A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 310/84, de 25 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Esclarece alguns aspectos, duvidosos ou omissos, do Decreto-Lei n.º 312/83, de 1 de Julho (gratificações aos membros dos órgãos directivos dos estabelecimentos de ensino preparatório, secundário e médio).

Texto do documento

Decreto-Lei 310/84
de 25 de Setembro
Considerando que o Decreto-Lei 312/83, de 1 de Julho, atribuiu uma gratificação aos directores das escolas do magistério primário e de educadores de infância, nada estabelecendo quanto ao cálculo da gratificação auferida pelos mesmos enquanto professores daqueles estabelecimentos de ensino, e que, por tal motivo, surgem dúvidas na execução do Decreto-Lei 78/82, de 9 de Março;

Considerando que o Decreto-Lei 312/83, de 1 de Julho, é omisso no que se refere a compensações a atribuir aos professores provisórios não profissionalizados que exerceram funções em órgãos directivos de estabelecimentos oficiais de ensino no período que mediou entre 1 de Janeiro de 1980 e a data de entrada em vigor do Decreto-Lei 312/83;

Considerando ainda que têm surgido dúvidas na aplicação do disposto no mencionado Decreto-Lei 312/83 aos conselhos directivos, quando estes se situam fora das localidades dos estabelecimentos de ensino;

Considerando que estas dúvidas e omissões exigem a adopção das adequadas medidas legais, por forma a alcançar a desejável uniformização de procedimento:

Assim:
O Governo decreta, nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - O montante da gratificação a atribuir aos directores das escolas do magistério primário e das escolas normais de educadores de infância pelo exercício de funções docentes será calculado de harmonia com o disposto no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 78/82, de 9 de Março.

2 - Para efeitos do disposto no número anterior será apenas considerado o número de horas lectivas constantes do respectivo horário.

Art. 2.º - 1 - No período que mediou entre 1 de Janeiro de 1980 e a data de entrada em vigor do Decreto-Lei 312/83, de 1 de Julho, o tempo de serviço prestado em órgãos directivos de estabelecimentos oficiais de ensino por professores provisórios não profissionalizados será bonificado pelo factor 0,25 para efeitos de atribuição de fases.

2 - A bonificação referida no número anterior só produzirá efeitos quando os professores reúnam as condições exigidas por lei para beneficiarem de concessão de fases.

Art. 3.º - 1 - Aos membros docentes dos conselhos directivos das secções dos estabelecimentos de ensino preparatório e secundário é atribuída uma gratificação mensal de 4000$00, sendo-lhes aplicável o regime constante do Decreto-Lei 312/83, de 1 de Julho.

Art. 4.º É revogado o artigo 2.º do Decreto-Lei 102/73, de 13 de Março, sem prejuízo da manutenção das situações criadas ao abrigo daquele diploma legal.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Agosto de 1984. - Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - António de Almeida Santos - Ernâni Rodrigues Lopes - José Augusto Seabra.

Promulgado em 14 de Setembro de 1984.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 17 de Setembro de 1984.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19494.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-03-13 - Decreto-Lei 102/73 - Ministério da Educação Nacional - Gabinete do Ministro

    Revê as condições de exercício de funções directivas nos estabelecimentos de ensino técnico médio, secundário, liceal e técnico e nas escolas do magistério primário e do ciclo preparatório.

  • Tem documento Em vigor 1982-03-09 - Decreto-Lei 78/82 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Educação e das Universidades e da Reforma Administrativa

    Altera normas do regime dos orientadores pedagógicos.

  • Tem documento Em vigor 1983-07-01 - Decreto-Lei 312/83 - Ministério da Educação

    Confere uma gratificação aos membros dos conselhos directivos dos estabelecimentos de ensino preparatório e secundário.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda