A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 505/72, de 12 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações na constituição da Casa Civil e na estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Texto do documento

Decreto-Lei 505/72

de 12 de Dezembro

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. É criado na Casa Civil do Presidente da República o lugar de secretário particular, que será provido por livre escolha do Chefe do Estado e terá a categoria correspondente à letra F do quadro do artigo 2.º do Decreto-Lei 49410, de 24 de Novembro de 1969.

2. Quando o lugar a que se refere o número anterior for provido por funcionário público, civil ou militar, a nomeação será feita em comissão de serviço.

3. Se o secretário particular for militar, usará, quando fardado, as mesmas insígnias dos oficiais em serviço na Presidência da República.

Art. 2.º - 1. É criada na Secretaria-Geral da Presidência da República a Repartição de Administração-Geral, que compreenderá duas secções: Secção Administrativa e Secção da Chancelaria das Ordens.

2. As secções referidas no número anterior mantêm a competência que lhes foi atribuída pelo Decreto-Lei 342/71, de 10 de Agosto, e uma delas será directamente chefiada pelo chefe da Repartição de Administração-Geral.

Art. 3.º O lugar de chefe da Repartição de Administração-Geral terá a categoria correspondente à letra F do quadro do artigo 2.º do Decreto-Lei 49410 e será provido por escolha do Presidente do Conselho, sob proposta do Secretário-Geral da Presidência da República entre os chefes de secção do quadro único criado pelo Decreto-Lei 38364, de 6 de Agosto de 1951, desde que tenham mais de três anos de bom e efectivo serviço, ou entre diplomados com curso superior adequado, observando-se, conforme os casos, o disposto nos artigos 8.º ou 9.º do Decreto-Lei 342/71.

Art. 4.º - 1. É criado no quadro do pessoal da Secretaria-Geral da Presidência da República o lugar de encarregado do serviço automóvel, com categoria correspondente à letra R referida no artigo 2.º do Decreto-Lei 49410, o qual será provido por contrato, mediante escolha entre os motoristas de 1.ª classe do mesmo quadro, sob proposta do secretário-geral.

2. Ao encarregado do serviço automóvel compete, em geral, a superintendência do mesmo, nomeadamente a vigilância da manutenção dos veículos e a distribuição do serviço, podendo ainda ser incumbido da condução automóvel em missões urgentes ou de especial relevância.

3. É aplicável ao encarregado do serviço automóvel o disposto no artigo 1.º do Decreto-Lei 33651, de 19 de Maio de 1944, alterado pelo Decreto-Lei 43336, de 21 de Novembro de 1960.

Art. 5.º As despesas resultantes da execução deste decreto-lei serão suportadas, no ano em curso, pelas sobras do orçamento em vigor da Secretaria-Geral da Presidência da República, onde têm contrapartida na verba inscrita no capítulo 1.º, artigo 5.º, n.º 1, alínea 1.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias.

Promulgado em 2 de Dezembro de 1972.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/12/12/plain-232495.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232495.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1944-05-19 - Decreto-Lei 33651 - Presidência do Conselho - Secretaria

    Regula a situação dos condutores de automóveis da Presidência da República, da Presidência do Conselho e dos serviços centrais dos Ministérios que tenham atingido a idades de 60 anos ou que antes de a atingirem deixarem de possuir as faculdades necessárias ao bom desempenho da sua profissão.

  • Tem documento Em vigor 1951-08-06 - Decreto-Lei 38364 - Presidência do Conselho

    Reúne num quadro único o pessoal das Secretarias da Presidência da República, da Presidência do Conselho, da Assembleia Nacional e do Supremo Tribunal Administrativo. Publica em Anexo o Quadro de Pessoal.

  • Tem documento Em vigor 1960-11-21 - Decreto-Lei 43336 - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Eleva para 65 anos o limite de idade previsto no artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 33651, que regula a situação dos condutores de automóveis da Presidência da República, da Presidência do Conselho e dos serviços centrais dos Ministérios que, antes de atingirem o limite de idade legal, perdem as faculdades indispensáveis ao desempenho da sua profissão.

  • Tem documento Em vigor 1969-11-24 - Decreto-Lei 49410 - Presidência do Conselho e Ministério das Finanças

    Insere disposições diversas sobre vencimentos e regalias económico-sociais dos servidores do Estado, bem como sobre quadros e categorias.

  • Tem documento Em vigor 1971-08-10 - Decreto-Lei 342/71 - Presidência do Conselho

    Reorganiza os serviços da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-03-30 - Decreto-Lei 125/74 - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Determina que ao provimento do lugar de chefe da Repartição Administrativa da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho seja aplicável o regime previsto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 505/72, de 12 de Dezembro.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-24 - Decreto-Lei 513-B/79 - Presidência do Conselho de Ministros

    Reestrutura os serviços da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda