 4.º A aprovação do quadro do pessoal técnico e administrativo, bem como dos respectivos vencimentos, é da competência do Ministro do Interior, ouvido o Secretário de Estado da Indústria, sob proposta do conselho de administração.

§ 1.º O pessoal dos serviços de produção e distribuição de energia eléctrica das câmaras municipais federadas poderá transitar para a Federação, independentemente de qualquer formalidade, na situação actual ou noutra que vier a ser-lhe atribuída no quadro a aprovar.

§ 2.º Os funcionários das câmaras municipais federadas, devidamente autorizados por estas e pelo Ministro do Interior, poderão prestar à Federação, sem prejuízo das funções próprias, serviços remunerados por meio de gratificação.

Art. 5.º A Federação reembolsará o Estado da importância de 1350 contos, correspondente à sua comparticipação nas despesas com a realização das obras referidas no artigo 1.º, em nove anuidades iguais, a partir de 1967.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 12 de Abril de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho - Manuel Rafael

Amaro da Costa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1967/04/12/plain-260004.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/260004.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1944-12-26 - Lei 2002 - Ministério das Obras Públicas e Comunicações

    PROMULGA A ELECTRIFICAÇÃO DO PAIS.

  • Tem documento Em vigor 1965-02-16 - Decreto-Lei 46189 - Ministérios das Finanças e das Obras Públicas

    Define as condições em que fica autorizado o Ministério das Obras Públicas a executar até ao fim do ano de 1966, na ilha das Flores, diversos empreendimentos relacionados com o estabelecimento naquela ilha da estação de observação terrestre prevista no acordo luso-francês.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-05-19 - Decreto Regional 10/77/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Regional dos Açores

    Determina que à Federação dos Municípios da Ilha das Flores seja cometida a exploração das carreiras de transportes colectivos de passageiros da referida ilha.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda