A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 319/81, de 27 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Cria 1 lugar de inspector-coordenador-chefe no Gabinete Coordenador do Ingresso no Ensino Superior, fixando as respectivas competências e formas de recrutamento.

Texto do documento

Decreto-Lei 319/81
de 27 de Novembro
A substituição do Ano Propedêutico pelo 12.º ano do ensino secundário veio aliviar o Gabinete Coordenador do Ingresso no Ensino Superior (GCIES) das tarefas relativas ao ensino pelos meios áudio-visuais e respectivo apoio.

Não diminuiu, porém, o grau de complexidade da análise curricular nem o da compatibilização das situações dos candidatos que, cada vez em maior número, de proveniências estranhas ao sistema escolar português, acorrem ao ensino superior; agravou-se a delicadeza e a responsabilidade do processo da graduação, e foram atribuídas novas missões, tais como a de suporte do Instituto Português do Ensino à Distância (IPED).

Por um lado, o processamento das últimas candidaturas veio pôr em evidência a necessidade de reforçar com elementos qualificados o quadro de dirigentes e técnicos do GCIES, por outro, torna-se indispensável dotá-lo de uma unidade que possa coadjuvar o director, particularmente nas áreas sensíveis do apoio aos candidatos emigrantes, aos dos países de expressão portuguesa e aos beneficiários do acordo cultural entre Portugal e o Brasil, que possa acompanhar de perto e inspeccionar o trabalho das delegações regionais (artigos 14.º e 21.º do Decreto-Lei 385/78, de 6 de Dezembro) e que seja em condições de substituir o director nas suas faltas e impedimentos.

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Ao quadro de pessoal constante do mapa anexo ao Decreto-Lei 385/78, de 6 de Dezembro, é acrescentado 1 lugar de inspector-coordenador-chefe (letra B), que se integra no quadro único a que se refere o mapa I anexo ao Decreto 69/78, de 15 de Julho.

Art. 2.º Ao inspector-coordenador-chefe compete:
a) Coadjuvar o director do Gabinete Coordenador do Ingresso no Ensino Superior (GCIES) e substituí-lo nas suas faltas e impedimentos;

b) Coordenar e inspeccionar as delegações regionais do Gabinete.
Art. 3.º - 1 - O provimento deste lugar é de livre escolha do Ministro da Educação e das Universidades, em comissão de serviço, de entre funcionários do quadro único do pessoal dirigente e técnico do Ministério da Educação e das Universidade, com provimento definitivo, licenciatura adequada e mais de 12 anos de serviço.

2 - A esta comissão de serviço é aplicável o regime estabelecido no artigo 4.º do Decreto-Lei 191-F/79, de 26 de Junho.

Art. 4.º Fica revogado o n.º 2 do artigo 6.º do Decreto-Lei 385/78, de 6 de Dezembro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 29 de Outubro de 1981. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Vítor Pereira Crespo.

Promulgado em 17 de Novembro de 1981.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/199551.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-07-15 - Decreto 69/78 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Reforma Administrativa e da Educação e Cultura

    Substitui o quadro do pessoal dirigente e técnico dos órgãos e serviços Centrais do Ministério da Educação e Cultura, e cria o quadro de pessoal administrativo, técnico auxiliar e auxiliar dos mesmos serviços e que constam respectivamente dos mapas I e II anexos ao presente diploma.

  • Tem documento Em vigor 1978-12-06 - Decreto-Lei 385/78 - Ministério da Educação e Cultura

    Cria o Gabinete Coordenador do Ingresso no Ensino Superior (GCIES), na dependência directa da Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, estabelecendo os seus órgãos e serviços e respectivas competências. Aprova o quadro de pessoal dirigente do referido Gabinete.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-26 - Decreto-Lei 191-F/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Estabelece o regime jurídico e condições de exercício das funções de direcção e chefia.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda