Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 160/78, de 22 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina que na dependência do Secretário de Estado da Habitação e no âmbito do Gabinete de Programas de Emergência, criado pelo Decreto-Lei n.º 75/78, funcione o Departamento de Realizações Integradas para a Área de Lisboa.

Texto do documento

Despacho Normativo 160/78

O Gabinete de Programas de Emergência, criado pelo Decreto-Lei 75/78, de 18 de Abril, será objecto de regulamentação específica a publicar oportunamente; contudo, coloca-se desde já a necessidade de implementar algumas acções programadas e aprovadas, que, correspondendo, pela sua natureza, a um tipo de acções de realização integrada, devem ser conduzidas por critérios de descentralização e regionalização, através de gabinetes implantados nas áreas de intervenção, em colaboração com as câmaras municipais.

Tais acções para as áreas de realização onde se verifique a necessidade de intervenção do Ministério da Habitação e Obras Públicas implicam o estabelecimento de um processo de actuação baseado na constituição de departamentos responsáveis pela articulação das acções que lhes estão cometidas com os demais serviços do Ministério. Estes departamentos deverão, no futuro, apoiar os gabinetes locais a constituir nas diversas áreas de intervenção.

Para a região de Lisboa torna-se particularmente urgente uma actuação descentralizada e regionalizada, determinadas como já estão - por concertação entre o Ministério e os municípios interessados - as acções a promover nas áreas de intervenção da Brandoa-Falagueira (Oeiras) e da Quinta do Conde (Seixal e Sesimbra). Estas áreas, inseríveis no normativo do Decreto-Lei 804/76, de 6 de Novembro, carecem de recuperação e reconversão urbanística, o que coloca a urgência de proposta de soluções enquadráveis no planeamento urbanístico das zonas onde se inserem, a realização das infra-estruturas urbanísticas, do equipamento social, de áreas livres e espaços verdes adequados, a correcção da deficiência dos edifícios existentes no que se refere às condições de solidez, segurança e salubridade, o completamento da malha habitacional urbana onde se justifique, o apoio dos moradores atingidos e comprovadamente carecidos, a promoção de habitação, etc.

As acções a desenvolver estão, aliás, na linha de orientação do despacho conjunto dos Ministros da Administração Interna e da Habitação, Urbanismo e Construção, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 253, de 28 de Outubro de 1976, aproveitando-se, por isso, embora a título transitório, as estruturas criadas pelo referido despacho.

Nestes termos, determino que:

1.º Na dependência do Secretário de Estado da Habitação e no âmbito do Gabinete de Programas de Emergência, criado pelo Decreto-Lei 75/78, funcionará o Departamento de Realizações Integradas para a Área de Lisboa, cuja actuação, enquanto de outro modo não for delimitada a regionalização, se confinará aos concelhos referidos nas alíneas a) e b) do n.º 3 da base I da Lei 2099, de 14 de Agosto de 1959.

2.º Enquanto de outro modo se não disciplinar, em regulamentação decorrente do Decreto-Lei 75/78, de 18 de Abril, compete ao Departamento:

a) Coordenar e propor, em colaboração com os municípios interessados, e ouvida a Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico, para efeitos do n.º 3, os programas das realizações integradas a promover:

1) Em áreas críticas definidas ou a definir, nos termos do capítulo XI do Decreto-Lei 794/76, de 5 de Novembro, incluindo as previstas no artigo 5.º do Decreto-Lei 804/76, de 6 de Novembro;

2) Em áreas onde a criação de novos aglomerados ou a expansão de áreas urbanas já existentes não inclua nos programas normas da Administração, pela urgência ou exigência de eficiente coordenação e integração de todas as acções e serviços envolvidos;

b) Preparar, em estreita colaboração com os municípios interessados, emitir ou analisar parecer quando proposto por estes, acordos e protocolos entre a Administração Central e a Administração Local, que servirão de base à constituição dos gabinetes locais de realizações integradas, acordos estes em que, necessariamente, se definirão:

1) Os programas de realizações integradas a promover;

2) A participação da Administração Central na promoção e apoio aos programas referidos no número anteterior e a concomitante participação dos municípios interessados;

3) A transferência das realizações para as câmaras municipais no final ou em momento considerado correcto, no todo ou progressivamente.

3.º Os programas das realizações integradas a promover obedecerão às orientações e prescrições dos estudos e planos de urbanização e ordenamento físico elaborados pela Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico, em conformidade com a legislação em vigor.

4.º As actuações do Departamento de Realizações Integradas para a Área de Lisboa, conforme a disciplina decorrente da regulamentação do Decreto-Lei 75/78, quando envolva a cooperação dos municípios, dependerá da aprovação dos acordos e protocolos referidos na alínea b) do n.º 2 pelas assembleias municipais competentes.

5.º O Departamento de Realizações Integradas para a Área de Lisboa desde já funcionará sob a presidência do comissário do Governo para as áreas clandestinas e degradadas da região de Lisboa, integrará o pessoal afecto ao seu gabinete de apoio e ainda o pessoal que, por proposta do referido comissário, seja destacado do MHOP.

6.º Para o exercício das atribuições que lhe são cometidas no artigo 2.º, o presidente do Departamento de Realizações Integradas para a Área de Lisboa exercerá a competência prevista no n.º 16 do despacho conjunto de 27 de Outubro de 1976, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 253, de 28 de Outubro.

Ministério da Habitação e Obras Públicas, 10 de Julho de 1978. - O Ministro da Habitação e Obras Públicas, António Francisco Barroso de Sousa Gomes.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/07/22/plain-214192.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/214192.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1959-08-14 - Lei 2099 - Presidência da República

    Promulga as bases do plano director do desenvolvimento urbanístico da região de Lisboa.

  • Tem documento Em vigor 1976-11-05 - Decreto-Lei 794/76 - Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção - Gabinete do Ministro

    Aprova a nova lei dos solos que se destina a substituir integralmente o Decreto Lei número 576/70, de 24 de Novembro, na parte em que se definem os princípios e normas fundamentais sobre a política de solos. Dispõe sobre medidas preventivas, zonas de defesa e controle urbanas, constituição do direito de superfície, direito de preferência na alienação de terrenos e edifícios, cedência de direitos sobre terrenos, operações de loteamento por particulares, restrições a demolição de edifícios, restrições a utili (...)

  • Tem documento Em vigor 1976-11-06 - Decreto-Lei 804/76 - Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção - Gabinete do Ministro

    Determina as medidas a aplicar na construção clandestina, bem como nas operações de loteamento clandestino.

  • Tem documento Em vigor 1978-04-18 - Decreto-Lei 75/78 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Define a dependência administrativa dos diversos organismos e serviços dentro do Ministério da Habitação e Obras Públicas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-11-03 - DECLARAÇÃO DD7396 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Despacho Normativo n.º 160/78, de 22 de Julho, que determina que na dependência do Secretário de Estado da Habitação e no âmbito do Gabinete de Programas de Emergência, criado pelo Decreto-Lei n.º 75/78, funcione o Departamento de Realizações Integradas para a Área de Lisboa.

  • Tem documento Em vigor 1978-11-03 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificado o Despacho Normativo n.º 160/78, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 167, de 22 de Julho de 1978

  • Tem documento Em vigor 1979-08-23 - Despacho Normativo 207/79 - Ministério da Habitação e Obras Públicas - Gabinete do Ministro

    Fixa as atribuições e competências de determinados organismos e serviços adstritos ao Ministério da Habitação e Obras Públicas relativamente à política de solos e à resolução dos programas decorrentes do clandestino.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda