A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 20825/2007, de 11 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia o presidente e o vice-presidente da comissão instaladora da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, I. P.

Texto do documento

Despacho 20 825/2007

Considerando a publicação dos Decretos-Leis n.os 207/2006, de 27 de Outubro, que aprovou a Lei Orgânica do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR), e 208/2007, de 29 de Maio, que aprovou a orgânica das administrações das regiões hidrográficas, I. P., abreviadamente designadas ARH, I. P., de entre as quais figura a ARH do Algarve, I. P.:

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 16.º do Decreto-Lei 208/2007, de 29 de Maio, no n.º 4 do artigo 9.º da Lei 3/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pelo Decreto-Lei 105/2007, de 3 de Abril, e no Decreto-Lei 215/97, de 18 de Agosto, determina-se:

1 - É nomeada presidente da comissão instaladora da ARH do Algarve, I. P., a licenciada em Engenharia Maria Valentina Filipe Coelho Calixto.

2 - É nomeado vice-presidente da comissão instaladora da ARH do Algarve, I. P., o licenciado em Engenharia do Ambiente Paulo José Gomes Rodrigues da Cruz.

3 - As presentes nomeações fundamentam-se na experiência profissional dos ora nomeados e na reconhecida aptidão dos mesmos para o desempenho das funções inerentes aos cargos para que são nomeados, tal como atestam, de resto, as respectivas notas curriculares que se publicam em anexo ao presente despacho e do qual fazem parte integrante.

4 - As presentes nomeações produzem efeitos desde de 16 de Julho de 2007.

17 de Julho de 2007. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. - O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Carlos da Graça Nunes Correia.

Currículo (resumido)

Identificação - Maria Valentina Filipe Coelho Calixto, nascida em 28 de Junho de 1959.

Habilitações académicas - licenciatura em Engenharia do Ambiente, em 1983, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Funções exercidas:

Iniciou funções na CCR Algarve em Novembro de 1983, tendo assumido em 1989, a nível interno, a função de responsável do Sector de Estudos, Planeamento e Programação da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da CCR Algarve;

Responsável pela Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da CCR Algarve, desde Fevereiro de 1990;

Em Abril de 1991, assumiu a chefia da Divisão de Estudos, Planeamento e Programação da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais, da CCR Algarve;

De Maio de 1992 a 30 de Setembro de 2003, exerceu o cargo de directora regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região do Algarve, posteriormente designado de directora regional do Ambiente e Ordenamento do Território do Algarve;

Assessora principal do quadro da Comissão de Coordenação da Região do Algarve, desde Maio de 2002;

Exerce, desde 1 de Outubro de 2003, o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Actividade profissional - coordenou e ou acompanhou diversos projectos, planos e grupos de trabalho, a nível nacional e internacional, na área do ambiente e recursos naturais, destacando-se os seguintes:

Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da CEE, como colaboradora;

Comité de coordenação do grupo internacional Zonas Húmidas do Litoral da CEE;

Comité consultivo do Programa Comunitário MEDSPA, como representante de Portugal, até finais de 1992;

Comissão Técnica Luso-Espanhola para os Assuntos de Ambiente e Recursos Naturais;

Comissão técnica de alguns planos directores municipais na região do Algarve;

Comissão Sectorial de Recursos Hídricos, Ambiente e Protecção da Natureza Algarve/Andaluzia, na qualidade de coordenadora;

Centro das Regiões Euromediterrânicas para o Ambiente (CREE), na qualidade de representante da região do Algarve, até Setembro de 2003.

Outras actividades:

Participação em trabalhos técnicos específicos, por nomeação, e em vários encontros e reuniões, onde tem apresentado comunicações sobre temas regionais relacionados com o ambiente, recursos naturais e ordenamento do território;

Docente da licenciatura de Gestão do Ambiente, no INUAF - Instituto Superior D. Afonso III, em Loulé;

Professora convidada na Universidade do Algarve.

Currículo (resumido)

Identificação - Paulo José Gomes Rodrigues da Cruz, nascido em 4 de Fevereiro de 1962, em Torres Vedras.

Habilitação académica:

Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, concluída em 1987.

Curso de Gestão Pública FORGEP (2.ª edição, Faro - de 8 de Maio a 28 de Julho 2006) ministrado pelo Instituto Nacional de Administração.

Actividade profissional:

De Fevereiro a Agosto de 1988, exerceu funções no Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, na inventariação e quantificação das emissões gasosas do Centro Fabril da Portucel de Cacia (Aveiro) e monitorização da qualidade do ar ambiente nas imediações desta unidade fabril;

De Maio de 1990 a Janeiro de 1992, desempenhou funções no Serviço de Ar e Ruído da Direcção-Geral da Qualidade do Ambiente, desenvolvendo a sua actividade na área da promoção da qualidade do ar;

De Janeiro de 1992 a Junho de 1996, prestou serviços na Direcção dos Serviços Regionais de Hidraúlica do Guadiana e na Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais do Algarve - Serviço da Água, onde desempenhou funções na área dos recursos hídricos, centrando-se a sua actividade nas vertentes de saneamento básico, controlo de poluição, apreciação de projectos e licenciamento de descargas de águas residuais, financiamentos comunitários de infra-estruturas de saneamento básico.

Neste âmbito foi nomeado para integrar a Unidade de Planeamento das Ribeiras do Algarve;

De Junho de 1996 a Dezembro de 1999, prestou serviços no Gabinete de Coordenação e Apoio Técnico da mesma Direcção Regional, essencialmente na área dos financiamentos comunitários, com destaque para o planeamento e programação dos investimentos a fazer na região no âmbito do Fundo de Coesão, na área de sistemas de informação e indicadores ambientais, no acompanhamento da elaboração, no âmbito das respectivas Unidades de Planeamento, dos Planos de Bacia Hidrográfica do Guadiana e das Ribeiras do Algarve e na definição de modelos de gestão de sistemas de saneamento básico na região do Algarve;

De Dezembro de 1999 a Dezembro de 2000, desempenhou o cargo de director de serviços da Água, assegurando as competências executivas relativas a funções de gestão dos recursos hídricos, nomeadamente nas áreas da informação, planeamento e gestão do domínio hídrico;

De Dezembro de 2000 a Setembro de 2003, assumiu o cargo de subdirector regional do Ambiente e do Ordenamento do Território do Algarve, em coadjuvação da directora regional, desenvolvendo a sua actividade essencialmente no âmbito das competências da Direcção Regional na área do ambiente;

De Outubro de 2003 a Abril de 2004, desempenhou funções de técnico superior na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, tendo assumido, a partir dessa data, a responsabilidade técnica pela Direcção de Serviços do Litoral, da Conservação da Natureza e de Infra-Estruturas (DSLCNI), que assegura as competências relativas à defesa e qualificação do litoral e à conservação da natureza, ao licenciamento das utilizações do domínio hídrico e à avaliação de impacte ambiental;

De Maio de 2005 a Maio de 2007, desempenhou o cargo de director de serviços da DSLCNI da CCDR Algarve;

Em 1 de Junho de 2007, assumiu o cargo de director de serviços de Águas Interiores, em regime de substituição, no âmbito da reestruturação da CCDR Algarve.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/09/11/plain-218367.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/218367.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-08-18 - Decreto-Lei 215/97 - Presidência do Conselho de Ministros

    Define o regime de instalação na Administração Pública, aplicável aos serviços e organismos da administração central e aos institutos públicos nas modalidades de serviços personalizados do Estado e de fundos públicos. Estabelece normas sobre o período de instalação, as competências da comissão instaladora e as formas de constituição dos quadros de pessoal. O presente diploma aplica-se à administração regional autónoma, sem prejuizo das necessárias adaptações.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 3/2004 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-03 - Decreto-Lei 105/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Altera (terceira alteração) a Lei 3/2004, de 15 de Janeiro, que aprova a lei quadro dos institutos públicos, altera (terceira alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, e procede à republicação de ambos com as redacções actuais.

  • Tem documento Em vigor 2007-05-29 - Decreto-Lei 208/2007 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Aprova a orgânica das Administrações das Regiões Hidrográficas, I. P.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda