Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regional 3/78/M, de 13 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Cria o Centro Regional de Saúde Pública da Região Autónoma da Madeira, dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa, que integra os estabelecimentos e serviços oficiais daquela Região, nomeadamente os serviços médico-sociais, os hospitais concelhios, os centros e serviços de saúde especializados, a Inspecção e as delegações de saúde e os dispensários materno-infantis. Dispõe sobre o regime laboral do pessoal daquele Centro, assim como sobre o provimento dos seus quadros.

Texto do documento

Decreto Regional 3/78/M

1 - No contexto da autonomia e no reconhecimento da necessidade de uma acção integrada em matéria de saúde, foi criada, através do Decreto Regional 11/77/M, de 13 de Outubro, a Direcção Regional de Saúde, desle logo incumbida de promover a integração dos serviços de saúde existentes na Região Autónoma.

2 - A organização anterior revelou-se inadequada, nomeadamente no que respeita às múltiplas dependências responsáveis por duplicações desnecessárias e onerosas e por lacunas indesejáveis.

Em todo o caso, apontou duas linhas de orientação bem definidas, enquadráveis num sistema desejável, que se traduziam, por um lado, na existência de estabelecimentos e serviços orientados para a medicina preventiva ou mesmo curativa em regime ambulatório e, por outro lado, nos estabelecimentos exclusivamente ligados à medicina curativa com predomínio do internamento.

3 - Salientam-se entre os primeiros os serviços médico-sociais, separados ao abrigo da Portaria 431/76, de 20 de Julho, do Ministério dos Assuntos Sociais, e constituídos pelos serviços centrais de acção médico-social da Caixa de Previdência e das caixas de empresa e de actividade, englobando as unidades médico-sociais da Caixa de Previdência, das Casas do Povo e da Caixa de Previdência dos Profissionais de Pesca.

São também incluídos os postos clínicos da Câmara Municipal do Funchal, os centros e serviços especializados, as delegações de saúde pertencentes à extinta Junta Geral e sob orientação da Inspecção de Saúde e os dispensários materno-infantis na dependência do Programa de Protecção Materno-Infantil, sob tutela administrativa da Comissão Distrital de Assistência.

4 - Entre os segundos destacam-se os hospitais da Região, que, à semelhança do objectivo pretendido através do presente diploma, já foram enquadrados no Centro Hospitalar do Funchal através do Decreto Regional 3/77/M, de 23 de Março.

Apenas foram excluídos do Centro Hospitalar os hospitais concelhios, por se entender que, no contexto em que se enquadram, têm sede própria no âmbito deste diploma, sem que isso traduza um menor aproveitamento de todas as potencialidades que oferecem.

5 - Assim, são agora abrangidos todos os estabelecimentos e serviços de saúde da área da Região que não foram integrados no Centro Hospitalar do Funchal.

Tal medida, porém, não exclui o reconhecimento do carácter complementar que entre todos existe, aliás já consagrado no aludido Decreto Regional 11/77/M.

6 - Pretende-se apenas, atendendo às diferenciações técnico-administrativas, definir formas de gestão adequadas, de modo a possibilitar o melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais comprometidos.

Cumpre salientar que nem todos os estabelecimentos abrangidos estão aptos a ser inseridos no processo, sem profundas alterações.

7 - No que respeita ao pessoal, depara-se de igual modo diversidade de estatutos com reflexos mais significativos no nível de remunerações.

Também aqui se pretende a uniformidade, tendo de admitir-se, em todo o caso, que as divergências existentes terão de ser progressivamente superadas, pois exigem recursos, sobretudo financeiros, de momento incomportáveis, até pelo seu envolvimento com serviços não abrangidos.

Tenha-se em conta que o equilíbrio terá de ser encontrado aos melhores níveis já definidos.

8 - A autonomia própria de cada serviço inserido no esquema terá de ser aferida pelas vantagens em manter serviços de acção comuns, de molde a propiciar o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e a mais fácil equacionação e resolução dos problemas correntes.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela alínea b) do artigo 22.º do Decreto-Lei 318-D/76, de 30 de Abril, a Assembleia Regional decreta o seguinte:

Artigo 1.º É criado o Centro Regional de Saúde Pública da Região Autónoma da Madeira, dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa.

Art. 2.º - 1 - O Centro Regional de Saúde Pública visa a gestão racional e integrada dos centros e serviços de saúde da Região e dos serviços médico-sociais integrados por força da Portaria 431/76, de 20 de Julho.

2 - Será dotado dos órgãos e serviços necessários ao prosseguimento dos seus fins.

3 - Deverá articular a sua actuação com o Centro Hospitalar do Funchal, com vista à promoção de uma política de saúde unificada, ao melhor aproveitamento dos meios disponíveis e à comodidade dos utentes.

Art. 3.º - 1 - Ficam integrados no Centro Regional de Saúde Pública os estabelecimentos e serviços oficiais da área da Região, nomeadamente os serviços médico-sociais referenciados no n.º 1 do artigo precedente, os hospitais concelhios, os centros e serviços de saúde especializados, a Inspecção e as delegações de saúde e os dispensários materno-infantis.

2 - Os centros e os serviços particulares poderão ser integrados nos termos do n.º 3 do artigo 5.º do Decreto Regional 11/77/M, de 13 de Outubro.

Art. 4.º - 1 - O pessoal do Centro Regional de Saúde Pública fica sujeito ao Estatuto da Função Pública, ficando porém o pessoal que transite dos serviços médico-sociais condicionado aos pressupostos previstos no Decreto Regulamentar 65/77, de 21 de Setembro, com as necessárias adaptações.

2 - Quando transitar de outros serviços, manterá os direitos e regalias que vinha auferindo, designadamente o de continuar a descontar para a instituição de previdência em que estava inscrito, contando-se, para efeitos de aposentação, o tempo de serviço prestado nos termos da legislação em vigor.

3 - Para preenchimento dos quadros poderão ser recrutados funcionários de outros serviços por requisição ou em regime de comissão de serviço.

Art. 5.º O presente decreto regional será objecto de diploma regulamentar.

Art. 6.º O Centro Regional de Saúde Pública ficará em regime de instalação pelo prazo de um ano, renovável, nos termos do artigo 79.º e seguintes do Decreto-Lei 413/71, de 27 de Setembro.

Aprovado em 3 de Janeiro de 1978.

O Presidente da Assembleia Regional, Emanuel do Nascimento dos Santos Rodrigues.

Assinado em 23 de Janeiro de 1978.

O Ministro da República, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/02/13/plain-213582.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/213582.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-09-27 - Decreto-Lei 413/71 - Ministério da Saúde e Assistência

    Aprova a orgânica do Ministério da Saúde e Assistência. Cria o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

  • Tem documento Em vigor 1976-04-30 - Decreto-Lei 318-D/76 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Aprova o Estatuto Provisório da Região Autónoma do Arquipélago da Madeira.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-20 - Portaria 431/76 - Ministério dos Assuntos Sociais - Gabinete do Ministro

    Manda integrar os serviços médicos das instituições de previdência em serviços médico-sociais correspondentes à área respectiva, em todos os distritos do continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

  • Tem documento Em vigor 1977-03-23 - Decreto Regional 3/77/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Regional

    Cria o Centro Hospitalar do Funchal, dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa, que integra o Hospital Distrital do Funchal, o Hospital dos Marmeleiros, o Hospital Distrital do Dr. João de Almada e o Preventório de Santa Isabel.

  • Tem documento Em vigor 1977-09-21 - Decreto Regulamentar 65/77 - Ministério dos Assuntos Sociais - Gabinete do Ministro

    Estabelece as regras para a aplicação do decreto que regulamenta o funcionamento dos Serviços Médico-Sociais da Previdência na dependência da Secretaria de Estado da Saúde.

  • Tem documento Em vigor 1977-10-13 - Decreto Regional 11/77/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Regional

    Cria a Direcção Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira, na dependência da Secretaria Regional para os Assuntos Sociais e Saúde, e estabelece as suas atribuições, serviços integrantes, regime administrativo e financeiro. Estabelece ainda que a referida Direcção fica sob regime de instalação, e cria os respectivos órgãos (comissão instaladora e conselho consultivo).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-06-28 - Decreto Regulamentar Regional 1/78/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional - Secretaria Regional dos Assuntos Sociais

    Aprova e publica o Estatuto do Centro Regional de Saúde Pública da Região Autónoma da Madeira, estabelecendo a organização, atribuições, competências dos seus órgãos e serviços, assim como a gestão financeira e administrativa.

  • Tem documento Em vigor 1979-05-24 - Decreto Regulamentar Regional 5/79/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional

    Estabelece a lei orgânica da Secretaria Regional do Trabalho da Madeira.

  • Tem documento Em vigor 1979-07-21 - Decreto Regulamentar Regional 16/79/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional

    Dá nova redacção aos artigos 7.º, 10.º, 30.º, 34.º, 35.º e 37.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 5/79/M, de 24 de Maio.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda