A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44049, de 22 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Retira a autonomia administrativa ao Lar Académico de Filhos de Oficiais e de Sargentos (LAFOS) e extingue o respectivo conselho administrativo. Altera o Decreto-Lei nº 42851 de 17 de Fevereiro de 1960.

Texto do documento

Decreto-Lei 44049

1. Previu-se inicialmente dotar cada órgão de execução dos Serviços Sociais das Forças Armadas com um conselho administrativo.

Assim aconteceu com o Lar Académico de Filhos de Oficiais e de Sargentos, em Oeiras, órgão de execução de assistência escolar daqueles Serviços, dotado com autonomia administrativa.

2. Todavia, vem demonstrando a experiência que, nos domínios assistenciais (sanitário, materno-infantil, escolar, de velhice e invalidez e religioso) e de repouso e recreação (colónias de férias, casas de repouso e outras instituições ou estabelecimentos destinados a fins idênticos), dada a multiplicidade de aspectos e consequente número e variedade dos seus órgãos e execução, ser-se-ia conduzido à criação de um número vultoso de conselhos administrativos, nem sempre justificado pelo volume do órgão que servem.

Acresce que tal solução, além de antieconómica em pessoal, conduziria a uma imensidade de contas de gerência, que, conforme dispõe o artigo 1.º do Decreto-Lei 42864, de 1 de Março de 1960, deveriam ser submetidas ao Tribunal de Contas com o correspondente acréscimo de trabalho para este Tribunal.

3. Para obviar aos inconvenientes apontados, criou-se no Secretariado da Direcção dos Serviços Sociais das Forças Armadas, cuja organização foi aprovada e posta em execução pela Portaria 18167, de 31 de Dezembro de 1960, o serviço médico-social, de invalidez e de cultura, dotado de autonomia administrativa e tendo, entre outros encargos, o de administrar os órgãos de execução dos domínios atrás referidos.

Ao conselho administrativo deste serviço compete a gerência das importâncias destinadas à satisfação dos respectivos encargos e deverá apresentar as suas contas directamente ao Tribunal de Contas.

Nestes termos:

Convindo adaptar à recente estrutura da direcção dos Serviços Sociais das Forças Armadas a posição do Lar Académico de Filhos de Oficiais e de Sargentos, em Oeiras, criado pelo Decreto-Lei 42851, de 17 de Fevereiro de 1960;

Não se verificando a necessidade da autonomia administrativa com que estava dotado este Lar Académico, e havendo que harmonizar a sua organização em conformidade;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É retirada a autonomia administrativa ao Lar Académico de Filhos de Oficiais e de Sargentos e extinto o respectivo conselho administrativo.

Art. 2.º É revogado o artigo 5.º do Decreto-Lei 42851, de 17 de Fevereiro de 1960.

Art. 3.º O presente diploma entra em vigor em 1 de Janeiro de 1962.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 22 de Novembro de 1961. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1961/11/22/plain-199009.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/199009.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-02-17 - Decreto-Lei 42851 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

    Reúne num só estabelecimento, que passará a denominar-se Lar Académico de Filhos de Oficiais e de Sargentos (LAFOS), o Lar Académico de Filhos de Oficiais e o Lar Académico de Filhos de Sargentos, em funcionamento em Oeiras.

  • Tem documento Em vigor 1960-03-01 - Decreto-Lei 42864 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

    Altera a alínea f) do artigo 15.º e adita um parágrafo ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 42072, de 31 de Dezembro de 1958, que cria os Serviços Sociais das Forças Armadas.

  • Tem documento Em vigor 1960-12-31 - Portaria 18167 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

    Aprova e manda pôr em execução a organização (provisória) do secretariado da direcção dos Serviços Sociais das Forças Armadas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-10-29 - Decreto-Lei 349/84 - Ministérios da Defesa Nacional e das Finanças e do Plano

    Altera a designação do Lar Académico de Filhos de Oficiais e de Sargentos (LAFOS) para Lar Académico Militar (LAM).

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda