A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 539/77, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Integra o pessoal afecto à Inspecção Superior das Alfândegas no quadro da Direcção-Geral das Alfândegas.

Texto do documento

Decreto-Lei 539/77

de 31 de Dezembro

Considerando que, como consequência do processo de descolonização, deixaram de ter conteúdo funcional a Inspecção Superior das Alfândegas e o Conselho Superior Técnico Aduaneiro do Ultramar, actualmente dependentes da Secretaria de Estado da Integração Administrativa por força do n.º 2 do artigo 17.º do Decreto-Lei 683-A/76, de 10 de Setembro;

Considerando que o remanescente das suas funções podem ser desempenhadas, sem qualquer inconveniente para o serviço, pela Direcção-Geral de Fazenda;

Considerando que importa definir as regras de integração em serviços homólogos da administração portuguesa do pessoal afecto à Inspecção Superior das Alfândegas, no respeito pelos princípios estabelecidos no artigo 1.º do Decreto-Lei 819/76, de 12 de Novembro;

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A Inspecção Superior das Alfândegas e o Conselho Superior Técnico Aduaneiro do Ultramar são extintos em 31 de Dezembro do corrente ano.

Art. 2.º As funções remanescentes das que cabiam à Inspecção Superior das Alfândegas passam a ser cometidas à Direcção-Geral de Fazenda.

Art. 3.º - 1 - Os funcionários do quadro de pessoal da Inspecção Superior das Alfândegas serão integrados no quadro paralelo da Direcção-Geral das Alfândegas, criado pela Portaria 298/77, de 25 de Maio, sendo-lhes aplicável o regime geral de pessoal nela estabelecido.

2 - A integração será feita nas categorias que resultarem da aplicação dos critérios que presidiram à elaboração da tabela de equivalências anexa àquele diploma e efectivar-se-á mediante lista nominativa aprovada pelos Secretários de Estado da Integração Administrativa, do Orçamento e da Administração Pública, independentemente de quaisquer formalidades, salvo o visto do Tribunal de Contas e a publicação no Diário da República.

Art. 4.º - 1 - A Inspecção Superior das Alfândegas assegurará o pagamento de todo o seu pessoal até à data da sua extinção, ainda que o mesmo se encontre, ou venha a ser destacado para a Direcção-Geral das Alfândegas antes de ser integrado no respectivo quadro paralelo.

2 - Os encargos referentes ao ano de 1978 deverão ser considerados para efeitos de inscrição no orçamento da Direcção-Geral das Alfândegas por conta de verbas afectas àquela Inspecção Superior.

Art. 5.º - 1 - A documentação e os processos pendentes no Conselho Superior Técnico Aduaneiro do Ultramar transitam, no estado em que se encontrarem, para o Conselho Superior Aduaneiro, da Direcção-Geral das Alfândegas, do Ministério das Finanças.

2 - A documentação e o património da Inspecção-Geral das Alfândegas são transferidos para a Direcção-Geral de Fazenda.

3 - Os processos individuais acompanharão os funcionários para a Direcção-Geral das Alfândegas, na sequência da extinção.

Art. 6.º As dúvidas resultantes da aplicação deste diploma serão esclarecidas mediante despacho dos Ministros interessados.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Manuel da Costa Brás - Henrique Medina Carreira.

Promulgado em 21 de Outubro de 1977.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/12/31/plain-215297.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/215297.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-09-10 - DECRETO LEI 683-A/76 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Aprova a orgânica do I Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 1976-11-12 - Decreto-Lei 819/76 - Ministérios da Administração Interna e das Finanças

    Estabelece normas relativas à colocação dos trabalhadores da administração central, local e regional, incluindo os dos serviços municipalizados e das federações de municípios, cujos lugares foram extintos em virtude da extinção ou reorganização dos serviços.

  • Tem documento Em vigor 1977-05-25 - Portaria 298/77 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças

    Cria na Direcção-Geral das Alfândegas um quadro paralelo com várias categorias constantes da tabela de equivalências anexa à presente portaria.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda