A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 23571, de 31 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Aprova o Regulamento para a Concessão de Galardões aos Dadores Benévolos de Sangue.

Texto do documento

Portaria 23571

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Saúde e Assistência, aprovar o Regulamento para a Concessão de Galardões aos Dadores Benévolos de Sangue anexo à presente portaria.

Ministério da Saúde e Assistência, 31 de Agosto de 1968. - O Ministro da Saúde e Assistência, Francisco Pereira Neto de Carvalho.

REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE GALARDÕES AOS DADORES

BENÉVOLOS DE SANGUE

De acordo com o § único do artigo 18.º do Decreto-Lei 41498, de 2 de Janeiro de 1958, a concessão de galardões, pela dedicação inerente à dádiva benévola de sangue, ficará sujeita às condições seguintes:

Artigo 1.º As insígnias destinadas a galardoar a dedicação inerente à dádiva benévola de sangue são: a medalha, o diploma e o distintivo, cujos modelos constam da Portaria 23430, de 11 de Junho de 1968.

Art. 2.º - 1. A medalha de dador de sangue compreende os graus de ouro, prata e cobre.

2. A medalha de ouro será concedida aos indivíduos que tenham completado 60 doações benévolas de sangue; a medalha de prata aos que tenham completado 40 doações, e a de cobre aos indivíduos que completem 20 doações benévolas de sangue.

Art. 3.º O diploma será concedido aos indivíduos que tenham feito 10 doações benévolas de sangue.

Art. 4.º O distintivo destina-se a galardoar os dadores benévolos a partir da terceira doação de sangue e os indivíduos que, não sendo dadores, se tenham evidenciado por actividades desinteressadas que estimulem a doação benévola de sangue.

Art. 5.º - 1. As medalhas serão atribuídas pelo Ministro da Saúde e Assistência, mediante proposta do Instituto Nacional de Sangue, ou a pedido de qualquer serviço de hemoterapia ou dos interessados.

2. O diploma será atribuído pelo director do Instituto Nacional de Sangue, mediante proposta de qualquer serviço de hemoterapia, ou a pedido dos dadores benévolos interessados.

3. O distintivo deverá ser atribuído pelos serviços onde o dador tiver realizado a terceira dádiva de sangue ou pelo Instituto Nacional de Sangue pelas suas brigadas de colheita.

4. O distintivo deverá ser ainda atribuído pelo Instituto Nacional de Sangue às pessoas que, tendo feito três dádivas benévolas de sangue, não o tenham ainda obtido pelo serviço onde efectuaram a terceira dádiva.

Art. 6.º A atribuição do distintivo às pessoas que não sejam dadores será feita pelo Instituto Nacional de Sangue, por sua iniciativa ou mediante proposta de qualquer serviço de hemoterapia.

Art. 7.º - 1. A concessão de medalhas e do diploma será precedida da organização de processo pelo Instituto Nacional de Sangue, donde conste o número de dádivas e informações necessárias à decisão a tomar.

2. Os processos referentes à atribuição de medalhas, depois de devidamente organizados, serão submetidos a despacho do Ministro da Saúde e Assistência.

3. Obtido despacho ministerial, a Secretaria-Geral procederá ao registo do processo em livro próprio e emitirá o título correspondente, do qual constará a identidade do galardoado e o número de dádivas de sangue efectuadas.

Art. 8.º Os diplomas serão passados pela Secretaria-Geral, que os registará em livro próprio.

Art. 9.º - 1. A concessão do distintivo será registada na ficha individual do dador pelos serviços de hemoterapia ou pelos serviços respectivos do Instituto Nacional de Sangue, conforme os casos, nos termos dos n.os 3 e 4 do artigo 5.º do presente Regulamento.

2. A concessão do distintivo às pessoas referidas no artigo 6.º, que pela sua actividade desinteressada estimulem a doação benévola de sangue, será registada pelo Instituto em livro próprio, com a indicação dos motivos que levaram a essa atribuição.

Art. 10.º Os encargos resultantes da concessão de galardões serão suportados pelo Instituto Nacional de Sangue, que poderá, no que respeita aos distintivos, fazer-se reembolsar, debitando as despesas realizadas aos serviços de hemoterapia que os concederam.

Art. 11.º O presente Regulamento entra em vigor, a título experimental, pelo período de dois anos, ao fim do qual deve ser revisto ou confirmado, se entretanto não surgirem razões que imponham a sua modificação.

Ministério da Saúde e Assistência, 31 de Agosto de 1968. - O Ministro da Saúde e Assistência, Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1968/08/31/plain-250689.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/250689.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1958-01-02 - Decreto-Lei 41498 - Ministério do Interior

    Cria o Instituto Nacional do Sangue e define as suas atribuições.

  • Tem documento Em vigor 1968-06-11 - Portaria 23430 - Ministério da Saúde e Assistência - Gabinete do Ministro

    Aprova os modelos das insígnias da medalha, do diploma e do distintivo de dador de sangue.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-12-06 - DECLARAÇÃO DD10470 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    De ter sido rectificado o Regulamento para a Concessão de Galardões aos Dadores Benévolos de Sangue, aprovado pela Portaria n.º 23571.

  • Tem documento Em vigor 1968-12-06 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificado o Regulamento para a Concessão de Galardões aos Dadores Benévolos de Sangue, aprovado pela Portaria n.º 23571

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda