A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 23404, de 28 de Maio

Partilhar:

Sumário

Torna extensivo ao ultramar, com as alterações constantes da presente portaria, o Decreto n.º 43587, que promulga o Regulamento das Expropriações.

Texto do documento

Portaria 23404
Pela portaria 14507, de 19 de Agosto de 1953, foram tornados extensivos ao ultramar os artigos 1.º a 20.º da Lei 2030, de 22 de Junho de 1948, e o Decreto 37758, de 22 de Fevereiro de 1950, que aprovou o Regulamento das Expropriações.

Este Regulamento foi alterado pelo Decreto 43587, de 8 de Abril de 1961, ainda não aplicado às províncias ultramarinas.

Os motivos que determinaram a alteração daquele Regulamento e o rápido desenvolvimento dos grandes centros urbanos do ultramar aconselham que ali se adopte o mesmo regime para as expropriações, no intuito de acelerar os respectivos processos e de garantir, por forma adequada, a defesa dos interesses legítimos em jogo, ressalvando apenas na sua aplicação as condições locais.

Nestes termos:
Ouvido o Conselho Ultramarino:
Usando da faculdade conferida pelo n.º III da base LXXXVIII da Lei Orgânica do Ultramar Português:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Ultramar, o seguinte:

1.º É tornado extensivo ao ultramar o Decreto 43587, de 8 de Abril de 1961, com as alterações a seguir mencionadas.

2.º - 1. As referências feitas a "Presidente do Conselho de Ministros», "Ministro das Obras Públicas» e "Ministro competente» consideram-se como feitas a "governador».

2. As referências a "Conselho de Ministros» consideram-se feita a "governador-geral, ouvido o Conselho Económico Social» ou a "governador, ouvido o Conselho de Governo», respectivamente para as províncias de governo-geral e para as de governo simples.

3. As referências feitas a "Ministério da Justiça» e "Direcção-Geral da Justiça» consideram-se como feitas a "presidente do Tribunal da Relação».

4. As referências a "Ministério das Obras Públicas» e "Ordem dos Engenheiros» consideram-se como feitas a "Direcção dos Serviços de Obras Públicas» ou "Repartição Provincial dos Serviços de Obras Públicas», respectivamente nas províncias de governo-geral e nas de governo simples.

5. As referências a "Direcção-Geral da Fazenda Pública», "chefe da secção de finanças» e "secção de finanças» consideram-se feitas, respectivamente, a "Direcção dos Serviços de Fazenda e Contabilidade» ou "Repartição Provincial dos Serviços de Fazenda e Contabilidade», consoante se tratar de províncias de governo-geral ou de governo simples, a "secretário de Fazenda» e a "Repartição de Fazenda».

6. As referências a "Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência» consideram-se feitas ao estabelecimento bancário da província onde por lei devem efectuar-se os depósitos obrigatórios.

7. As expressões "secretaria do tribunal» e "chefe da secretaria do tribunal» devem entender-se como feitas a "cartório» e "escrivão de direito».

8. As referências ao Diário do Governo devem entender-se como feitas ao Boletim Oficial.

3.º No n.º 4.º do artigo 17.º é eliminada a expressão "ou o chefe da secretaria do tribunal privativo da 1.ª instância do contencioso das contribuições e impostos».

4.º O artigo 46.º passará a ter a seguinte redacção:
Art. 46.º No caso de expropriação parcial ou de desistência do pedido por parte do expropriante e sempre que o valor real do prédio, fixado no processo, seja, em 80 por cento, superior ou inferior ao valor matricial, o agente do Ministério Público enviará ao chefe de repartição de Fazenda competente certidão para efeitos de actualização do valor, nos termos das leis fiscais da província.

5.º O n.º 2.º do artigo 62.º passará a ter a seguinte redacção:
Art. 62.º - 1. ...
2. Logo que do processo constem os elementos necessários, será proferida decisão dentro do prazo de 30 dias, dela havendo recurso para o Conselho Ultramarino nos termos das suas normas gerais.

6.º O artigo 79.º passará a ter a seguinte redacção:
Art. 79.º Os processos relativos aos planos de urbanização, com a delimitação da área valorizada, serão submetidos ao governador para efeitos de homologação.

Ministério do Ultramar, 28 de Maio de 1968. - O Ministro do Ultramar, Joaquim Moreira da Silva Cunha.


Para ser publicada no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/256378.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1948-06-22 - Lei 2030 - Ministério da Justiça

    Promulga disposições sobre questões conexas com o problema da habitação, nomeadamente expropriação por causa de utilidade pública prevista na lei, sublocação, direito de preferência e acção de despejo.

  • Tem documento Em vigor 1950-02-22 - Decreto 37758 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Promulga o regulamento sobre expropriações, a que se refere a parte I da Lei nº 2030 de 22 de Junho de 1948.

  • Tem documento Em vigor 1961-04-08 - Decreto 43587 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Promulga o Regulamento das Expropriações.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-03-05 - Decreto 85/73 - Ministério do Ultramar

    Estabelece os termos a observar na restituição da posse de terrenos às províncias ultramarinas, em consequência da constituição de reservas nos termos do artigo 25.º do Regulamento de Ocupação e Concessão de Terrenos, aprovado pelo Decreto n.º 43894, de 6 de Setembro de 1961.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda