A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Conjunto 633/2002, de 17 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Define a articulação entre o Ministério das Finanças, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Educação com o objectivo de determinar as áreas de actuação das entidades intervenientes no processo de construção e equipamento de uma escola com ensino português em Díli, Timor Leste.

Texto do documento

Despacho conjunto n.º 633/2002. - Considerando que Timor Leste adoptou o português como língua oficial;

Considerando que constitui objectivo da política externa portuguesa a difusão da língua portuguesa, nomeadamente em Timor Leste;

Considerando que o Programa Integrado de Cooperação para 2002 elege como um dos seus grandes eixos o apoio ao ensino e promoção da língua portuguesa;

Considerando o interesse das autoridades timorenses na criação de uma escola portuguesa em Díli , mediante acordo a celebrar entre o Estado Português e o Estado de Timor Leste, com a intervenção da diocese de Díli ;

Considerando que o início de funcionamento dessa escola portuguesa deve ocorrer em Outubro de 2002 e que isso implica trabalhos de construção num espaço, sito na Escola São José de Balide, disponibilizado pela diocese de Díli ;

Considerando a necessidade de, com a máxima celeridade, se dar início aos procedimentos legais adequados à execução do projecto e à construção e respectivo apetrechamento da escola portuguesa;

Considerando o disposto no n.º 4 do artigo 77.º da Lei 109-B/2001, de 27 de Dezembro:

Nestes termos, determina-se:

1 - O presente despacho define a articulação entre o Ministério das Finanças, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Educação, com o objectivo de determinar as áreas de actuação das entidades intervenientes no processo de construção e equipamento de uma escola com ensino português em Díli .

2 - Para efeitos do presente despacho, as entidades nacionais intervenientes no processo são as seguintes:

a) Ministério das Finanças e Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento (APAD) e do Instituto da Cooperação Portuguesa (ICP);

b) Ministério da Educação, através da Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL).

3 - A DREL garante o cumprimento de todas as regras e procedimentos legais para a efectiva utilização dos fundos disponibilizados.

4 - O financiamento do projecto, da construção, da fiscalização e do apetrechamento das instalações referidas no n.º 1 é assegurado pela APAD, até ao montante de Euro 600 000.

5 - À DREL, como entidade responsável pela execução, cabe promover a realização dos procedimentos necessários à execução das operações adequadas ao início, desenvolvimento e conclusão da obra e do apetrechamento.

6 - A APAD procede ao pagamento dos diversos encargos cobertos pelo financiamento previsto no n.º 4, de acordo com o plano de execução orçamental e mediante indicação expressa da DREL.

7 - A Embaixada de Portugal em Díli assegurará localmente o enquadramento das acções previstas no presente despacho.

8 - Os procedimentos para a execução do presente despacho regem-se pelo disposto no n.º 4 do artigo 77.º da Lei 109-B/2001, de 27 de Dezembro, conjugado com o n.º 3 do artigo 29.º do Decreto-Lei 23/2002, de 1 de Fevereiro, e com o artigo 81.º do Decreto-Lei 197/99, de 8 de Junho.

9 - A despesa mencionada no n.º 4 do presente despacho é autorizada ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei 197/99, de 8 de Junho, sendo dispensada a celebração do contrato escrito de acordo com as disposições conjugadas da alínea b) do n.º 1 e do n.º 2 do artigo 60.º do mesmo diploma.

10 - A escola de ensino português inicia a actividade em Outubro de 2002, em regime de instalação, sendo nomeada uma comissão instaladora por despacho conjunto dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas e da Educação.

11 - O despacho referido no número anterior estabelece as condições de funcionamento da escola, designadamente o acesso dos alunos, os níveis e ciclos de ensino e respectivo número de turmas para o ano lectivo de 2002-2003.

12 - O regime previsto no número anterior cessa com o início da aplicação do regime jurídico legal que vier a ser estabelecido para o funcionamento da escola de ensino português de Díli .

25 de Julho de 2002. - Pela Ministra de Estado e das Finanças, Norberto Emílio Sequeira da Rosa, Secretário de Estado do Orçamento. - Pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, António Manuel Lourenço dos Santos, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. - Pelo Ministro da Educação, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado, Secretário de Estado da Administração Educativa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2002/08/17/plain-246906.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/246906.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-06-08 - Decreto-Lei 197/99 - Ministério das Finanças

    Transpõe para a ordem jurídica interna as Directivas nºs 92/50/CEE (EUR-Lex), do Conselho, de 18 de Junho, 93/36/CEE (EUR-Lex), do Conselho, de 14 de Junho, e 97/52/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Outubro, e estabelece o regime de realização de despesas públicas com locação e aquisição de bens e serviços, bem como da contratação pública relativa à locação e aquisição de bens móveis e serviços.

  • Tem documento Em vigor 2001-12-27 - Lei 109-B/2001 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para o ano de 2002.

  • Tem documento Em vigor 2002-02-01 - Decreto-Lei 23/2002 - Ministério das Finanças

    Estabelece normas de execução do Orçamento do Estado para 2002.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-02-23 - Decreto-Lei 48/2009 - Ministério da Educação

    Cria, ao abrigo do acordo de cooperação celebrado em 4 de Dezembro de 2002 entre a República Portuguesa e a República Democrática de Timor-Leste, a Escola Portuguesa de Díli - Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

  • Tem documento Em vigor 2015-09-29 - Decreto-Lei 214/2015 - Ministério da Educação e Ciência

    Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 48/2009, de 23 de fevereiro, que cria a Escola Portuguesa de Díli - Centro de Ensino e da Língua Portuguesa

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda