A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1068/80, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Revoga as Portarias n.os 543/78 e 309/80, respectivamente de 12 de Setembro e 30 de Maio, respeitantes à produção de lúpulo.

Texto do documento

Portaria 1068/80

de 15 de Dezembro

O preço da produção nacional de lúpulo tem vindo a ser estabelecido anualmente, desde 1975, através da fixação, pela Administração Pública, do preço mínimo de compra à produção e do preço máximo de venda à indústria cervejeira nacional, mediante proposta das actividades económicas interessadas, fundamentada com a respectiva estrutura de custos.

A intervenção da Administração Pública na fixação do preço do lúpulo ficou a dever-se, fundamentalmente, à impossibilidade de, frequentemente, produtores e utilizadores chegarem a um acordo, dentro dos limites da livre concorrência.

Contudo, na presente campanha de 1980, a situação alterou-se significativamente.

Assim e à semelhança do que se passa na maior parte dos países produtores de lúpulo, foram estabelecidos contratos trianuais entre produtores e compradores, abrangendo a quase totalidade da produção e da superfície cultivada prevista para o corrente ano.

Existindo, portanto, novas condições de comercialização do lúpulo, necessário se torna criar um corpo legislativo que as regulamente. A portaria ora publicada abrange somente o regime de preços, devendo ser futuramente objecto de legislação a regulamentação do regime a que ficarão sujeitas a produção, a comercialização e a certificação do lúpulo, que tenha em consideração não só as condições presentemente criadas, como também as que decorrerão da futura adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.

Nestes termos:

Ao abrigo do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 45835, de 27 de Julho de 1964, e no artigo 17.º do Decreto-Lei 329-A/74, de 10 de Julho:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno, o seguinte:

1.º Fica revogada a Portaria 543/78, de 12 de Setembro.

2.º Fica revogada a Portaria 309/80, de 30 de Maio.

3.º Os produtores de lúpulo ficam obrigados à deposição dos contratos estabelecidos entre estes e as empresas adquiridoras nas direcções regionais do Ministério da Agricultura e Pescas de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, respectivamente para os produtores de Braga e de Bragança.

4.º O prazo para a deposição dos contratos decorre até 30 de Dezembro de 1980.

5.º Este diploma aplica-se exclusivamente ao continente.

6.º As dúvidas surgidas na aplicação da presente portaria serão esclarecidas por despacho dos Secretários de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno.

7.º Esta portaria entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Ministérios da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo, 27 de Novembro de 1980. - O Secretário de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas, Francisco Manuel Durão Lino. - O Secretário de Estado do Comércio Interno, António Escaja Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/12/15/plain-204846.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/204846.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-07-27 - Decreto-Lei 45835 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Atribui ao Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos, sob proposta do Ministro da Economia, a definição das princípios a que devem obedecer a organização e o funcionamento dos mercados e dos circuitos de comercialização e a política dos preços.

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

  • Tem documento Em vigor 1978-09-12 - Portaria 543/78 - Ministérios da Agricultura e Pescas, do Comércio e Turismo e do Trabalho - Secretarias de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno

    Fixa os preços do lúpulo de produção nacional para a campanha de 1977.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-30 - Portaria 309/80 - Ministérios da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo - Secretarias de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas e do Comércio Interno

    Estabelece os preços do lúpulo de produção nacional para a campanha de 1979.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda