Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 412/74, de 6 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Extingue no Exército e na Força Aérea o posto de primeiro-cabo miliciano e cria em sua substituição o posto de segundo-furriel miliciano, e regula o acesso a esta última graduação.

Texto do documento

Decreto-Lei 412/74

de 6 de Setembro

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1 do artigo 1.º da Lei Constitucional 4/74, de 1 de Julho, o Conselho dos Chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. É extinto no Exército e na Força Aérea o posto de primeiro-cabo miliciano.

2. Em sua substituição é criado o posto de segundo-furriel miliciano.

3. Os segundos-furriéis milicianos integram-se na classe de sargentos.

Art. 2.º - 1. São graduados em segundos-furriéis milicianos os instruendos que terminem com aproveitamento o 2.º ciclo dos cursos de sargentos milicianos e que satisfaçam as condições de promoção fixadas na legislação em vigor para a promoção ao extinto posto de primeiro-cabo miliciano.

2. São promovidos a segundos-furriéis milicianos os segundos-furriéis milicianos graduados que satisfaçam às seguintes condições:

a) Que terminem com aproveitamento os estágios das respectivas especialidades e as escolas de recrutas subsequentes aos cursos de sargentos milicianos;

b) Que tenham boa informação findo um período de serviço de seis meses a contar do termo do curso de sargentos milicianos.

3. Os segundos-furriéis milicianos graduados que não satisfaçam a qualquer das condições referidas no número anterior terão passagem a primeiros-cabos do contingente geral.

4. O disposto nos números anteriores não se aplica aos primeiros-cabos readmitidos e primeiros-cabos do contingente geral que tenham frequentado ou venham a frequentar o curso de sargentos milicianos.

Art. 3.º - 1. Para execução do disposto no artigo 1.º do presente diploma e cumprimento do artigo 5.º do Decreto-Lei 233/74, de 1 de Junho, os primeiros-cabos milicianos existentes em 1 de Maio de 1974 passam a ser considerados, a partir desta data, segundos-furriéis milicianos graduados ou segundos-furriéis milicianos, conforme lhes seja aplicável o n.º 1 ou o n.º 2 do artigo 2.º 2. Aos segundos-furriéis graduados nos termos do número anterior aplica-se o disposto no n.º 3 do artigo 2.º 3. A transição referida no n.º 1 deste artigo processa-se mediante publicação na Ordem de Serviço da respectiva unidade ou estabelecimento militar em que aqueles militares se encontrem colocados, mantendo-se a antiguidade relativa que tinham como primeiros-cabos milicianos.

Art. 4.º - 1. As condições de promoção de segundo-furriel miliciano ao posto de furriel miliciano são as que se encontram fixadas para a promoção de primeiro-cabo miliciano ao posto de furriel miliciano.

2. A graduação e promoção ao posto de furriel miliciano são da competência dos comandantes, directores ou chefes das unidades e estabelecimentos militares.

Art. 5.º O plano de uniformes, nomeadamente os distintivos e os emblemas, a usar pelos segundos-furriéis milicianos será fixado por despacho do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, mediante proposta dos Chefes dos Estados-Maiores do Exército ou da Força Aérea.

Art. 6.º As dúvidas suscitadas na aplicação do presente decreto-lei serão resolvidas por despacho do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ouvido o Chefe do Estado-Maior do ramo interessado.

Art. 7.º O presente diploma entra imediatamente em vigor.

Francisco da Costa Gomes - Jaime Silvério Marques - Manuel Diogo Neto.

Promulgado em 19 de Agosto de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO DE SPÍNOLA.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/09/06/plain-227247.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/227247.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-06-01 - Decreto-Lei 233/74 - Ministério da Defesa Nacional

    Fixa os prés mensais a abonar às praças dos três ramos das Forças Armadas durante o período de prestação de serviço militar obrigatório e às convocadas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-07-09 - DESPACHO DD4506 - ESTADO MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

    Esclarece dúvidas suscitadas na execução do Decreto-Lei n.º 412/74, de 6 de Setembro, que extingue no Exército e na Força Aérea o posto de primeiro-cabo miliciano e cria em sua substituição o posto de segundo-furriel miliciano.

  • Tem documento Em vigor 1975-07-09 - Despacho - Ministério da Indústria e Tecnologia - Gabinete do Ministro

    Esclarece dúvidas suscitadas na execução do Decreto-Lei n.º 412/74, de 6 de Setembro, que extingue no Exército e na Força Aérea o posto de primeiro-cabo miliciano e cria em sua substituição o posto de segundo-furriel miliciano

  • Tem documento Em vigor 1975-08-04 - DESPACHO DD4476 - ESTADO MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

    Esclarece dúvidas suscitadas na execução do Decreto-Lei n.º 412/74, de 6 de Setembro, que extingue no Exército e na Força Aérea o posto de primeiro-cabo miliciano e cria em sua substituição o posto de segundo-furriel miliciano.

  • Tem documento Em vigor 1976-09-08 - Decreto-Lei 683/76 - Conselho da Revolução

    Altera o Decreto-Lei n.º 412/74, de 6 de Setembro, que extingue no Exército e na Força Aérea o posto de primeiro-cabo miliciano e cria em sua substituição o posto de segundo-furriel miliciano.

  • Tem documento Em vigor 2011-06-16 - Decreto-Lei 70/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina, de forma expressa, no âmbito do programa SIMPLEGIS, que certos decretos-leis não se encontram em vigor, em razão de caducidade, revogação tácita anterior ou revogação efectuada pelo presente decreto-lei.

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda